Covid-19: Médicos pressionam governo francês para aumentar controles de pessoas vindas do Brasil

Especialistas acreditam que medidas do governo francês para frear entrada de variante P1 no país são insuficientes e pressionam para aumento de controles de passageiros provenientes do Brasil nos aeroportos ou pela suspensão dos voos. O ministro francês dos Transportes, Jean Baptiste Djebbari, afirmou nesta segunda-feira que a França é obrigada a manter as conexões aéreas com o país.

“O Conselho de Estado nos disse que cidadãos franceses e residentes na França, em nome da liberdade de circulação, devem poder continuar a vir, o que não foi o caso de Portugal ou de outros países”, explicou.

Djebbari afirmou, em entrevista à tevê francesa LCI, que somente 50 pessoas vindas do Brasil chegavam diariamente no aeroporto Chales de Gaulle, na região parisiense, em dois voos diários, desmentindo o secretário de Estado encarregado de Assuntos europeus, Clément Beaune, que afirmou, no domingo (11), que o número de viajantes chegava a 1000.

O ministro também explicou que, para entrar na França, é necessário apresentar o resultado negativo do teste PCR e justificar um motivo de suma importância para a viagem. Esta última regra se aplica somente aos cidadãos franceses e residentes. Além destas medidas, desde segunda-feira, um novo teste é exigido de todas pessoas provenientes do Brasil na chegada à França.

Segundo a imprensa francesa, alguns viajantes usam testes negativos falsificados ou difíceis de serem verificados. Outro problema destacado pelos especialistas é que a quarentena não é obrigatória.

Eric Billy, pesquisador em imuno-oncologia e membro fundador do coletivo “Du côté de la science” (Do lado da ciência) pediu no Twitter a “aplicação de verdadeiras quarentenas” para os viajantes provenientes de lugares de risco.

Rémi Salomon, presidente da Comissão Médica dos Estabelecimentos de saúde pública de Paris (APHP), lembra que a variante brasileira P1 é mais contagiosa que a P117 britânica. “Se não fizermos nada para diminuir sua chegada, teremos uma bela quarta onda antes de ter vacinado o suficiente. Decidimos fazer alguma coisa?”, escreveu Salomon sobre um artigo do jornal Libération que afirma que vários voos provenientes do Rio e de São Paulo continuam a aterrissar na França e que os passageiros são submetidos às mesmas regras que os de outros países.

Fonte infecciosa

O ministro dos Transportes afirmou que era necessário desenvolver um “passaporte sanitário” para os voos internacionais. Dessa maneira seria possível “ter documentos confiáveis, porque efetivamente proliferam na Internet (…) pessoas que são totalmente irresponsáveis e que vendem” falsos resultados de testes PCR.

Já os especialistas defendem a aplicação de uma quarentena de 14 dias, obrigatória e vigiada. O virologista Vincent Maréchal explicou em entrevista ao jornal L’Express de domingo (11) que “pedir simplesmente um teste pode não ser suficiente”. De acordo com ele, o isolamento deveria “ser obrigatório antes que a variante se transforme em uma mancha de óleo”.

O virologista Bruno Lina, membro do Conselho científico do executivo francês, disse a L’Express que o Brasil “é uma fonte infecciosa que é necessário estancar”. Um objetivo difícil de conseguir quando os controles são feitos de maneira aleatória e as quarentenas não são vigiadas.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …