Covid é comum em cachorros e gatos domésticos, revela estudo

Jamie Baker / Flickr

A covid é comum em cães e gatos de estimação cujos donos têm a doença, sugerem pesquisas feitas por cientistas.

Foram coletadas amostras de 310 animais de estimação em 196 domicílios onde pelo menos uma infecção humana havia sido detectada.

Seis gatos e sete cães tiveram um resultado positivo de exame PCR e 54 animais testaram positivo para anticorpos contra o coronavírus.

“Se você tem covid, deve evitar o contato com seu gato ou cachorro, assim como faria com outras pessoas”, diz Els Broens, da Universidade de Utrecht, na Holanda.”A principal preocupação não é a saúde dos animais, mas o risco potencial de que eles possam atuar como reservatórios do vírus e reintroduzi-lo na população humana.”

Os autores do estudo disseram que não existe nenhuma evidência de transmissão de animal para dono até o momento, mas seria difícil de detectar algo assim enquanto o vírus ainda está se espalhando em grande escala entre humanos.

A maioria dos animais de estimação infectados tende a ser assintomática ou apresentar sintomas leves de covid.

Pesquisadores da Universidade de Utrecht enviaram uma clínica veterinária móvel para residências na Holanda que haviam registrado teste positivo para covid em algum momento nos últimos 200 dias.

Amostras foram retiradas de seus cães e gatos de estimação. Também foram realizados exames de sangue para anticorpos, para entender se houve exposição anterior à covid.

Os resultados, apresentados no Congresso Europeu de Microbiologia Clínica e Doenças Infecciosas, constataram que:

  • 4,2% mostraram evidências de uma infecção atual
  • 17,4% testaram positivo para anticorpos

Os testes de acompanhamento mostraram que todos os animais com PCRs positivos eliminaram a infecção e criaram anticorpos.

Os pesquisadores afirmam que a rota mais provável de transmissão do vírus é de humano para animal, e não o contrário.

“Não podemos dizer que existe um risco de 0% de os donos apanharem covid de seus animais de estimação”, diz Broens do Centro de Diagnóstico Microbiológico Veterinário.

“No momento, a pandemia ainda está sendo causada por infecções de pessoa para pessoa, então não teríamos como detectar [uma transmissão de animais para humanos].”

Veterinários na Rússia já começaram a vacinar alguns animais contra a doença.

Mas Broens, da Universidade de Utrecht, diz: “Não vejo evidências científicas para isso agora. Parece improvável que os animais de estimação tenham um papel na pandemia”.

Um outro estudo feito pela Universidade de Guelph em Ontário, no Canadá, descobriu que gatos que dormem na cama de seus donos parecem estar em risco maior de infecção.

Um total de 48 gatos e 54 cães de 77 famílias foram testados para anticorpos contra coronavírus. Seus proprietários responderam questionários sobre a interação com seus animais de estimação.

Cerca de 67% dos gatos e 43% dos cães testaram positivo, em comparação com 9% dos cães e gatos de um abrigo de animais e 3% dos gatos de rua.

Um quarto dos animais de estimação apresentou algum tipo de sintoma da doença, desde perda de apetite até dificuldade para respirar.

E embora a maioria dos casos fosse leve, três foram graves.

Os autores do estudo disseram que a biologia dos gatos pode torná-los mais suscetíveis à covid.

Os gatos também têm maior probabilidade de dormir perto do rosto do dono do que os cães, aumentando sua exposição a qualquer infecção.

O chefe do departamento de medicina veterinária da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, professor James Wood, disse que os dois estudos somam-se a outras evidências, sugerindo que uma proporção substancial de cães e gatos pode pegar o vírus de seus donos.

“O estudo holandês […] mostra que cerca de 20% dos animais de estimação expostos podem estar infectados e que eles acabam eliminando a infecção da mesma forma que a maioria dos humanos”, disse ele.

“A maioria dos relatos é de que essa infecção parece ser assintomática. Parece também que o vírus normalmente não se transmite de cães e gatos para outros animais ou seus donos”.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …