Coreia do Norte diz que morte de Kim Jong-nam é exemplo de “fake news”

(cv) Rodong Sinmun

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, acompanhado da esposa, Ri Sol-ju, numa cerimônia das forças armadas do país

A Coreia do Norte acredita que tudo o que cerca o suposto assassinato de Kim Jong-nam, o irmão do líder norte-coreano, em Kuala Lumpur, a capital da Malásia, é um claro exemplo de “fake news” (notícias fabricadas) divulgadas pelo governo sul-coreano para desviar a atenção de sua própria crise política.

Trata-se de “propaganda histérica da Coreia do Sul, que atravessa a pior crise política de sua história e necessita desviar a atenção. É simples, querem demonizar nossa liderança, com uma campanha de difamação contra nós”, assegurou nesta sexta-feira em entrevista à Agência Efe o embaixador norte-coreano na Espanha, Kim Hyok Chol.

O diplomata norte-coreano ironizou as informações que foram divulgadas sobre a morte de Kim Jong-nam, irmão mais velho do líder norte-coreano, Kim Jong-un, ocorrida no aeroporto de Kuala Lumpur em 13 de fevereiro e que está sendo investigada pelas autoridades da Malásia.

Enquanto o governo malaio tenta confirmar oficialmente a identidade do falecido e realizou a detenção de duas pessoas supostamente vinculadas ao assassinato, veículos de imprensa sul-coreanos sustentam que o crime foi ordenado por Pyongyang e que foi utilizado no ataque um perigoso agente químico denominado “VX”.

Segundo o diplomata, o governo malaio informou inicialmente às autoridades norte-coreanas que o falecido era uma cidadão com passaporte diplomático da Coreia do Norte que tinha morrido após sofrer um ataque do coração durante sua transferência do aeroporto para um hospital.

No entanto “e de repente, foram divulgadas notícias com a propaganda fabricada pelos veículos de imprensa da Coreia do Sul e que a Malásia seguiu” e nas quais assumiu que tinha sido um assassinato, lamentou o diplomata.

Pouco depois, “também disseram que ele foi morto com um agente nervoso, o que atenta contra o bom senso”, explicou Kim Hyok Chol, ao acrescentar que essa “suposta arma química perigosa não afetou nenhuma das pessoas que esteve próxima do falecido, nem deixou rastro nas instalações aeroportuárias”.

“Os químicos malaios não tiveram dúvidas desde o princípio e não encontraram elementos de guerra química no incidente”, acrescentou o embaixador, que evitou confirmar a identidade do falecido.

“Não sabemos quem é, nem o que aconteceu. Só sabemos que é um cidadão com passaporte diplomático” norte-coreano, detalhou o diplomata, antes de exigir a repatriação do corpo “como aconteceria com qualquer outro cidadão que morre no exterior para que possa ser identificado”.

Kim Hyok Chol disse que seu país está sofrendo há décadas com o fenômeno das “notícias fabricadas”, do qual “tanto se queixa agora o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump”.

O diplomata também mencionou as últimas ameaças norte-americanas, como as publicadas hoje no jornal “The Wall Street Journal”, que indica que a última revisão estratégica americana não descarta o emprego da força militar contra a Coreia do Norte se o país não interromper sua corrida armamentista.

Para o embaixador, “Trump não acrescentou nada à política dos EUA com relação” a Pyongyang. “Eles sempre nos ameaçaram, estamos acostumados às ameaças e aos jogos de guerra” de Washington, disse.

“Apesar de não acreditarmos na guerra, responderemos aos fatos se formos atacados. Estamos preparados”, acrescentou Kim Hyok Chol.

Na opinião do diplomata, o confronto perpétuo que Washington mantém com Pyongyang “não é mais que uma desculpa para manter seu exército na península coreana para sempre”.

Ninguém quer que seu país esteja dividido“, destacou o embaixador, que também defendeu a relização de negociações intercoreanas para conseguir a reunificação da nação, mas sem interferência estrangeira, alegou, em referência aos EUA.

Além disso, Kim Hyok Chol detalhou que, no ano passado, os Estados Unidos forneceram de forma secreta à Coreia do Sul, onde mantêm destacamentos militares com quase 30 mil soldados, cerca de 6 bilhões de toneladas em munição e questionou “com que propósito eles o fizeram”.

O embaixador norte-coreano qualificou o governo de seu vizinho do sul, que está imerso em uma grave crise política pelos casos de corrupção envolvendo a presidente Park Geun-hye, de “marionete dos Estados Unidos” que “pretende iniciar um conflito” com o qual a Coreia do Norte “não está de acordo”.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …