Nasa vai usar urina de astronautas para desenvolver alimentos

Pat Rawlings / NASA

Cientistas da Nasa pretendem utilizar a urina humana para poder alimentar o fungo Yarrowia lipolytica, que é normalmente encontrado em queijos. A técnica poderia revolucionar as missões espaciais de longo curso.

Segundo o jornal britânico The Guardian, a Nasa tem como meta utilizar a urina de astronautas para a fabricação de ferramentas e até alimentos. O estudo, por mais estranho que possa parecer, pode revolucionar os planos de exploração de outros planetas e regiões distantes do universo.

A Agência Espacial Norte-americana apresentou o projeto, focado no reaproveitamento dos dejetos humanos no espaço, durante a conferência anual da ACS, Sociedade Americana de Química, que aconteceu em Washington entre os dias 20 e 24 deste mês.

Os cientistas da Nasa querem utilizar a urina humana para poder alimentar o fungo Yarrowia lipolytica, que é normalmente encontrado em queijos, e com isso gerar filamentos de plástico que possam ser usados em impressoras 3D e ainda materiais nutritivos para os suplementos alimentares.

Segundo o projeto, a urina forneceria nitrogênio para fungos, enquanto as algas seriam fonte de açúcares, lipídios e ainda outros nutrientes. Os pequenos organismos ficariam responsáveis por reciclar outro material gerado pelos astronautas, ou seja, o gás carbônico expelido pela respiração. A intenção é evitar qualquer desperdício.

Através do projeto apresentado, a Nasa quer aumentar a autonomia das missões no espaço e ainda viabilizar uma exploração mais duradoura em outros planetas.

A Agência, atualmente, já utiliza a urina e ainda vapores de suor e da respiração dos astronautas para suprir 93% da água da Estação Espacial internacional, mas os astronautas não consomem o líquido reaproveitado – pelo menos para já.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …