Covid-19: Índia bate recorde de infecções; Estados Unidos e UE anunciam ajuda

A União Europeia prestará assistência à Índia, que enfrenta um número recorde de novos casos de contaminação por Covid-19, ativando seu Mecanismo Europeu de Proteção Civil, declarou neste domingo, pelo Twitter, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. Os Estados Unidos também anunciaram que enviarão componentes para a produção de vacinas e equipamentos médicos imediatamente para a Índia.

O assessor de segurança nacional de Joe Biden, Jake Sullivan, afirmou que “os Estados Unidos identificaram a procedência de ingredientes específicos necessários para a produção na Índia de vacinas anti-Covid, que serão fornecidas imediatamente”, sem mencionar o envio de vacinas para o país.

Estabelecido em 2001, o Mecanismo Europeu de Proteção Civil permite aos estados membros participantes do bloco coordenar sua ajuda e distribuir recursos em todo o mundo no caso de uma emergência de grande escala, que não possa ser tratada apenas pela proteção civil de um país.

“A UE está reunindo seus recursos para responder rapidamente ao pedido da Índia de assistência por meio do Mecanismo de Proteção Civil da UE”, escreveu von der Leyen, que diz estar “alarmada com a situação epidemiológica” neste país.

A comissária europeia para a Ajuda Humanitária, Janez Lenarcic, declarou na mesma rede social que o Centro de Coordenação de Resposta a Emergências (ERCC), que está no centro deste mecanismo, já vinha coordenando os estados membros da UE prontos para fornecer de emergência oxigênio e remédios.

O Palácio do Eliseu anunciou neste domingo que a França enviará respiradores nos próximos dias para a Índia.

A chanceler alemã, Angela Merkel, também anunciou neste domingo que seu governo está se preparando para fornecer ajuda emergencial à Índia.

Em uma mensagem no Twitter, Merkel “expressou todo seu apoio ao povo indiano pelo terrível sofrimento que a Covid-19 está mais uma vez infligindo à população”, afirmando que a luta contra a pandemia é uma luta comum, e que a Alemanha é solidária à Índia”.

Equipamentos britânicos

Já o governo britânico informou em um comunicado neste domingo que está enviando mais de 600 equipamentos médicos de emergência para a Índia.

“Equipamentos médicos vitais, incluindo centenas de concentradores de oxigênio e respiradores, estão agora a caminho do Reino Unido para a Índia para apoiar os esforços para evitar a trágica perda de vidas humanas devido a este vírus terrível”, revelou o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson.

Após conversas com o governo indiano, “a primeira remessa de equipamentos deixará o Reino Unido neste domingo e deverá chegar a Nova Deli na madrugada de terça-feira (27)”, informa o comunicado.

“Esta primeira entrega de equipamento que permite salvar vidas fornecerá uma ajuda essencial” face às “cenas comoventes na Índia”, disse o Ministro da Saúde Matt Hancock, conclamando governos de diferentes países a “se unirem e vencerem juntos esta terrível doença”.

Outras entregas devem ocorrer durante a semana, especifica o comunicado. Ao todo, nove cargas aéreas contendo 495 concentradores de oxigênio e 140 respiradores serão despachadas. Com o agravamento da crise sanitária, a visita de três dias de Boris Johnson ao país, prevista para domingo, teve que ser adiada.

A Índia, que tem 1,3 bilhão de habitantes, enfrenta um novo surto de contaminação pela Covid-19. Neste domingo, o país registrou o recorde de cerca de 350 mil novas infecções em 24h, além de 2.767 mortes adicionais também em apenas um dia.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

China consegue pousar veículo não tripulado em Marte

A China conseguiu neste sábado pousar um veículo autônomo não tripulado em Marte. A fase final da operação Tianwen-1 aconteceu sem falhas, informou a TV estatal chinesa, que transmitiu um programa especial chamado Alo …

Lewandowski permite que Pazuello fique em silêncio na CPI

Ex-ministro da Saúde será obrigado a comparecer ao depoimento, mas não precisará responder perguntas que possam incriminá-lo. No entanto, será obrigado a falar a verdade em fatos e questões relacionados a terceiros. O ministro do Supremo …

Como o coronavírus afeta o fígado

O SARS-CoV-2, vírus causador da covid-19, mudou completamente a cara do mundo que conhecíamos até então. Ele afetou praticamente todos os aspectos da vida cotidiana e causou mudanças substanciais nas ciências da saúde e, portanto, na …

'Síndrome de Havana': lesão cerebral atinge ao menos 130 diplomatas e oficiais americanos, dizem EUA

Diplomatas, agentes da CIA e oficiais de defesa dos EUA relataram sintomas graves da perturbação conhecida como "síndrome de Havana" nas últimas semanas. O elevado número de casos causa espanto. Nas últimas semanas, foram relatados mais …

RJ comunica 1º caso de raiva em cachorro em quase três décadas

Pela primeira vez desde 1995, o Laboratório Municipal de Saúde Pública (Lasp) do Rio de Janeiro diagnosticou um caso de raiva animal. A descoberta parte do resultado de perícia no corpo de um cão morto …

O que dizem cientistas sobre isenção de máscaras para vacinados nos EUA

Os Estados Unidos anunciaram nesta quinta-feira (13/05) o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção na maioria das situações para pessoas que já foram completamente vacinadas contra a covid-19. Segundo a nova orientação do …

Putin: Rússia reagirá de maneira devida às ameaças perto de suas fronteiras

Durante reunião com membros do Conselho de Segurança da Rússia nesta sexta-feira (14), o presidente da Rússia pediu que lhe fosse reportado sobre o agravamento do conflito israelo-palestino, que toca diretamente os interesses de segurança …

Covid: 16 mil pessoas foram imunizadas com doses de vacina trocadas no Brasil

Um levantamento de dados da Folha de São Paulo com informações do DataSUS, base de dados do Ministério da Saúde, mostrou que pelo menos 16 mil pessoas receberam doses de vacinas diferentes em seu processo …

Covid-19: diretor do Butantan prevê vacinação lenta até setembro no Brasil

Como diretor do Instituto Butantan desde 2017, Dimas Covas sempre precisou aliar o conhecimento técnico e científico com as particularidades do mundo político que, na visão dele, não parecem seguir uma lógica. E essa necessidade se …

Escalada de violência entre israelitas e palestinianos já fez mais de 100 mortos

O conflito entre israelitas e palestinianos subiu de tom na madrugada de hoje, com o Exército israelita a bombardear a faixa de Gaza. Desde segunda-feira já morreram 119 palestinianos nestes ataques, entre eles 31 …