Congressistas mantêm conversas secretas para tirar Trump da Casa Branca

Uma reportagem publicada neste fim de semana pela revista New Yorker afirma que congressistas dos Estados Unidos estão mantendo “conversas privadas” a respeito da possibilidade de retirar o republicano da Presidência do país.

Após 100 primeiros dias tumultuados de governo, deputados e senadores do Congresso norte-americano vêm discutindo as possibilidade de Trump concluir o seu mandato ou não, sobretudo com a profusão de escândalos já mencionados em sua gestão.

Segundo a New Yorker, há duas formas de Trump deixar a Presidência: por meio de um processo de impeachment, ou pela 25a emenda da Constituição do país, que permite que um presidente perca o cargo se for considerado mentalmente incapaz de ocupar o posto.

Em entrevista ao programa ‘The Last Word’, da MSNBC, o autor do artigo, Evan Osnos, diz que essas conversas vêm acontecendo em mesas de jantares e a pergunta gira em torno das dúvidas quanto às capacidades de Trump.

Há um forte temor de uma “crise constitucional” se Trump seguir até o fim do governo, principalmente com investigações acerca da ligação do presidente com a Rússia, e existe ainda a perspectiva do presidente não estar disposto a colaborar com o Congresso.

Se não for por meio de um impeachment, Trump pode ser removido pelo que prevê a 25a emenda, adicionada em 1967, e que prevê que o vice-presidente, a maioria do gabinete, ou um grupo independente de médicos, por exemplo, indicados pelo Congresso, poderiam atestar a incapacidade do presidente de seguir no cargo.

Dois terços das duas Casas do Congresso são necessárias para removê-lo.

Em fevereiro deste ano, uma carta assinada por 35 profissionais de saúde mental e publicada no “The New York Times”, alertava para o comportamento exibido pelo presidente dos EUA, Donald Trump.

Segundo o texto, “a grave instabilidade emocional indicada pelo discurso e pelas ações do senhor Trump o tornam incapaz de servir de forma segura como presidente”.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Estudo de esqueletos de 200 gerações revela como humanos evoluíram para lutar contra germes

Estudiosos analisaram cerca de 70 mil esqueletos de 200 gerações a fim de entender como a humidade passou por pandemias anteriores. Os estudos foram feitos acerca de doenças infecciosas como tuberculose, treponematose e hanseníase. Os pesquisadores …

Médica adverte sobre síndrome inflamatória multissistema em pacientes que superaram covid

A médica-chefe de um hospital de Moscou, Mariana Lysenko, declarou em uma entrevista ao canal RT que alguns dos pacientes que superaram a COVID-19 podem desenvolver uma síndrome inflamatória multissistema. De acordo com a médica, a …

Militares abrem fogo contra manifestantes em Mianmar

Forças de segurança reforçam repressão aos protestos contra golpe de Estado e deposição do governo democraticamente eleito. Relatos de mortes surgem de várias cidades. ONU condena violência e o uso de força excessiva. As forças de …

LEGO lança quiz online para educar a criançada sobre cyberbullying

O sentido educacional que os brinquedos da LEGO oferecem ganha nova e ainda maior dimensão com o lançamento do Safer Internet Day (ou Dia da Internet mais Segura, em tradução livre), um quiz virtual desenvolvido …

Covid-19: Peru prorroga suspensão de voos do Brasil até 14 de março

O governo do Peru anunciou neste domingo (29) a prorrogação até 14 de março da suspensão de voos procedentes do Brasil. A medida preventiva visa evitar a entrada de passageiros que podem estar infectados …

Ex-funcionários do McDonald's revelam "estratégia de espionagem" da rede de fast-food

A revista Vice analisou testemunhos de supostos trabalhadores anônimos do McDonald's que tinham conhecimento direto da vigilância, e vazou documentos que explicam as táticas de espionagem. Uma equipe de analistas de inteligência da cadeia de fast-food …

Bolsonaro usa pesquisa alemã distorcida para criticar uso de máscaras

O presidente Jair Bolsonaro usou sua live de quinta-feira (26/02) para mais uma vez desestimular o uso de máscaras contra a covid-19. No mesmo dia em que o Brasil registrou a segunda pior marca de mortes …

Cientistas congelam sêmen de corais para tentar salvar espécie da extinção no Brasil

Estima-se que até 50% dos recifes de corais já desapareceram dos oceanos. A previsão para o futuro também não é animadora: uma projeção da Unesco apontou que, caso as mudanças climáticas não sejam revertidas, eles …

Esqueletos descobertos podem revelar a história do mais rico pirata da historia, morto há 300 anos

No início do século XVIII, quem mandava nos mares sem lei do Caribe, da América Central e da América do Norte era o grande pirata inglês Samuel Bellamy, imortalizado pelo apelido de “Black Sam”. Um dos …

Biden isola príncipe saudita, provável alvo de relatório da CIA sobre morte de jornalista

O presidente americano, Joe Biden, falou pela primeira vez por telefone nesta quinta-feira (25) com o rei Salman, da Arábia Saudita, na iminência da publicação de um aguardado relatório de inteligência sobre o assassinato …