Ministro francês da Educação defende ensino de árabe nas escolas

Jérémy Barande / Wikimedia

O ministro da Educação da França, Jean-Michel Blanquer

O ministro francês da Educação, Jean-Michel Blanquer, manifestou nesta terça-feira (11) seu interesse de implementar o aprendizado da língua árabe nas escolas. A ideia não é inédita e pode, de acordo com seus defensores, contribuir na luta contra a radicalização na França.

Convidado pela rádio francesa RMC, Jean-Michel Blanquer afirmou que é preciso dar prestígio ao árabe para que sua prática não seja um monopólio de instituições religiosas ou extremistas. “É uma grande língua literária e seu aprendizado não deve se limitar às pessoas de origem magrebina”, disse.

O discurso segue a linha de raciocínio de um relatório do Instituto Montaigne, que diz que o número de alunos aprendendo o árabe no ensino fundamental e médio “foi dividido por dois em vinte anos” e “se multiplicou por dez nas mesquitas”.

De acordo com o documento, reforçar o aprendizado nas escolas permitiria uma luta contra a “influência religiosa e o proselitismo”.

Mas o debate não agrada a todos. Para Adballah Zekri, presidente do Observatório de luta contra a islamofobia, a radicalização ocorre nos lugares exteriores às mesquitas.

Não podemos colocar a culpa nos muçulmanos de forma geral. Não podemos proibir uma criança de aprender sua religião ou de ir à mesquita, do contrário também vamos proibir o catecismo”, argumenta. Ele se diz favorável, entretanto, ao ensino do árabe nas escolas “para se concentrar nos aspectos culturais e civilizatórios.”

A fala de Jean-Michel Blanquer não demorou muito para provocar reações da extrema-direita, bastante sensível à questão da reintrodução da língua árabe na escola. “Trata-se de uma luta contra a radicalização ou de sua entrada na educação nacional?”, interrogou o ex-ministro da Educação Luc Ferry.

“Nos dias de hoje, todos os nossos esforços devem ser gastos no aprendizado da língua francesa”, estimou a deputada Laurence Sailliet, do partido Republicanos, de direita. Já Louis Alliot, deputado do Reunião Nacional, antigo Frente Nacional, de extrema-direita, vai mais longe e denuncia uma “ideologia de submissão”.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

"Peças extraordinárias" achadas na Indonésia podem ser da lendária "ilha do Ouro"

Tesouros no valor de milhões de dólares encontrados nos últimos cinco anos ao longo do rio Musi podem ser do antigo império malaio Serivijaia, na ilha de Sumatra, que por 300 anos dominou as rotas …

Pandemia de Covid-19 vai acabar "quando o mundo decidir acabar com ela", diz diretor da OMS

A pandemia de Covid-19 vai acabar "quando o mundo decidir acabar com ela", disse neste domingo (24) o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus. O representante da ONU discursou na abertura …

Google está “criando Deus”, alerta ex executivo da Google

Segundo um ex-executivo do Google, a singularidade está chegando. E, segundo ele isso representa uma grande ameaça para a humanidade. Mo Gawdat, ex-diretor de negócios da organização moonshot do Google, que na época se chamava Google …

Pandemia causa a maior redução na expectativa de vida desde a Segunda Guerra

Desde a descoberta do coronavírus SARS-CoV-2, mais de 4,9 milhões de pessoas morreram oficialmente em consequência da infecção, segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins. Nesse cenário, a pandemia da covid-19 reduziu a expectativa de vida …

Forças Armadas da Noruega assinam contrato bilionário de mísseis para caças F-35

Noruega tem sido um parceiro ativo no programa de caças dos EUA F-35, tendo em conta que 18 empresas deste país nórdico são parceiros diretos. Subsequentemente, a Noruega decidiu adquirir 52 caças F-35 para substituir …

Brasil fez lobby para mudar relatório climático, diz Greenpeace

Vários países, entre eles o Brasil, tentaram fazer mudanças em um crucial relatório da ONU sobre como combater o aquecimento global, afirmou o Greenpeace nesta quinta-feira (21/10), citando um grande vazamento de documentos. Os documentos aos …

Site da Coreia do Sul é usado para hospedar vírus e distribuí-lo via torrents

Uma campanha de distribuição de malwares na Coreia do Sul está disfarçando cavalos de troia de acesso remoto como um jogo para o público adulto, compartilhado via serviço de hospedagem de arquivos, como o WebHard, …

América Latina pode levar ‘muitos anos’ para superar impacto da pandemia, alerta FMI

Os efeitos negativos da pandemia de Covid-19 em termos de produtividade, emprego e capital humano na América Latina e Caribe podem "demorar muitos anos para serem revertidos". O alerta foi feito nesta quinta-feira (21) pelo …

Dinossauro “garça do inferno com cara de crocodilo” é descoberto

Dois dinossauros carnívoros de dentes pontiagudos com crânios de crocodilo apareceram uma vez nas margens do rio na Ilha de Wight, na Inglaterra, revelam novos fósseis. Os cientistas deram às criaturas nomes científicos que se traduzem …

As 9 acusações contra Bolsonaro no relatório da CPI - e a manobra governista para tentar blindá-lo

Após o relatório da CPI da Covid no Senado acusar o presidente Jair Bolsonaro de nove crimes durante a pandemia, um senador da bancada governista tentou uma manobra para "blindar" o chefe do Executivo e …