Comissão Eleitoral rejeita candidatura de opositor número 1 de Putin

varfolomeev / Flickr

Manifestação de apoio a Alexei Navalny (ao centro)

A Comissão Eleitoral russa rejeitou, nesta segunda-feira (25), a candidatura de Alexei Navalny às eleições presidenciais de 18 de março devido a uma condenação antiga.

O ativista russo entregou sua candidatura no domingo (24), consciente de que a antiga condenação por desvio de fundos poderia prejudicar sua corrida às presidenciais.

Nesta segunda-feira, a Comissão Central de Eleições da Rússia anunciou que a candidatura de Navalny foi rejeitada devido a essa mesma condenação. Em fevereiro, Navalny foi condenado a cinco anos de pena suspensa por desvio de fundos em 2009. A comissão eleitoral já tinha alertado o líder da oposição que não poderia se candidatar até 2028.

Navalny e seus apoiantes consideram que a condenação tem motivos políticos. De acordo com o Jornal de Negócios, Navalny afirmou, em debates públicos anteriores à decisão, que “estes casos foram fabricados para não me deixarem candidatar às presidenciais”.

Em reação à decisão, Navalny pediu aos eleitores que boicotem a ida às urnas. “Apenas Putin e os candidatos escolhidos pessoalmente por ele – aqueles que não representam qualquer ameaça – concorrem”, disse Navalny, afirmando que “o processo não é uma eleição”.

Segundo a lei eleitoral russa, para ser nomeado, Navalny precisa que um grupo de pelo menos 500 eleitores manifestem o apoio à candidatura. O opositor garante ainda que irá recorrer da decisão do Tribunal e prossegue a campanha eleitoral na esperança de poder enfrentar o chefe do Kremlin nas presidenciais, marcadas para março de 2018.

Vladimir Putin, que anunciou seus planos de concorrer como candidato independente às eleições, deverá ser proposto como candidato através de uma iniciativa popular nesta terça-feira (26). Apesar dos problemas de corrupção e do nível de pobreza que permanece muito alto, as pesquisas preveem uma grande vitória de Putin.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Polícia encontra 39 corpos dentro de caminhão em Essex na Inglaterra

Corpos de 39 pessoas foram encontrados na madrugada desta quarta-feira dentro de um caminhão em Essex, na Inglaterra. A polícia foi acionada pelo serviço de ambulância pouco antes de 1h40 (horário local), logo após a descoberta …

Experimento de fusão nuclear com armas de plasma está quase pronto

A montagem do Experimento de Revestimento de Plasma no Laboratório Nacional de Los Alamos tem bom andamento com a instalação de 18 das 36 pistolas de plasma previstas. Esta representa uma abordagem ambiciosa para conseguir …

Eduardo Bolsonaro desiste de ser embaixador nos EUA

Filho do presidente anuncia decisão após conquistar liderança do PSL na Câmara e em meio à incerteza sobre apoio de senadores à sua indicação à embaixada. Deputado diz que fica no Brasil para defender pauta …

Após coletes amarelos, Macron enfrenta crise e onda de suicídios no meio rural

Agricultores franceses protestaram nesta terça-feira em toda a França contra o que chamam de “agribashing”, ou, em tradução livre da expressão em inglês, uma "agressão violenta" (“bashing”) contra o setor. O fenômeno se repetiu na Alemanha, …

Sujar-se de terra é o mais moderno e eficaz antidepressivo de acordo com este estudo

Com a depressão já diagnosticada como a doença do século XXI, em um mundo cada vez mais tomado por medicamentos como a agomelatina, amitriptilina, escitalopram, mirtazapina e paroxetine – entre tantos outros – , a …

Patenteado material que permite ocultar objetos e é chamado capa de invisibilidade

A empresa canadense fabricante de uniformes de camuflagem para militares, HyperStealth Biotechnology, anunciou quatro pedidos de patente, todos relacionado ao Quantum Stealth. O material também é chamado de “capa de invisibilidade”. O inventor dos quatro pedidos …

Netanyahu desiste de formar governo em Israel

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, renunciou, nesta segunda-feira (21), à tarefa de formar um novo governo. O presidente Reuven Rivlin informou que entregará a missão ao opositor Benny Gantz. O primeiro-ministro anunciou a decisão nas redes …

'Nunca houve tanta interferência de uma família dentro de um poder', diz Joice sobre governo

A deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) declarou nesta segunda-feira (22) que "nunca houve tanta interferência de uma família dentro de um poder" como existe no governo do presidente Jair Bolsonaro. Após ser retirada da função de …

"Táxis de cocaína" são problema crescente em Berlim

Aumento do número de veículos que entregam drogas diretamente na casa dos usuários preocupa a polícia berlinense. A cocaína perde apenas para a heroína como causa de mortes relacionadas a drogas na capital alemã. A polícia …

A casa da Barbie existe na vida real – e você pode se hospedar lá

Possivelmente a mais célebre e vendida boneca do mundo, a Barbie costumava sugerir uma vida de luxo e deleite ao imaginário da criançada que cresceu – e ainda cresce – inventando uma vida enquanto brinca …