Nasa vai usar urina de astronautas para desenvolver alimentos

Pat Rawlings / NASA

Cientistas da Nasa pretendem utilizar a urina humana para poder alimentar o fungo Yarrowia lipolytica, que é normalmente encontrado em queijos. A técnica poderia revolucionar as missões espaciais de longo curso.

Segundo o jornal britânico The Guardian, a Nasa tem como meta utilizar a urina de astronautas para a fabricação de ferramentas e até alimentos. O estudo, por mais estranho que possa parecer, pode revolucionar os planos de exploração de outros planetas e regiões distantes do universo.

A Agência Espacial Norte-americana apresentou o projeto, focado no reaproveitamento dos dejetos humanos no espaço, durante a conferência anual da ACS, Sociedade Americana de Química, que aconteceu em Washington entre os dias 20 e 24 deste mês.

Os cientistas da Nasa querem utilizar a urina humana para poder alimentar o fungo Yarrowia lipolytica, que é normalmente encontrado em queijos, e com isso gerar filamentos de plástico que possam ser usados em impressoras 3D e ainda materiais nutritivos para os suplementos alimentares.

Segundo o projeto, a urina forneceria nitrogênio para fungos, enquanto as algas seriam fonte de açúcares, lipídios e ainda outros nutrientes. Os pequenos organismos ficariam responsáveis por reciclar outro material gerado pelos astronautas, ou seja, o gás carbônico expelido pela respiração. A intenção é evitar qualquer desperdício.

Através do projeto apresentado, a Nasa quer aumentar a autonomia das missões no espaço e ainda viabilizar uma exploração mais duradoura em outros planetas.

A Agência, atualmente, já utiliza a urina e ainda vapores de suor e da respiração dos astronautas para suprir 93% da água da Estação Espacial internacional, mas os astronautas não consomem o líquido reaproveitado – pelo menos para já.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Estudo descobre 1,8 bilhão de árvores no deserto do Saara e no Sahel

Um estudo publicado na revista Nature descobriu que na região do Saara Ocidental e no Sahel, há mais de um bilhão de árvores. No meio da aridez do local, a surpreendente descoberta colocou um novo …

Guerra Fria 2.0 entre EUA e China será uma batalha tecnológica, dizem especialistas

A batalha mundial pelo domínio da alta tecnologia está cada vez mais centrada em EUA e China. Com confronto aberto no caso da Huawei, especialistas do clube Valdai alertam para uma longa guerra fria tecnológica …

Combate à corrupção reduz mortalidade infantil, aponta estudo

Auditorias anticorrupção realizadas em municípios brasileiros entre 2003 e 2015 reduziram a mortalidade infantil. Esta é a principal conclusão de um estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, que relacionou o …

2.300 maneiras de prevenir o Covid-19 foram mapeadas por universidade brasileira

Está disponível online a Plataforma das Universidades contra COVID-19 organizada pelo Projeto Ciência Popular e desenvolvida em parceria com a Empresa Júnior de Sistemas de Informação da EACH/USP (Síntese Jr.). Em setembro havia sido publicado o …

Debate nos EUA: Trump não disse nada de novo para reverter vantagem de Biden, diz historiador

O segundo e último debate entre o presidente americano, Donald Trump, e seu rival democrata Joe Biden, nesta quinta-feira (22), em Nashville, foi mais civilizado do que a primeira confrontação entre os dois candidatos …

Mais humanos estão evoluindo para ter três artérias nos braços; entenda porquê

Não se engane ao achar que o corpo humano não está em constante evolução. Pesquisadores australianos descobriram recentemente que o nosso organismo parece estar, aos poucos, desenvolvendo uma nova artéria no braço: a artéria mediana. Esse …

Tesla supera expectativas e apresenta quinto trimestre consecutivo de lucros

A Tesla divulgou nesta quarta-feira (21) seus resultados financeiros relativos ao terceiro trimestre de 2020. E as notícias foram boas: além de apresentar lucros pelo quinto trimestre consecutivo, a montadora elétrica apresentou os três meses …

Bitcoin alcança valor máximo anual após anúncio do PayPal

Nesta quarta-feira (21), o PayPal anunciou que vai lançar um sistema que permite efetuar compras e vendas em moedas digitais. Nesta quarta-feira (21), o bitcoin alcançou seu valor máximo neste ano, acima de US$ 13.200 (R$ …

Papa Francisco defende união civil homossexual

Pela primeira vez desde que assumiu a liderança da Igreja Católica, pontífice se manifesta a favor da união civil entre pessoas do mesmo sexo. "Gays têm direito a ter família, são filhos de Deus", diz …

Obama faz campanha para Biden e tenta ganhar votos republicanos com evento drive-in na Pensilvânia

Em seu primeiro evento presencial do ano, o ex-presidente Barack Obama vai participar de uma campanha drive-in na noite desta quarta-feira (21) na Pensilvânia. A expectativa é que Obama conquiste eleitores negros no sul …