Como “geleira do Juízo Final” da Antártica pode acabar fazendo jus a seu apelido?

James Yungel / NASA ICE

A geleira Thwaites fica na Antártida Ocidental

Geleiras na Antártica, assim como no mar de Amundsen, já são responsáveis por 5% do aumento global do nível do mar.

A geleira Thwaites, conhecida como “geleira do Juízo Final”, alarmou cientistas que não deixam de pensar na probabilidade de ela fazer jus a seu apelido. Estudos demonstraram que está derretendo a uma velocidade cada vez mais rápida, com efeitos potencialmente catastróficos.

Em uma entrevista concedida ao canal PBS NewsHour, David Holland, professor de Matemática e Atmosfera da Universidade de Nova York (EUA), em parceria com membros da Colaboração Internacional da Geleira Thwaites, afirmou que “a reescrita de linha costeira é um grande desafio“.

A geleira no oeste da Antártica, que é aproximadamente do tamanho do território do Reino Unido, está se retraindo em torno de 800 metros por ano, o que a faria desaparecer entre 200 e 600 anos.

Uma vez que esta geleira representa uma zona tampão entre o mar aquecido e outras geleiras, seu colapso pode trazer consequências catastróficas.

Massas de gelo vizinhas no oeste da Antártica poderiam sucumbir com ela, acreditam especialistas, aumentando o nível do mar em três metros, além de permanentemente submergir cidades costeiras como Nova York e partes dos Países Baixos.

Um estudo, publicado pelo Cryosphere, revelou que o aquecimento global atual pode estar devastando a parte inferior da geleira Thwaites. Enquanto um estudo, publicado pela Proceedings of the National Academy of Sciences, usou imagens de satélites para confirmar que esta geleira e a da ilha de Pine estão quebrando mais rápido do que imaginava.

Em uma maior escala, a camada de gelo da Antártica está derretendo seis vezes mais rápido do que nos anos 80, perdendo aproximadamente 252 bilhões de toneladas atualmente, acima das 40 bilhões de toneladas de 40 anos atrás.

Pesquisadores estimam que o aumento do nível do mar poderia ser de 60 metros se a camada de gelo derreter completamente.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Lewandowski permite que Pazuello fique em silêncio na CPI

Ex-ministro da Saúde será obrigado a comparecer ao depoimento, mas não precisará responder perguntas que possam incriminá-lo. No entanto, será obrigado a falar a verdade em fatos e questões relacionados a terceiros. O ministro do Supremo …

Como o coronavírus afeta o fígado

O SARS-CoV-2, vírus causador da covid-19, mudou completamente a cara do mundo que conhecíamos até então. Ele afetou praticamente todos os aspectos da vida cotidiana e causou mudanças substanciais nas ciências da saúde e, portanto, na …

'Síndrome de Havana': lesão cerebral atinge ao menos 130 diplomatas e oficiais americanos, dizem EUA

Diplomatas, agentes da CIA e oficiais de defesa dos EUA relataram sintomas graves da perturbação conhecida como "síndrome de Havana" nas últimas semanas. O elevado número de casos causa espanto. Nas últimas semanas, foram relatados mais …

RJ comunica 1º caso de raiva em cachorro em quase três décadas

Pela primeira vez desde 1995, o Laboratório Municipal de Saúde Pública (Lasp) do Rio de Janeiro diagnosticou um caso de raiva animal. A descoberta parte do resultado de perícia no corpo de um cão morto …

O que dizem cientistas sobre isenção de máscaras para vacinados nos EUA

Os Estados Unidos anunciaram nesta quinta-feira (13/05) o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção na maioria das situações para pessoas que já foram completamente vacinadas contra a covid-19. Segundo a nova orientação do …

Putin: Rússia reagirá de maneira devida às ameaças perto de suas fronteiras

Durante reunião com membros do Conselho de Segurança da Rússia nesta sexta-feira (14), o presidente da Rússia pediu que lhe fosse reportado sobre o agravamento do conflito israelo-palestino, que toca diretamente os interesses de segurança …

Covid: 16 mil pessoas foram imunizadas com doses de vacina trocadas no Brasil

Um levantamento de dados da Folha de São Paulo com informações do DataSUS, base de dados do Ministério da Saúde, mostrou que pelo menos 16 mil pessoas receberam doses de vacinas diferentes em seu processo …

Covid-19: diretor do Butantan prevê vacinação lenta até setembro no Brasil

Como diretor do Instituto Butantan desde 2017, Dimas Covas sempre precisou aliar o conhecimento técnico e científico com as particularidades do mundo político que, na visão dele, não parecem seguir uma lógica. E essa necessidade se …

Escalada de violência entre israelitas e palestinianos já fez mais de 100 mortos

O conflito entre israelitas e palestinianos subiu de tom na madrugada de hoje, com o Exército israelita a bombardear a faixa de Gaza. Desde segunda-feira já morreram 119 palestinianos nestes ataques, entre eles 31 …

Maduro diz estar disposto a negociar com oposição

Declaração é feita após líder oposicionista Juan Guaidó propor diálogo mediado por comunidade internacional. Noruega já estaria em contato com regime e oposição. O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou nesta quarta-feira (12/05) que está disposto …