Covid-19: Índia cria lei para proteger médicos de perseguição

O governo da Índia aprovou nesta quinta-feira (23) um decreto criando uma sentença máxima de 7 anos de prisão para quem atacar um médico ou um profissional de saúde durante o período de pandemia da Covid-19. A medida foi necessária após numerosas agressões e atos de discriminação contra doutores indianos em hospitais ou em atendimentos domiciliares.

A medida foi recebida com alívio pela Associação de Médicos do país, que ameaçava fazer greve caso não fossem tomadas providências. Nos últimos dois meses, a Índia registrou diversos casos de médicos agredidos em hospitais, despejados de suas casas por medo de contágio e, às vezes, apedrejados quando coletavam amostras de pacientes suspeitos de portarem a doença.

O último afrontamento aconteceu nesta terça-feira (21) de abril. Uma multidão se recusou a permitir que um cirurgião morto em decorrência de coronavírus fosse enterrado em um cemitério em Madras, no sul do país.

“Isso nos chocou profundamente”, disse a Dra. Laila Asokan, secretária-geral da Associação médica indiana. “Esse tipo de evento faz com que os profissionais de saúde se perguntem se fizeram certo em escolher essa profissão. Os jovens, acima de tudo, estão desmoralizados”, acrescentou.

O novo decreto prevê uma multa máxima de € 6.000 e sentença de prisão de três meses a sete anos no caso de ataques a médicos e enfermeiros. Um primeiro passo que pode deter potenciais agressores, segundo a Dra. Asokan.

“As pessoas não atacam um policial, por exemplo, porque sabem que é um crime grave. Portanto, essa lei deve ter o mesmo efeito dissuasor. Entendemos que esses ataques resultam de raiva repentina, geralmente no caso de morte de um ente querido, e não queremos punir ninguém. O problema é mais amplo, mas essa lei é o primeiro passo para proteger os médicos,” avaliou.

A nova norma, contudo, será aplicada somente durante o período da pandemia de coronavírus. Os médicos, porém, gostariam que essas punições fossem perpetuadas, a fim de criar uma mudança real de mentalidade dos pacientes indianos.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …