Covid-19: Médicos pressionam governo francês para aumentar controles de pessoas vindas do Brasil

Especialistas acreditam que medidas do governo francês para frear entrada de variante P1 no país são insuficientes e pressionam para aumento de controles de passageiros provenientes do Brasil nos aeroportos ou pela suspensão dos voos. O ministro francês dos Transportes, Jean Baptiste Djebbari, afirmou nesta segunda-feira que a França é obrigada a manter as conexões aéreas com o país.

“O Conselho de Estado nos disse que cidadãos franceses e residentes na França, em nome da liberdade de circulação, devem poder continuar a vir, o que não foi o caso de Portugal ou de outros países”, explicou.

Djebbari afirmou, em entrevista à tevê francesa LCI, que somente 50 pessoas vindas do Brasil chegavam diariamente no aeroporto Chales de Gaulle, na região parisiense, em dois voos diários, desmentindo o secretário de Estado encarregado de Assuntos europeus, Clément Beaune, que afirmou, no domingo (11), que o número de viajantes chegava a 1000.

O ministro também explicou que, para entrar na França, é necessário apresentar o resultado negativo do teste PCR e justificar um motivo de suma importância para a viagem. Esta última regra se aplica somente aos cidadãos franceses e residentes. Além destas medidas, desde segunda-feira, um novo teste é exigido de todas pessoas provenientes do Brasil na chegada à França.

Segundo a imprensa francesa, alguns viajantes usam testes negativos falsificados ou difíceis de serem verificados. Outro problema destacado pelos especialistas é que a quarentena não é obrigatória.

Eric Billy, pesquisador em imuno-oncologia e membro fundador do coletivo “Du côté de la science” (Do lado da ciência) pediu no Twitter a “aplicação de verdadeiras quarentenas” para os viajantes provenientes de lugares de risco.

Rémi Salomon, presidente da Comissão Médica dos Estabelecimentos de saúde pública de Paris (APHP), lembra que a variante brasileira P1 é mais contagiosa que a P117 britânica. “Se não fizermos nada para diminuir sua chegada, teremos uma bela quarta onda antes de ter vacinado o suficiente. Decidimos fazer alguma coisa?”, escreveu Salomon sobre um artigo do jornal Libération que afirma que vários voos provenientes do Rio e de São Paulo continuam a aterrissar na França e que os passageiros são submetidos às mesmas regras que os de outros países.

Fonte infecciosa

O ministro dos Transportes afirmou que era necessário desenvolver um “passaporte sanitário” para os voos internacionais. Dessa maneira seria possível “ter documentos confiáveis, porque efetivamente proliferam na Internet (…) pessoas que são totalmente irresponsáveis e que vendem” falsos resultados de testes PCR.

Já os especialistas defendem a aplicação de uma quarentena de 14 dias, obrigatória e vigiada. O virologista Vincent Maréchal explicou em entrevista ao jornal L’Express de domingo (11) que “pedir simplesmente um teste pode não ser suficiente”. De acordo com ele, o isolamento deveria “ser obrigatório antes que a variante se transforme em uma mancha de óleo”.

O virologista Bruno Lina, membro do Conselho científico do executivo francês, disse a L’Express que o Brasil “é uma fonte infecciosa que é necessário estancar”. Um objetivo difícil de conseguir quando os controles são feitos de maneira aleatória e as quarentenas não são vigiadas.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Estudo de terapia com MDMA é tão poderoso que 67% dos voluntários foram curados de trauma

Um teste clínico em humanos inovador alcançou resultados extremamente estatisticamente significativos e uma excelente taxa de segurança, demonstrando que a terapia psicodélica assistida por MDMA pode ser um tratamento eficaz para transtorno de estresse pós-traumático …

Bolsonaro diz que pessoas que cumprem isolamento são "idiotas"

Presidente critica apelos para que brasileiros restrinjam os contatos sociais em meio à pandemia, que já provocou 435 mil mortes no país. "Tem alguns idiotas que até hoje ficam em casa", diz. O Presidente Jair Bolsonaro …

EUA vão fornecer 20 milhões de vacinas contra Covid-19 para outros países

Os Estados Unidos fornecerão 20 milhões de doses adicionais de vacinas contra a Covid-19 para outros países até o final de junho, elevando o total destinado ao exterior para 80 milhões de doses. O …

Demi Lovato vai comandar programa de TV investigativo sobre OVNIs

A atriz e cantora Demi Lovato está prestes a se aventurar em um desafio de outro mundo. A artista anunciou na última semana a sua participação em uma série limitada para a plataforma de streaming …

CPI da Covid: como 'isolamento vertical' pode virar arma contra Bolsonaro

Uma das linhas de investigação da CPI da Covid apura se o governo federal adotou a estratégia da imunidade de rebanho, ou seja, a obtenção da imunidade coletiva por meio da infecção da população, no …

Astrônomos continuam encontrando inexplicáveis anéis circulares misteriosos no céu

Nos últimos anos, astrônomos avistaram vários objetos de rádio gigantescos e quase perfeitamente circulares no universo distante. Embora ninguém tenha uma explicação para essas entidades misteriosas ainda, uma equipe adicionou recentemente outra ao seu catálogo, …

Conflito tem seu dia mais sangrento em Gaza

Bombardeios israelenses deixam pelo menos 42 palestinos mortos e elevam total de vítimas a 188. Netanyahu diz que ataques continuarão. Sem um cessar-fogo à vista, o atual conflito entre Israel e Hamas teve neste domingo (16/05) …

Apple é acusada de enganar usuários através de aplicativos fraudulentos na App Store

A Apple segue batendo recordes financeiros. No entanto, escândalos um atrás do outro aumentam a preocupação em torno da App Store. Após chamar a atenção internacional com as recentes revelações sobre a existência de cassinos ocultos …

Chile escolhe representantes para elaborar nova Constituição

O domingo foi o último dia de votação no Chile para a escolha dos redatores da nova Constituição do país. Os 155 representantes eleitos terão a tarefa de mudar o texto herdado da ditadura. …

China consegue pousar veículo não tripulado em Marte

A China conseguiu neste sábado pousar um veículo autônomo não tripulado em Marte. A fase final da operação Tianwen-1 aconteceu sem falhas, informou a TV estatal chinesa, que transmitiu um programa especial chamado Alo …