Coreia do Norte faz ensaios de evacuações em massa – e ninguém sabe por quê

(dv) KNS / KCNA

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

Todo o território da Coreia do Norte está sendo alvo de ensaios de evacuação em massa, sobretudo ao longo da costa leste do país. A única cidade que fica de fora é a capital, Pyongyang.

Os exercícios de evacuação em massa levados a cabo pela Coreia do Norte são unânimes apenas em uma coisa: são fora do comum. Tirando isso, a opinião dos especialistas se divide.

Por um lado há quem defenda que a Coreia do Norte se sente mais ameaçada, devido à recente escalada de tensões, por outro, há quem defenda que os exercícios são apenas uma forma de criar a percepção de que o país está tomando conta de seus cidadãos.

Chun In-bum, militar sul-coreano aposentado, uma das fontes citadas pela Visão, prefere acreditar na primeira opção. Para o militar, a Coreia do Norte “deve perceber que a situação é séria“, por isso, o sul coreano diz não estar surpreendido com os ensaios. “Nunca ouvi falar deste tipo de exercícios na Coreia do Norte, mas não me surpreende”, disse.

Do outro lado está Christopher Green, candidato a doutorado na Universidade de Leiden, na Alemanha. Christopher não tem certeza se está perante “preocupações de segurança genuínas” ou “o desejo de passar a imagem de um governo que se preocupa com a segurança”.

Esta não é, no entanto, a primeira vez que o regime norte-coreano faz algo do gênero. Em 2013, Pyongyang advertiu seus cidadãos para que camuflassem os telhados e, antes disso, em 1994, durante um confronto com os EUA sobre as ambições nucleares norte-coreanas, teriam, de acordo com vários relatos, ocorrido exercícios diários de simulação de ataques aéreos.

Alguns analistas acreditam que na origem dos exercícios estaria o receio criado pelas declarações do presidente norte-americano.

Em setembro, a Coreia do Norte anunciou ter testado, com sucesso, uma bomba de hidrogênio desenvolvida para ser instalada em um míssil balístico intercontinental.

Na mesma época, Donald Trump ameaçou, na Assembleia Geral da ONU, “destruir totalmente” a Coreia do Norte em caso de provocação. “É hora de a Coreia do Norte perceber que sua desnuclearização é o único futuro aceitável“, advertiu Trump.

O chefe de Estado norte-americano insistiu que os testes nucleares e de mísseis balísticos da Coreia do Norte “ameaçam o mundo inteiro”.

No último sábado, o secretário de Estado da Defesa, Jim Mattis, em visita à Coreia do Sul, considerou que Pyongyang está “acelerando” a ameaça nuclear.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Por que o príncipe da Arábia Saudita hackeou celular de Jeff Bezos, segundo investigação da ONU

Uma intriga internacional envolve, desde 2018, o homem mais rico do mundo e uma ditadura ultrafechada acusada de matar seus inimigos com requintes de crueldade. E, agora, o caso está sendo investigado por especialistas em …

Garoto de apenas 6 anos arrecada $270 mil para ajudar animais em incêndios australianos

Nos incêndios que devastaram algumas regiões da Austrália, mais de 1 bilhão de animais morreram. No esforço para salvar os animais resgatados e tentar, o mais rápido possível, lhes oferecer um novo lar, este garotinho …

A descoberta dessa nova célula imunológica pode ser um tratamento “universal” para o câncer

Um novo estudo da Universidade de Cardiff (País de Gales) descobriu um tipo de célula imune que poderia levar a uma “terapia universal” contra o câncer. Estamos falamos de uma célula T equipada com um tipo …

Governo brasileiro diz que UPS está interessada na privatização dos Correios

A privatização dos Correios tem despertado o interesse de diversas empresas estrangeiras de logística. Há algum tempo, Alibaba e Amazon manifestaram desejo em participar do processo de desestatização da estatal brasileira. Agora, a UPS também teria …

Coronavírus. OMS diz que ainda é cedo para decretar urgência internacional

Em uma reunião realizada nesta quinta-feira (23) em Genebra, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, descartou, por enquanto, lançar um alerta de urgência internacional contra o coronavírus que se espalha …

Parlamento britânico valida definitivamente acordo do Brexit

O Parlamento britânico adotou em definitivo o acordo do Brexit, abrindo caminho para a saída do Reino Unido da União Europeia dentro de nove dias. O texto que regula os termos do divórcio, negociado entre o …

Brasil piora em ranking mundial de corrupção

O Brasil caiu uma posição no principal ranking internacional de corrupção, passando da 105ª para a 106ª entre 180 países, segundo o relatório divulgado nesta quinta-feira (23/01) pela ONG Transparência Internacional. O Brasil continua sendo um …

Cidade inteira é colocada em quarentena na China por causa de vírus exótico que se espalha pelo mundo

A China colocou toda a cidade de Wuhan sob quarentena para tentar evitar o contágio do vírus mortal 2019-nCoV, uma nova cepa do coronavírus identificada pouco tempo atrás. O município é o local onde uma epidemia …

Ministro astronauta mostra Terra esférica no Instagram para calar terraplanistas

Talvez quem escolhe acreditar no terraplanismo realmente não queira aceitar provas de que a Terra é esférica, mas, de qualquer forma, muita gente continua tentando convencê-los de que acreditam em uma falácia. Dessa vez foi o …

Macron bate boca com policiais israelenses em Jerusalém

O presidente francês, Emmanuel Macron, discutiu nesta quarta-feira com agentes do serviço de segurança de Israel (Shabak) que faziam sua segurança durante uma visita à Cidade Velha de Jerusalém. Macron foi filmado dizendo em …