Comissão Eleitoral rejeita candidatura de opositor número 1 de Putin

varfolomeev / Flickr

Manifestação de apoio a Alexei Navalny (ao centro)

A Comissão Eleitoral russa rejeitou, nesta segunda-feira (25), a candidatura de Alexei Navalny às eleições presidenciais de 18 de março devido a uma condenação antiga.

O ativista russo entregou sua candidatura no domingo (24), consciente de que a antiga condenação por desvio de fundos poderia prejudicar sua corrida às presidenciais.

Nesta segunda-feira, a Comissão Central de Eleições da Rússia anunciou que a candidatura de Navalny foi rejeitada devido a essa mesma condenação. Em fevereiro, Navalny foi condenado a cinco anos de pena suspensa por desvio de fundos em 2009. A comissão eleitoral já tinha alertado o líder da oposição que não poderia se candidatar até 2028.

Navalny e seus apoiantes consideram que a condenação tem motivos políticos. De acordo com o Jornal de Negócios, Navalny afirmou, em debates públicos anteriores à decisão, que “estes casos foram fabricados para não me deixarem candidatar às presidenciais”.

Em reação à decisão, Navalny pediu aos eleitores que boicotem a ida às urnas. “Apenas Putin e os candidatos escolhidos pessoalmente por ele – aqueles que não representam qualquer ameaça – concorrem”, disse Navalny, afirmando que “o processo não é uma eleição”.

Segundo a lei eleitoral russa, para ser nomeado, Navalny precisa que um grupo de pelo menos 500 eleitores manifestem o apoio à candidatura. O opositor garante ainda que irá recorrer da decisão do Tribunal e prossegue a campanha eleitoral na esperança de poder enfrentar o chefe do Kremlin nas presidenciais, marcadas para março de 2018.

Vladimir Putin, que anunciou seus planos de concorrer como candidato independente às eleições, deverá ser proposto como candidato através de uma iniciativa popular nesta terça-feira (26). Apesar dos problemas de corrupção e do nível de pobreza que permanece muito alto, as pesquisas preveem uma grande vitória de Putin.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Com Google acusado de monopólio, Apple estaria agilizando seu próprio buscador

No mês de agosto, o Canaltech noticiou que a Apple poderia estar trabalhando em seu próprio motor de busca para não ter mais que utilizar os recursos do Google. Agora, novas informações divulgadas pelo jornal Financial …

Ataque com faca deixa três mortos em Nice, na França

Mulher é decapitada dentro de igreja e mais duas pessoas são mortas com golpes de faca. Segundo prefeito, agressor teria repetido "Allah Akbar". Atentado ocorre em meio a tensões devido a caricaturas do profeta Maomé. Ao …

Trabalhador encontra carta secreta de 1941 escondida em teto de igreja

A igreja de Saint James, na Antuérpia, é um dos locais históricos mais importantes da cidade belga. Há séculos, ela costuma ser uma das paradas para peregrinos que vão até Santiago de Compostela visitar o …

É possível que o Covid-19 esteja envelhecendo o cérebro de pacientes em 10 anos

Além de poder prejudicar o seu coração o Covid-19 pode afetar o seu cérebro. Os efeitos cognitivos do coronavírus podem durar meses em certos casos, de acordo com os pesquisadores. Pessoas se recuperando do COVID-19 podem …

Nokia é a marca de Android mais durável e segura, aponta pesquisa

A Counterpoint Research divulgou um novo relatório sobre o índice de confiabilidade das fabricantes de smartphones e destacou o desempenho da HMD/Nokia, que liderou o ranking pelo segundo ano. Em resumo, a empresa foi a …

Rejeição à França aumenta no mundo islâmico

Após governo Macron sair em defesa do secularismo e iniciar ofensiva contra o islã radical, líderes como o presidente turco Erdogan passam a insuflar suas populações como forma de distração de problemas internos. Na esteira do …

Meteoro explode no céu e causa tremor em cidades da Bahia

Um meteoro brilhou nos céus de algumas cidades da Bahia nesta segunda-feira (26). O bólido (nome que recebem os meteoros que explodem na atmosfera terrestre tornando-se extremamente brilhantes), foi detectado e registrado por câmeras de …

O salmão consumido no Brasil está acabando com a costa chilena

Comer em um rodízio de japonês pode soar como uma ótima ideia para quem gosta das iguarias orientais. O que muita gente não sabe é que o salmão comprado como matéria prima em restaurantes do …

Motor nuclear projetado para NASA poderá transportar humanos para Marte em apenas 3 meses

A NASA tem como meta enviar a primeira tripulação humana para Marte em 2030, e certa inovação poderá fazer a jornada de mais de 64 milhões de quilômetros em apenas três meses, em vez de …

Imunidade ao coronavírus 'diminui rapidamente' em assintomáticos, diz estudo britânico

Um estudo britânico publicado nesta terça-feira mostra que a imunidade adquirida por pessoas curadas do novo coronavírus "diminui muito rapidamente", especialmente em pacientes assintomáticos e, em certos casos, pode durar apenas alguns meses. O trabalho …