O governo russo tenta convencer os jovens eleitores a participarem das eleições presidenciais de 18 de março com um concurso: os autores das melhores selfies do momento da votação recebem iPhones.
No próximo dia 18 de março, Vladimir Putin volta a se candidatar à presidência da Rússia pela quarta vez. O presidente, que governa o país há 18 anos, quer ser reeleito numa eleição em que obtenha cerca de 70% dos votos, mas não fica por aí.
Putin quer também que haja um elevado nível de ida às urnas, e estabelece, também, uma meta na ordem dos 70%. Para isso, segundo a Sábado, o Kremlin investe cerca de 11 milhões de euros em campanhas.
Foto nas Urnas é o nome do concurso de selfies na mesa de voto que o Kremlin planeja para o dia 18 de março. Os autores das melhores fotografias do momento da votação irão receber iPhones, Pads e Apple Watchs.
Em declarações ao portal empresarial RBC, Alexei Makarkin, cientista político citado pelo Expresso, disse que o concurso de selfies pode criar uma atmosfera festiva e que “os jovens vão arrastar os pais para as urnas”.
Além disso, também serão organizados jogos familiares como testes de habilidades de futebol, Adivinha a Palavra e referendos sobre questões que interessam tanto a crianças como aos pais.
Alexei Navalny foi proibido pelo Supremo Tribunal russo de concorrer às eleições presidenciais, por já ter sido condenado por corrupção. Desta forma, Vladimir Putin será o único candidato.
Ciberia // ZAP