Como o psiquiatra baiano Juliano Moreira transformou o tratamento de transtornos mentais no Brasil

A importância do psiquiatra brasileiro Juliano Moreira é tamanha para a história dos tratamentos de transtornos mentais no Brasil que não seria exagero afirmar que seu trabalho divide essa história entre a barbárie e a saúde – e não somente no que diz respeito direto à psiquiatria.

Nascido em Salvador, na Bahia, em 1872, o cientista e professor baiano era negro e filho de uma escrava, e sua vida foi dedicada a oferecer melhorias para os pacientes psiquiátricos no Brasil, e também para combater o racismo científico – que então popularmente ligava a origem de doenças mentais à cor de pele.

O próprio fato de sabermos pouco sobre a pessoa por trás do nome que batiza diversas instituições psiquiátricas, ruas e edifícios no país comprova o quanto precisamos não só melhorar a memória nacional como combater o racismo que o próprio ajudou a reduzir.

Prodígio, Moreira ingressou na Faculdade de Medicina com somente 14 anos, superando uma infância de pobreza extrema para se formar em 1891, com apenas 19 anos e se tornar um dos primeiros cientistas negros da história do Brasil – formando-se doutor com 22 anos. Apenas cinco anos após se formar, Juliano Moreira já era professor de psiquiatria na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia.

Quando assumiu a direção do Hospício Nacional de Alienados, no Rio de Janeiro, Moreira rapidamente aboliu o uso de camisas de força, retirou as grades das janelas, separou pacientes adultos de crianças e iniciou uma luta que viria a aprovar uma lei federal que garantia assistência médica e legal para doentes psiquiátricos.

Considerado pai da psiquiatria no Brasil e do ideário de um tratamento psiquiátrico humanizado, foi ele também o primeiro professor universitário do Brasil a incorporar a psicanálise no ensino médico e, como vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências, foi Moreira quem recebeu o físico Albert Einstein em sua visita ao Brasil, em 1925.

Em um contexto científico profundamente afetado pelo racismo sistêmico, Moreira foi incansável defensor da ideia de que as doenças mentais derivavam de fatores fisiológicos e circunstanciais – como a pobreza, falta de higiene, de acesso à educação, contra o pensamento que então sugeria que as doenças psíquicas eram relacionadas à miscigenação e à cor da pele.

Por conta de tal luta, Juliano Moreira se tornou também um destacado dermatologista, para provar que a cor da pele não motivava doenças – e se tornou o primeiro pesquisador a identificar a leishmaniose cutânea-mucosa. Foi também importante pesquisador sobre a sífilis, doença que foi tema de sua pesquisa de doutorado.

Um verdadeiro revolucionário das noções e instituições psiquiátricas no Brasil e no mundo, fez parte de dezenas de instituições científicas internacionais em todo o mundo, celebrado como um dos mais importantes nomes em tal meio.

Juliano Moreira viria a falecer de tuberculose em Petrópolis, região serrana do estado do Rio de Janeiro, aos 60 anos, como um verdadeiro revolucionário – alguém que fez desse um lugar melhor para quem mais precisa, cujo a história deve ser contada e celebrada.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …