Plataforma de gelo Larsen C na Antártida está a ponto de se desprender

John Sonntag / NASA

Foto aérea da NASA revela uma enorme rachadura na geleira Larsen C

A fissura passou de 40 quilômetros, que tinha em janeiro do ano passado, para 175 quilômetros de extensão

A Agência Espacial Europeia (ESA) alertou nesta quarta-feira que a rachadura que há anos surgiu na plataforma de gelo Larsen C, na Antártida, está aumentando “mais rápido do que nunca” e está prestes a se separar da terra firme.

Se uma barreira de gelo como esta se solta, o fluxo das geleiras localizadas depois dela pode ser acelerado, o que produziria o aumento do nível do mar, alertam os especialistas da ESA.

A fissura passou de 40 quilômetros, que tinha em janeiro do ano passado, para 175 quilômetros de extensão. Por ter sido descoberta em 31 de outubro, o Dia das Bruxas, a formação é conhecida como “fenda Halloween”.

“Quando o iceberg se separar definitivamente da plataforma de gelo, será um dos maiores já registrados, embora seja difícil prever quando isso acontecerá”, indicou a agência em comunicado, no qual informou que a plataforma, de 350 metros de espessura, está unida “apenas por um fio à península“.

Em comunicado, a ESA apontou que as barreiras contíguas, Larsen A e Larsen B, estão passando por um processo semelhante, com fragmentações enormes em 1995 e 2002, respectivamente.

ESA

a plataforma de gelo, de 350 metros de espessura, está unida à península antártica apenas por um ponto.

a plataforma de gelo, de 350 metros de espessura, está unida à península antártica apenas por um ponto.

Esses “diques” estão conectados a geleiras e correntes de gelo em terra firme, por isso desempenham importante papel de muro de contenção do gelo que se desloca para o mar e conseguem freá-lo eficazmente.

A organização vigia a situação mediante os dois satélites Sentinel-1 de Copernicus, que são capazes de gerar imagens contínuas, apesar de que a Antártida permanecer imersa na escuridão durante vários meses ao ano.

Os cientistas acreditam que esta rachadura podia ter surgido no passado ou no ano anterior, o que indica o caráter super-rápido do colapso do maciço de gelo.

Ciberia // EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Manaus suspende campanha de vacinação contra covid-19

Segundo prefeitura, medida visa redefinir a prioridade dentro de grupo que deve receber primeiras doses. Paralisação temporária ocorre em meio a suspeitas de desvios do imunizante para parentes de empresários. A vacinação contra a covid-19 foi …

"Estupendamente grandes": cientistas descobrem buracos negros maiores que os supermassivos

Estudo sugere a possível existência de "buracos negros estupendamente grandes", ainda maiores do que os buracos negros supermassivos já observados no centro das galáxias. Os astrônomos já estudam há algum tempo os buracos negros supermassivos (SMBHs, …

União Europeia quer acelerar vacinação contra Covid-19 em todo o bloco

Líderes europeus se reúnem em videoconferência nesta quinta-feira (21) para discutir como acelerar a campanha de imunização contra a Covid-19 nos países-membros. Na agenda, os dirigentes da União Europeia também devem debater a cooperação …

Britânico não pode entrar na Holanda com sanduíche e ouve: ‘Bem-vindo ao Brexit’

Um simples sanduíche de presunto, feito em casa e devidamente embrulhado em papel alumínio, foi motivo suficiente para que um motorista britânico fosse parado, interrogado e por fim perdesse o alimento na alfândega localizada na …

Inclinação de Saturno pode ser explicada pela migração de suas luas; entenda

Em um novo estudo, cientistas do French National Centre for Scientific Research (CNRS) e da Sorbonne University perceberam que a inclinação de Saturno pode ser causada pela influência da migração de suas luas — principalmente …

A verdade sobre as pessoas que "ouvem" os mortos: estudo

Cientistas identificaram os traços que podem tornar uma pessoa mais propensa a afirmar que ouve as vozes dos mortos. De acordo com novas pesquisas, uma predisposição a altos níveis de absorção em tarefas, experiências auditivas incomuns …

OMS diz não ter conhecimento de mortes relacionadas ao uso da vacina da Pfizer

A OMS não tem conhecimento de qualquer morte relacionada ao uso da vacina contra a COVID-19 produzida pelos laboratórios Pfizer e BioNTech, disse hoje (20) a diretora-geral adjunta da organização, a brasileira Mariângela Simão. "Temos uma …

QAnon ganha cada vez mais força na Alemanha

O ataque ao Capitólio nos EUA ilustrou o perigo que teorias da conspiração podem representar. Na Alemanha, o movimento tem cada vez mais adeptos – que se mantêm fiéis ao agora ex-presidente americano Donald Trump. A …

Coronavírus em Manaus: "Meu irmão morreu de covid em hospital particular, e a conta é de R$ 180 mil"

A tragédia familiar vivida pelo advogado Amaury Andreoletti ilustra o impacto emocional e também financeiro do colapso no sistema de saúde de Manaus (AM). Andreoletti, que chegou a ficar quatro dias internado e se recuperou, viu …

Biden reverte medidas de Trump e volta ao Acordo do Clima de Paris; entidades comemoram

Horas depois de assumir a Casa Branca, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, cumpriu a promessa de reverter uma série de medidas tomadas pelo antecessor, Donald Trump. No total, foram 17 decretos assinados …