Covil de rei exilado por razões misteriosas em 806 d.C. é descoberto

Mark Horton / Edmund Simons / Royal Agricultural University

Uma caverna britânica foi identificada como o refúgio de um rei anglo-saxão exilado, de acordo com arqueólogos.

Anchor Church Caves, localizada ao lado do rio Trent em uma parte isolada no centro da Inglaterra, foi considerada por muito tempo uma “loucura” do século XVIII — uma edificação extravagante feita apenas pela ornamentação ou como uma piada.

Mas um novo estudo revelou que a caverna teve um propósito real. A estrutura de 1.200 anos foi construída durante a vida tumultuada do rei nortumbriano Eardwulf, que foi perseguido e removido de seu trono para viver como um eremita, e mais tarde se tornou um santo.

A lenda local diz que Eardwulf, ou St. Hardulph, como ele foi conhecido mais tarde, viveu dentro da caverna depois de ter sido deposto e exilado por razões misteriosas em 806 d.C. Um fragmento de um livro do século XVI afirma que Eardwulf ”tem uma cela em um penhasco [próximo de] Trent’ e o rei banido foi enterrado em 830 d.C. em um local a apenas 8 quilômetros da caverna.

Edmund Simons, arqueólogo da Royal Agricultural University na Inglaterra e principal investigador do projeto, está convencido de que Eardwulf vivia nas cavernas vigiado de perto por seus inimigos.

“As semelhanças arquitetônicas com edifícios saxões, e a associação documentada com Hardulph/Eardwulf, tornam a narrativa convincente de que essas cavernas teriam sido construídas, ou ampliadas, para abrigar o rei exilado”, disse Simons em um comunicado.

Eardwulf viveu e governou durante um tempo de frequente instabilidade política na Inglaterra medieval. Durante os séculos VII, VIII e IX, sete reinos-chave e mais de 200 reis foram assassinados e guerrearam uns contra os outros em uma disputa fervorosa e constante pela supremacia.

Eardwulf assumiu o trono em 796 após o assassinato de seus dois antecessores imediatos, e governou a Nortúmbria por apenas 10 anos antes de ser deposto (possivelmente, de acordo com alguns estudiosos, por seu próprio filho) para passar seus anos restantes no exílio no reino rival da Mércia.

“Não era incomum que a realeza deposta ou aposentada assumisse uma vida religiosa durante esse período, ganhando santidade e, em alguns casos, canonização”, disse ele. “Viver em uma caverna como eremita teria sido uma maneira alcançar isso.”

Os pesquisadores reconstruíram o projeto original das cavernas, que inclui três quartos e uma capela voltada para o leste, usando medidas detalhadas, uma pesquisa com drones e um estudo cuidadoso das características arquitetônicas — que se assemelham muito a outras arquiteturas saxãs. Apesar de terem sido negligenciadas pelos historiadores até recentemente, as habitações nas cavernas podem ser “os únicos edifícios domésticos intactos que sobreviveram do período saxão”, disse Simons. A equipe identificou mais de 20 outras cavernas no centro-oeste da Inglaterra que podem datar do século V.

As Cavernas da Anchor Church foram mais tarde modificadas no século XVIII, de acordo com a equipe, quando foi relatado que o aristocrata inglês Sir Robert Burdett “a modificou para que ele e seus amigos pudessem jantar dentro de suas celas frias e românticas”, segundo os pesquisadores. Burdett adicionou alvenaria e molduras de janelas às cavernas, além de ampliar as aberturas para que mulheres bem vestidas pudessem entrar, disse o comunicado.

“É extraordinário que edifícios domésticos com mais de 1.200 anos sobrevivam, não reconhecidos por historiadores e arqueólogos” Disse Mark Horton, professor de arqueologia da Universidade Agrícola Real, que está liderando escavações de restos vikings e anglo-saxões em Repton, perto das cavernas, disse no comunicado. “Estamos confiantes de que outros exemplos ainda devem ser descobertos para dar uma perspectiva única sobre a Inglaterra anglo-saxã.”

Os pesquisadores publicaram suas descobertas na revista Proceedings of the University of Bristol Speleological Society.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …