Primeiros colonos da América? Esqueleto de 13 mil anos é encontrado no México

Um esqueleto, que foi encontrado em uma caverna inundada da península de Iucatã, no México, poderia ser a comprovação da mais antiga presença humana nas Américas.

Trata-se de um esqueleto descoberto em 2012, na caverna de Chan Hol, localizada próximo à cidade mexicana de Tulum, em Quintana Roo. Segundo a análise isotópica recente, esses ossos têm 13 mil anos, podendo, assim, indicar que humanos chegaram à região durante o Pleistoceno, ou seja, na era Cenozoica.

Há milhares de anos, o sistema de cavernas de Tulum vem sofrendo mudanças dramáticas.

Ao examinar os ossos do esqueleto, os pesquisadores, liderados por Wolfgang Stinnesbeck, da Universidade Ruprecht Karl de Heidelberg, determinaram que o indivíduo teria morrido quando a caverna ainda era habitat seco.

“No Pleistoceno, o nível do mar correspondia a cerca de 100 metros abaixo do nível atual, deixando grandes partes do sistema de cavernas secas e acessíveis”, escreveram os autores da pesquisa publicada pela revista PLOS One.

Além disso, os cientistas pressupõem que estes fósseis eram de um homem jovem. Se os ossos não tivessem sido roubados depois da publicação das primeiras imagens, teria sido possível determinar seu sexo e idade exata.

Atualmente, a teoria dominante entre os históricos diz que os primeiros a povoar as Américas pertenciam à cultura Clóvis, cujos restos foram encontrados nos EUA, México e Venezuela. Todavia, não se sabe como chegaram às Américas (provavelmente vindos da Sibéria), mas de qualquer forma essa cultura indígena surgiu na América há 13 mil anos.

Assim, o homem cujo esqueleto foi encontrado pode ou não pertencer à cultura Clóvis, tendo sido, assim, de outra cultura longínqua em uma escala de tempo.

Vale destacar que o coautor deste estudo, o pesquisador mexicano Arturo González, do Museu do Deserto, em Saltillo, sugere através da forma dos crânios encontrados na caverna Chan Hol que seus donos “possuem semelhanças com as pessoas do Sudeste Asiático”.

Ciberia // Sputnik News

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Bolsonaro afirma que está com covid-19

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (07/07) que seu exame para detectar a covid-19 teve resultado positivo. Bolsonaro, de 65 anos, se submeteu ao exame na segunda-feira, após dizer que estava sentindo sintomas leves da …

Caso de peste bubônica é confirmado na China

Enquanto o mundo vem buscando tratamentos para a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), antigas doenças e ameças podem ressurgir, como um sinal de alerta para a sociedade. É esse o caso relatado pelas autoridades da saúde …

Petição que substituir estátua de Cristóvão Colombo por uma do músico Prince

O histórico processo de revisão das estátuas, nomes de rua e outras homenagens a personagens ligados ao racismo ou outros massacres étnicos prevê a retirada de tais homenagens, mas não somente: figuras efetivamente merecedoras dos …

EUA podem proibir aplicativos chineses, incluindo TikTok, diz secretário de Estado

Mike Pompeo já acolheu uma medida semelhante da Índia, que emitiu uma ordem provisória bloqueando o TikTok e outros 58 aplicativos ligados à China em meio ao primeiro choque fronteiriço mortal em décadas. O secretário de …

Brasil tem mais de 65 mil mortes por covid-19

O Brasil superou a marca de 65 mil mortos por covid-19 nesta segunda-feira (06/07), segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Ministério da Saúde. Foram 620 óbitos registrados nas últimas …

Homem cria uma "cadeira de rodas" off-road para que sua esposa possa ir a lugares que ela nunca imaginou

Quem precisa de uma cadeira de rodas para se locomover sabe que não é nada fácil percorrer certos terrenos. Viagens a lugares nevados, trilhas tropicais, montanhas… Tudo isso parece impossível. Mas não deveria ser. Aliás, …

Samsung pode ser beneficiada por tensão entre China e Índia

Enquanto os exércitos da China e da Índia se estranham na fronteira entre os dois países, quem pode sair ganhando com a rivalidade é uma empresa sul-coreana. A Samsung deve ser a principal beneficiada com o …

Com epidemia de Covid-19 controlada, Cuba inicia retomada do turismo internacional

Enquanto o coronavírus segue se propagando pelo continente americano, Cuba garante que a epidemia está controlada no país e reabre algumas praias ao turismo internacional. No total, país registrou pouco mais de 2.300 contaminações …

Pesquisadores encontram novos dados sobre época de Genghis Khan

Grande parte da vida de Genghis Khan permanece ainda um mistério, mas um novo estudo de pesquisadores da Austrália e Mongólia fornece novos dados sobre sua época. Genghis Khan, que teria vivido entre 1162 e 1227, …

Índia vê casos explodirem e vira um dos epicentros da pandemia

Com quase 700 mil casos de covid-19, a Índia ultrapassou a Rússia e se tornou nesta segunda-feira (07/07) o terceiro país mais atingido pela pandemia de covid-19 em todo o mundo. O Ministério da Saúde indiano …