A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) afirmou que a oposição protocolou no Senado pedido de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a política de formação de preços da Petrobras.
Hoje, o valor do diesel, gás e gasolina considera a flutuação do valor do preço do barril de petróleo no mercado internacional, que atualmente está 35% mais barato que há quatro anos. As informações são da Agência Senado.
“Protocolamos, eu e a senadora Lídice da Mata (PSB/BA), o pedido de abertura de uma CPI para investigar os aumentos dos preços dos combustíveis. Tivemos o apoio de vários senadores de todas as regiões do país. Todos querem investigar por que os combustíveis aumentaram mais de 200 vezes só no último ano. Com a CPI, vamos responsabilizar quem levou o país à beira do caos”, destacou Vanessa Grazziotin, em declarações divulgadas pela Revista Fórum.
Segundo a senadora, a CPI teria funcionamento restrito, com vigência de 30 dias, e estudaria como se processa a construção do preço dos combustíveis e do gás de cozinha, além de analisar a política de desinvestimento da estatal, que tem vendido refinarias e diminuído a capacidade de refino do país.
Essas medidas, afirmou Vanessa, abrem caminho para o aumento da importação de diesel pelo mercado brasileiro, hoje equivalente a 25% do total comercializado.
“Vamos abrir a caixa preta da política de formação de preços. Shell e Ipiranga vão ganhar muito dinheiro com essa política [de subsídio ao diesel] também, pois 25% do óleo diesel comercializado no Brasil são importados. Elas que vão ganhar. O povo terá que pagar com cortes no Orçamento ou outras receitas do governo federal e vão ressarcir as petroleiras estrangeiras”, concluiu.
Ciberia // Revista Fórum
A situação do País é tão desalentadora e sem esperança de mudança que leva o povo brasileiro a pedir a intervenção militar como única saída e o povo de todo o Brasil, de forma maciça saiu às ruas pedindo isto, só que a Rede Globo, a Bandeirantes, o SBT e a Record não deram nenhuma nota sobre o assunto em seus noticiários, muito pelo contrário, só expediam comentários criticando a idéia, falando muito mal de uma eventual intervenção, ou seja, a imprensa foi e é contra o povo e a favor do gangster e chefe da grande ORCRIM, o meliante Temer. Por isto deram um golpe no povo. Viva o caminhoneiros, abaixo a Globo e Cia e também os militares que se fizeram de surdos, são uns vermes sanguessugas, mais inúteis que vereadores e políticos em geral, custam caríssimo para o País e não servem para nada!