Correios vão fechar 513 agências e demitir 5,3 mil trabalhadores

(dv) Correios

No início deste mês, os Correios anunciaram que pretendem fechar as portas de 513 agências nos próximos meses e demitir 5.300 trabalhadores. O ex-presidente da estatal, Guilherme Campos, disse que o número de demissões pode ser ainda maior caso a empresa não consiga arcar com as dívidas trabalhistas.

Segundo informações da colunista Andreza Matais, do Estadão, a proposta teria sido aprovada em fevereiro pela comissão diretora da empresa, mas mantida em sigilo há meses.

De acordo com a Fórum, há suspeita de que a medida tenha como objetivo beneficiar as agências do setor privado, que herdariam os serviços. A revista informa ainda que, apenas em São Paulo, serão fechadas 167 agências: 90 na capital e 77 no interior.

Segundo os Correios, serão economizados R$ 190 milhões com a ação.

Conjuntura

Se for confirmada a medida, mais de 5 mil brasileiros ficarão sem emprego. Na última semana, o IBGE divulgou que o desemprego aumentou e chegou a 13,1%, segundo dados do primeiro trimestre de 2018.

Em entrevista anterior ao Portal Vermelho, o economista Roberto Piscitelli, da Universidade de Brasília (UnB), destacou a importância dos investimentos públicos, em qualquer setor, para movimentar a economia e, consequentemente, gerar empregos nos país.

Para ele, o investimento do governo é indispensável para que o setor privado vá atrás do Estado e invista, gerando novas ocupações. Ou seja, segundo a Fórum, o pontapé inicial para a mudança desse quadro deveria ser do Estado.

Ciberia // Revista Fórum

COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Mais um dos reflexos da péssima administração dos governos petralhas. Meteram as mãos nas estatais, nas mistas, a qual pertence o correio, e nas empresas privadas, foram o inúmeros os roubos em outros setores. Os próximos 5 anos será que sofrimento para nosso povo…. pois a cada momento aparecerá um rombo nas contas de algum órgão, autarquia, mista, privada…

  2. Antonio Paulino, você deve achar que o roubo nas estatais ocorreu somente nas gestões petistas é querer acreditar quer o Brasil foi descoberto agora em 2017. O roubo nas estatais vem de muito tempo, somente não tinhamos acesso as informações. E achar que a o PT roubou empresa privada, bom, o senhor nao deve estar falando serio, pq empresa privada sempre faz o contrário, pois ela é quem mete a mão no governo e não entrar para perder.
    Veja bem, não defendo a administração petista que tem sim a sua culpa, mas o nosso problema de gestão vem desde que foi descoberto o Brasil… Todo mundo sempre quer dar um jeitinho para melhor suas benesses nas costas da viuva…
    Já que o senhor reclamou pq nao aproveita e reclama do imposto de renda que nunca teve a tabela corrigida, onde a classe média sustenta essa sangria. Ou o senhor não declara ou está sendo beneficiado tambem pela nao correção…

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …