Senadora protocola pedido de CPI para investigar política de preços da Petrobras

Tânia Rêgo / Agência Brasil

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) afirmou que a oposição protocolou no Senado pedido de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a política de formação de preços da Petrobras.

Hoje, o valor do diesel, gás e gasolina considera a flutuação do valor do preço do barril de petróleo no mercado internacional, que atualmente está 35% mais barato que há quatro anos. As informações são da Agência Senado.

“Protocolamos, eu e a senadora Lídice da Mata (PSB/BA), o pedido de abertura de uma CPI para investigar os aumentos dos preços dos combustíveis. Tivemos o apoio de vários senadores de todas as regiões do país. Todos querem investigar por que os combustíveis aumentaram mais de 200 vezes só no último ano. Com a CPI, vamos responsabilizar quem levou o país à beira do caos”, destacou Vanessa Grazziotin, em declarações divulgadas pela Revista Fórum.

Segundo a senadora, a CPI teria funcionamento restrito, com vigência de 30 dias, e estudaria como se processa a construção do preço dos combustíveis e do gás de cozinha, além de analisar a política de desinvestimento da estatal, que tem vendido refinarias e diminuído a capacidade de refino do país.

Essas medidas, afirmou Vanessa, abrem caminho para o aumento da importação de diesel pelo mercado brasileiro, hoje equivalente a 25% do total comercializado.

Marcos Oliveira / Agência Senado

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM)

Vamos abrir a caixa preta da política de formação de preços. Shell e Ipiranga vão ganhar muito dinheiro com essa política [de subsídio ao diesel] também, pois 25% do óleo diesel comercializado no Brasil são importados. Elas que vão ganhar. O povo terá que pagar com cortes no Orçamento ou outras receitas do governo federal e vão ressarcir as petroleiras estrangeiras”, concluiu.

Ciberia // Revista Fórum

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A situação do País é tão desalentadora e sem esperança de mudança que leva o povo brasileiro a pedir a intervenção militar como única saída e o povo de todo o Brasil, de forma maciça saiu às ruas pedindo isto, só que a Rede Globo, a Bandeirantes, o SBT e a Record não deram nenhuma nota sobre o assunto em seus noticiários, muito pelo contrário, só expediam comentários criticando a idéia, falando muito mal de uma eventual intervenção, ou seja, a imprensa foi e é contra o povo e a favor do gangster e chefe da grande ORCRIM, o meliante Temer. Por isto deram um golpe no povo. Viva o caminhoneiros, abaixo a Globo e Cia e também os militares que se fizeram de surdos, são uns vermes sanguessugas, mais inúteis que vereadores e políticos em geral, custam caríssimo para o País e não servem para nada!

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Especialista chinês: ascensão da China faz EUA entrarem em pânico e ficarem nervosos

O desenvolvimento econômico e a ascensão do país asiático fazem os EUA ficarem nervosos e entrarem em pânico, mas este medo se origina em seus preconceitos, disse em entrevista à Sputnik um especialista chinês. Li Junru, …

Interação de múons, a nova força da natureza que cientistas acreditam ter descoberto

Desde colar um ímã na porta de uma geladeira até jogar uma bola em uma cesta de basquete, as forças da física funcionam em todos os momentos de nossas vidas. Todas as forças que experimentamos todos …

Receita afirma que "só rico lê" e reforça preconceito de classe brasileiro

A Receita Federal deseja manter o projeto que cobra impostos sobre livros. Através da mesclagem entre PIS e Cofins, a nova CBS (Contribuição sobre bens e serviços), uma espécie de imposto sobre valor agregado, o …

Tribunal europeu dá aval a vacinação obrigatória

Corte de direitos humanos diz que medida pode ser necessária em sociedades democráticas e abre precedente no combate à covid-19. Tribunal julgava ação de famílias tchecas que se recusaram a vacinar os filhos. O Tribunal Europeu …

Covid-19: Governo chinês recompensa quem se vacina distribuindo ovos

Primeiro país afetado pela Covid-19, mas também o primeiro a se recuperar da pandemia, a China ainda encontra dificuldades para convencer sua população a se vacinar contra o coronavírus. O governo em algumas regiões …

Bloomberg revela planos de Biden de cortar orçamento do Pentágono

A administração Biden alegadamente pretende propor ao Pentágono um orçamento menor do que sob a administração Trump, reportou a agência Bloomberg citando três fontes. De acordo com agência, o orçamento será US$ 7 bilhões menor (cerca …

Cientistas revelam ameaça de grande desabamento de plataformas de gelo na Antártida

Novo estudo demonstrou que mais de um terço da área das plataformas de gelo na Antártida pode cair no mar se as temperaturas globais aumentarem em quatro graus, em comparação com o nível pré-industrial. De acordo …

“É como um lindo instrumento”: mais de 2 mil microfones desvendam o mistério o zunido dos beija-flores

O beija-flor faz um agradável zumbido quando paira na frente das flores para se alimentar. Mas só agora ficou claro como suas asas gera o som harmônico enquanto bate suas asas a impressionantes 40 vezes …

Barroso determina que presidente do Senado instale "CPI da covid"

Pedido para criar a comissão foi protocolado no início de fevereiro, mas Rodrigo Pacheco resistia. Colegiado deve apurar irregularidades e pode gerar desgaste ao governo. O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou …

Cientistas descobrem segredo do computador de mais de 2 mil anos

A Máquina de Anticítera permanecia há mais de um século como um dos grandes mistérios do planeta até março desse ano: espécie de primeiro computador da história, o mecanismo com mais de 2 mil anos …