Cooperativa criada por índios produz mel com abelhas nativas

Patrícia Sales / Cooperativa Tupyguá

Quem pensa que todos os índios brasileiros vivem isolados da sociedade está bem enganado. Eles produzem cultura, escrevem livros, lutam por seus direitos e, acima de tudo, merecem ser respeitados. E não deixam de fazer o que sabem de melhor: encontrar formas sustentáveis para seguirem vivendo com saúde.

É o caso de tribos dos povos Tupiniquim e Guarani de Aracruz (ES), que se uniram e criaram uma cooperativa, chamada Tupyguá, para produzir mel de abelha uruçu-amarela, uma espécie nativa da região, que não possui ferrão, e está desaparecendo aos poucos, também por influência humana.

Os indígenas se juntaram para criar colônias do inseto, tendo como objetivo final a reintrodução no habitat das abelhas (que também é o dos índios), e encontraram uma atividade econômica rentável: o projeto começou envolvendo cinco famílias em 2012, e hoje já são 60 na cooperativa.

A criação de abelhas acontece nos quintais das famílias, totalizando cerca de 600 colônias no momento e produzindo mais de 500 quilos de mel anualmente – a produtividade tem aumentado ano após ano.

O mel é envasado e vendido de duas maneiras: in natura (R$ 25 o pote de 185 gramas) e maturado (R$ 20 o pote de 130 gramas). O projeto conta com o apoio da empresa Fibria e do chef Alex Atala, que ajudou a desenvolver uma parceria para que o mel seja vendido no Mercado Municipal de Pinheiros, em São Paulo.

Ciberia // Hypeness

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Químicos usados em panelas e roupas tornam os pênis menores

Um novo estudo científico concluiu que a exposição a altos níveis de compostos perfluoroalquílicos, mais conhecidos por PFCs, atrofia o crescimento dos órgãos sexuais masculinos, tornando os pênis menores e afetando também a fertilidade dos …

Atriz pornô é condenada a pagar 293 mil dólares a Donald Trump

Stormy Daniels foi condenada a pagar 293 mil dólares a Donald Trump para cobrir os gastos do presidente dos EUA com a Justiça. A atriz pornô Stormy Daniels, cujo nome real é Stephanie Clifford, foi condenada …

McDonald's vai reduzir uso de antibióticos na produção da carne

A resistência aos antibióticos representa uma ameaça à saúde global e à segurança alimentar. Quanto mais antibióticos são dados ao gado, mais rapidamente as bactérias podem se adaptar e se tornar resistentes. Quando se trata de …

Uma tonelada de chocolate invadiu as ruas de uma cidade na Alemanha

Um “rio” de chocolate invadiu as ruas de Werl, na Alemanha, esta semana. Um tanque de uma fábrica local produtora de chocolate transbordou, derramando cerca de uma tonelada de chocolate nas ruas da cidade, se …

Sonda da NASA captou o som do vento em Marte

A sonda InSight da NASA pousou em Marte em 26 de novembro, tendo a missão de estudar o interior do Planeta Vermelho. Por enquanto, nos presenteou com o som do vento no nosso planeta vizinho. No …

Voyager 2 da NASA já entrou no espaço interestelar

Pela segunda vez na história, um objeto feito pelo homem alcançou o espaço entre as estrelas. A sonda Voyager 2 da NASA saiu da heliosfera – a bolha protetora de partículas e campos magnéticos criada …

Freiras desviam 500 mil de escola católica para jogar em Las Vegas

Duas freiras norte-americanas admitiram terem desviado fundos escolares estimados em 500 mil de dólares para realizarem viagens aos cassinos de Las Vegas, anunciou esta semana a arquidiocese de Los Angeles. O desvio de fundos destinados a …

Uma selfie em meio aos protestos em Paris: “metáfora do nosso tempo”

Uma foto do jornalista russo Ilya Varlamov está correndo o mundo, sendo considerada por muitos internautas como um documento que “capta de forma precisa o espírito da nossa era”. A imagem de uma jovem tirando uma selfie …

Experiências de quase-morte: luz no fim do túnel pode ter explicação

Pessoas que estiveram à beira da morte afirmam ter visto uma luz branca brilhante no fim de um túnel e encontrado familiares ou animais de estimação. Apesar do tom sobrenatural, a ciência consegue explicar o …

Setenta anos depois, teste de DNA reúne mãe e filha pela primeira vez

Genevieve achava que sua bebê recém-nascida tinha morrido no parto. Mas não: foi adotada por uma família da Califórnia que mentiu sobre suas origens. Agora, mãe e filha se conheceram graças a um teste de …