Matéria escura realmente existe? Novo estudo revela teoria alternativa

Descobertas recentes colocam em dúvida a existência da matéria escura porque as galáxias não obedecem às leis fundamentais da física.

O físico Juri Smirnov, cientista da Universidade do Sul da Dinamarca, explica que as leis da gravidade à escala das galáxias tornariam essa matéria desnecessária. Novas pesquisas questionam a presença dessa substância ainda desconhecida e invisível do Universo.

O especialista também lembrou que pesquisas dos anos de 1930 mostraram que as velocidades nos aglomerados de galáxias eram demasiadas altas para explicar a quantidade de matéria que poderia ser vista.

Ele sublinha que esse movimento estelar deveria aumentar à medida que se afasta do centro, em consequência da menor força gravitacional. No entanto, os estudos provaram que isto não acontecia – acreditava-se portanto que era por causa da interferência de uma matéria invisível.

Diante dessa mudança nas leis da física, a questão fundamental é se realmente existe uma fonte de massa perdida ou se a lei da gravidade é diferente nas grandes escalas dessas distâncias.

Segundo Smirnov, a primeira possibilidade é muito tentadora, embora nenhuma matéria escura tenha sido encontrada até agora. Ele também lembrou que as leis da gravidade são comprovadas no Sistema Solar, mas extrapolá-las para escalas um bilhão de vezes maiores é um risco.

Isso está relacionado à MOND, a teoria newtoniana modificada, que sugere que as leis da gravidade de Newton se tornam irregulares quando a atração gravitacional é fraca. Entretanto, essa tese ainda não foi comprovada, já que não se consegue explicar o problema da perda de massa em galáxias e aglomerados de galáxias.

Dada a falta de precisão nas análises, Smirnov mencionou um novo modo de lidar com as leis da gravidade baseado no modelo de Vainshtein, que sugere que cada objeto compacto e suficientemente denso no espaço gera uma esfera invisível ao seu redor, na qual define o comportamento das leis da física em distâncias cada vez maiores.

Conforme o estudo de Smirnov, publicado no Journal of Cosmology and Astroparticle Physics, dentro da bolha a lei da gravidade newtoniana é aplicada a objetos que interagem com o corpo massivo no centro.

Por outro lado, fora dela a atração gravitacional pode aumentar, embora não haja mais massa. Além disso, o tamanho da bolha seria proporcional à massa do objeto central.

Com base nessa análise, Smirnov detalhou que o tamanho da bolha aumenta com a massa fechada de uma maneira particular, o que significa que a gravidade se modifica em diferentes escalas em galáxias e grupos de galáxias respectivamente, o que poderia explicar a presença da matéria escura em ambos os sistemas simultaneamente, e isso não é possível com a MOND.

Para surpresa do próprio Smirnov, sua teoria permite explicar melhor as velocidades estelares em galáxias do que a teoria geral da relatividade de Einstein, que inclui a existência da matéria escura.

Conclui-se então que a matéria escura existente pode ser menor do que se acreditava anteriormente, ou simplesmente não existir.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Mandetta diz à CPI que Bolsonaro ignorou a ciência no combate à covid-19

Ex-ministro afirma que presidente queria alterar bula da cloroquina para que fosse indicada no tratamento contra o coronavírus. Falta de unidade nas ações do governo confundiu população e afetou combate à doença, avalia. O ex-ministro da …

Vacina EpiVacCorona tem eficácia de mais de 90%, segundo desenvolvedor

Especialista do centro desenvolvedor da EpiVacCorona informou que os estudos aleatórios em grupos imunizados mostram uma eficácia de mais de 90%. Os anticorpos contra o novo coronavírus, após a vacinação com o imunizante russo EpiVacCorona, se …

Covid: 5 motivos que explicam por que Índia recebe mais ajuda do mundo que Brasil

Hospitais em colapso. Pacientes sem vagas nas UTIs. Falta de oxigênio para quem precisa. O cenário devastador que assola a Índia agora durante a pandemia de covid-19 foi o mesmo do Brasil de algumas semanas atrás. …

Google tem sistema para busca de postos de vacinação contra covid

A partir de agora, o Google vai te ajudar a encontrar o lugar mais próximo para você tomar aquela dose tão sonhada da vacina contra a covid-19. A ferramenta se baseia em buscas do tipo ‘como …

Pessoas vacinadas serão isentas de restrições sanitárias na Alemanha

A Alemanha pretende suspender algumas restrições para as pessoas que já foram vacinadas contra o coronavírus. Quem já foi imunizado não será mais obrigado a apresentar um teste negativo para entrar em lojas que …

Com a tecnologia atual não teríamos nenhuma chance contra esse asteróide

Um asteróide fictício vindo em direção a Terra se mostrou mais poderosos que todos os cientistas. Um grupo de especialistas de agências espaciais dos EUA e da Europa participou de um exercício de uma semana liderado …

Divórcio de Bill e Melinda Gates: as dúvidas sobre o destino de fortuna de US$ 124 bilhões

Bill e Melinda Gates anunciaram na segunda-feira (03/05) que vão se divorciar após 27 anos juntos, pondo fim a um dos casamentos mais famosos do mundo dos negócios. Eles se conheceram na década de 1980, quando …

Atraso para tomar 2ª dose não prejudica imunização contra a COVID-19, explica infectologista

Pelo menos nove capitais brasileiras suspenderam a aplicação da segunda dose da vacina contra a COVID-19 fabricada pelo Instituto Butantan, a CoronaVac. Os municípios alegam que as mudanças nas regras do Ministério da Saúde prejudicaram …

Viaduto de metrô desaba no México e deixa mais de 20 mortos

Colapso de estrutura sobre movimentada avenida deixa 70 feridos na Cidade do México. Linha de metrô que trafegava pelo viaduto foi inaugurada há menos de dez anos. Ao menos 23 pessoas morreram e 70 ficaram feridas …

Converse abre loja virtual na famosa Ilha de Lixo do Pacífico

A Converse quer ajudar a limpar a ilha de Lixo do Pacífico por meio de uma campanha de conscientização que uniu criativos de todo o mundo. A marca de calçados juntou um grupo de jovens artistas …