Matéria escura realmente existe? Novo estudo revela teoria alternativa

Descobertas recentes colocam em dúvida a existência da matéria escura porque as galáxias não obedecem às leis fundamentais da física.

O físico Juri Smirnov, cientista da Universidade do Sul da Dinamarca, explica que as leis da gravidade à escala das galáxias tornariam essa matéria desnecessária. Novas pesquisas questionam a presença dessa substância ainda desconhecida e invisível do Universo.

O especialista também lembrou que pesquisas dos anos de 1930 mostraram que as velocidades nos aglomerados de galáxias eram demasiadas altas para explicar a quantidade de matéria que poderia ser vista.

Ele sublinha que esse movimento estelar deveria aumentar à medida que se afasta do centro, em consequência da menor força gravitacional. No entanto, os estudos provaram que isto não acontecia – acreditava-se portanto que era por causa da interferência de uma matéria invisível.

Diante dessa mudança nas leis da física, a questão fundamental é se realmente existe uma fonte de massa perdida ou se a lei da gravidade é diferente nas grandes escalas dessas distâncias.

Segundo Smirnov, a primeira possibilidade é muito tentadora, embora nenhuma matéria escura tenha sido encontrada até agora. Ele também lembrou que as leis da gravidade são comprovadas no Sistema Solar, mas extrapolá-las para escalas um bilhão de vezes maiores é um risco.

Isso está relacionado à MOND, a teoria newtoniana modificada, que sugere que as leis da gravidade de Newton se tornam irregulares quando a atração gravitacional é fraca. Entretanto, essa tese ainda não foi comprovada, já que não se consegue explicar o problema da perda de massa em galáxias e aglomerados de galáxias.

Dada a falta de precisão nas análises, Smirnov mencionou um novo modo de lidar com as leis da gravidade baseado no modelo de Vainshtein, que sugere que cada objeto compacto e suficientemente denso no espaço gera uma esfera invisível ao seu redor, na qual define o comportamento das leis da física em distâncias cada vez maiores.

Conforme o estudo de Smirnov, publicado no Journal of Cosmology and Astroparticle Physics, dentro da bolha a lei da gravidade newtoniana é aplicada a objetos que interagem com o corpo massivo no centro.

Por outro lado, fora dela a atração gravitacional pode aumentar, embora não haja mais massa. Além disso, o tamanho da bolha seria proporcional à massa do objeto central.

Com base nessa análise, Smirnov detalhou que o tamanho da bolha aumenta com a massa fechada de uma maneira particular, o que significa que a gravidade se modifica em diferentes escalas em galáxias e grupos de galáxias respectivamente, o que poderia explicar a presença da matéria escura em ambos os sistemas simultaneamente, e isso não é possível com a MOND.

Para surpresa do próprio Smirnov, sua teoria permite explicar melhor as velocidades estelares em galáxias do que a teoria geral da relatividade de Einstein, que inclui a existência da matéria escura.

Conclui-se então que a matéria escura existente pode ser menor do que se acreditava anteriormente, ou simplesmente não existir.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …