No início deste mês, os Correios anunciaram que pretendem fechar as portas de 513 agências nos próximos meses e demitir 5.300 trabalhadores. O ex-presidente da estatal, Guilherme Campos, disse que o número de demissões pode ser ainda maior caso a empresa não consiga arcar com as dívidas trabalhistas.
Segundo informações da colunista Andreza Matais, do Estadão, a proposta teria sido aprovada em fevereiro pela comissão diretora da empresa, mas mantida em sigilo há meses.
De acordo com a Fórum, há suspeita de que a medida tenha como objetivo beneficiar as agências do setor privado, que herdariam os serviços. A revista informa ainda que, apenas em São Paulo, serão fechadas 167 agências: 90 na capital e 77 no interior.
Segundo os Correios, serão economizados R$ 190 milhões com a ação.
Conjuntura
Se for confirmada a medida, mais de 5 mil brasileiros ficarão sem emprego. Na última semana, o IBGE divulgou que o desemprego aumentou e chegou a 13,1%, segundo dados do primeiro trimestre de 2018.
Em entrevista anterior ao Portal Vermelho, o economista Roberto Piscitelli, da Universidade de Brasília (UnB), destacou a importância dos investimentos públicos, em qualquer setor, para movimentar a economia e, consequentemente, gerar empregos nos país.
Para ele, o investimento do governo é indispensável para que o setor privado vá atrás do Estado e invista, gerando novas ocupações. Ou seja, segundo a Fórum, o pontapé inicial para a mudança desse quadro deveria ser do Estado.
Ciberia // Revista Fórum
Mais um dos reflexos da péssima administração dos governos petralhas. Meteram as mãos nas estatais, nas mistas, a qual pertence o correio, e nas empresas privadas, foram o inúmeros os roubos em outros setores. Os próximos 5 anos será que sofrimento para nosso povo…. pois a cada momento aparecerá um rombo nas contas de algum órgão, autarquia, mista, privada…
Mesmo antes do PT o Correio já vinha mal das pernas…
Queremos saber é dos cargos comissionados… Aqueles que são os maiores vampiros do erário público
Antonio Paulino, você deve achar que o roubo nas estatais ocorreu somente nas gestões petistas é querer acreditar quer o Brasil foi descoberto agora em 2017. O roubo nas estatais vem de muito tempo, somente não tinhamos acesso as informações. E achar que a o PT roubou empresa privada, bom, o senhor nao deve estar falando serio, pq empresa privada sempre faz o contrário, pois ela é quem mete a mão no governo e não entrar para perder.
Veja bem, não defendo a administração petista que tem sim a sua culpa, mas o nosso problema de gestão vem desde que foi descoberto o Brasil… Todo mundo sempre quer dar um jeitinho para melhor suas benesses nas costas da viuva…
Já que o senhor reclamou pq nao aproveita e reclama do imposto de renda que nunca teve a tabela corrigida, onde a classe média sustenta essa sangria. Ou o senhor não declara ou está sendo beneficiado tambem pela nao correção…