Cavernas da idade do gelo são encontradas nos subterrâneos de Montreal

(dr) Luc Le Blanc

Pesquisadores exploram a caverna usando um bote inflável

Dois exploradores canadenses conseguiram descobrir um conjunto milenar de cavernas “oculto” sob a cidade de Montreal.

São formações de mais de 15 mil anos, constituídas durante o último período glacial e estão ligadas à caverna de Saint-Léonard. A passagem tem cerca de 200 metros e 6 metros de profundidade – em alguns trechos, a travessia dentro das estruturas precisa ser feita de barco.

A descoberta foi feita pelos exploradores amadores Luc Le Blanc e Daniel Caron, e foi resultado de anos de tentativas – e também de alguns erros.

Por anos, os membros da Sociedade Espeleológica de Québec acreditaram que deveria haver outro conjunto de grutas ligado à caverna de Saint-Léonard, próximo ao parque Pius 12 na região de Saint-Léonard, em Montreal. Mas não sabiam exatamente onde encontrá-lo.

Depois, em 2014, os dois pesquisadores começaram a ter uma noção de onde descobririam algo quando um pêndulo de aplicações de radioestesia – uma barra de madeira que costuma ser usada para encontrar água subterrânea – apontou para uma pequena fissura no chão.

Era algo muito pequeno para ser explorado, mas deu a ambos uma esperança. Um ano depois, eles colocaram uma câmera no pêndulo e conseguiram as primeiras imagens de dentro da caverna. “Era possível ver que havia algo, que havia mais cavernas para além daquela fissura”, disse Le Blanc à BBC.

Mas seria preciso esperar mais dois anos até que os exploradores encontrassem uma parte do solo que era macia o suficiente para ser escavada. Assim como no caso da Caverna Saint-Léonard, as movimentações de placas tectônicas criaram essas formações durante o último período glacial por conta da pressão da geleira superior à estrutura.

O peso do gelo enfraqueceu o túnel de pedra calcária da passagem e Le Blanc e Caron foram capazes de atravessar. “Com apenas uma broca, um martelo e um cinzel, nós conseguimos ter uma abertura que fosse grande o suficiente para podermos ver além da fissura”, disse.

(dr) Luc Le Blanc

Adentrando passagens estreitas, os dois exploradores foram conhecendo a nova caverna

Mas a aventura estava só começando. Eles colocaram uma escada na abertura, que seguia por 3 metros de profundidade, e ali passaram a explorar o local. Logo, os exploradores atingiram uma parede de rocha que tiveram de superar com a ajuda de uma corda.

Uma vez que cruzaram a parede, a passagem seguiu se aprofundando e eles atingiram o aqüífero. Mais adiante, o teto estava tão baixo e a água tão profunda que tiveram que dar meia-volta – para depois retornar com um barco inflável que os permitisse prosseguir.

Até agora, eles exploraram 150 metros da passagem subterrânea, não sem terem feito uma grande pesquisa na cidade para terem certeza de que não havia casas na superfície que poderiam ser afetadas pela caverna.

Os pesquisadores agora esperam o inverno chegar. Nessa época, o nível da água deve ficar mais baixo e será possível explorar o resto das cavernas, que eles acreditam que devem prosseguir por pelo menos mais 50 metros.

Nós ainda temos bastante para explorar“, afirmou Le Blanc. “Para nós, essa é uma descoberta gigante, daquelas que você só vai fazer uma vez na vida.”

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Confira o que cérebro de abelhas tem em comum com o de humanos

Segundo cientistas, existem semelhanças entre a atividade cerebral das abelhas-europeias e a dos humanos, o que poderia levar abelhas a serem usadas para estudar funções cerebrais dos humanos. As oscilações alfa (a atividade eléctrica gerada pelo …

Síndrome bizarra: esse é o primeiro caso de uma pessoa que urina álcool

Médicos do hospital da Universidade de Pittsburgh Medical Center (EUA) relataram o primeiro caso de uma síndrome bizarra na qual a pessoa urina álcool. Em outras palavras, o álcool se forma naturalmente na sua bexiga, …

Amazon abre seu primeiro supermercado que não aceita dinheiro

Dois anos depois de a Amazon inovar no ramo das lojas de conveniência abrindo a sua própria rede que aceita apenas pagamentos virtuais, a empresa está pronta para dar o próximo passo: nesta terça-feira (25), …

Não há motivo para pânico por coronavírus no Brasil, dizem especialistas

O primeiro caso do novo coronavírus no Brasil, confirmado nesta quarta-feira (26/02), levou o estado de São Paulo, onde reside o paciente infectado, a montar um centro de contingência para enfrentamento da doença. Quatro mil leitos, …

Abolição da pena de morte no Colorado entra em vigor em julho

O Colorado, no oeste americano, se tornou o vigésimo segundo estado dos Estados Unidos a abolir a pena capital, depois de um intenso e longo debate, especialmente por parte da oposição republicana. O fim da …

Cannabis tem potencial terapêutico como antibiótico, segundo cientistas

Uma equipe de cientistas da Universidade McMaster, no Canadá, estabeleceu que o canabigerol (CBG) tem potencial no tratamento de bactérias patogênicas. Cientistas da Universidade McMaster no Canadá identificaram um composto antibacteriano gerado pela maconha que poderia …

Escócia será o primeiro país a distribuir absorventes menstruais gratuitamente

O Parlamento autônomo da Escócia deu um passo em direção à gratuidade dos absorventes higiênicos para mulheres - decisão inédita no mundo. A proposta de lei foi votada por 112 deputados e visa lutar contra …

Não precisa sofrer. Carnaval começa cedo em 2021

Com a chegada da quarta-feira de Cinzas, está declarado o fim do Carnaval 2020… Ok, vai… Dá para fazer mais um bota fora na sexta e sábado dessa semana, pois, como sempre, brasileiro dá o …

Coronavírus: antiga vacina pode ter resposta para prevenção contra Covid-19

Novos casos do coronavírus SARS-CoV-2 continuam a se espalhar pelo mundo, mesmo que em velocidade menor de propagação, e sem nenhuma vacina ou medicamento para a prevenção — pelo menos até agora. Já são mais de …

Líderes políticos condenam apoio de Bolsonaro a ato anti-Congresso

Presidente teria compartilhado com aliados convocação para manifestações a seu favor e contra o Legislativo. Lula, FHC, OAB e outras lideranças alertam contra ameaça às instituições democráticas e à Constituição. Líderes políticos de várias correntes e …