Crianças com até 2 anos são as que mais usam aplicativos

Mais de metade das crianças com menos de 8 anos usa aplicativos como entretenimento e as crianças que mais usam os dispositivos eletrônicos têm até 2 anos.

Segundo o estudo “Happy Kids: Aplicativos Seguros e Benéficos para Crianças”, do Catolic Research Centre for Phychological, Family and Social Wellbeing, que foi apresentado na terça-feira (16) em Lisboa, as crianças até 2 anos são as que mais usam aplicativos.

Dos quase 2 mil pais questionados no âmbito do trabalho, que se debruçou sobre a utilização de tecnologia por crianças entre 0 e 8 anos, mil admitiram permitir aos filhos o uso de aplicativos.

Destes, explica o jornal Público, 567 admitiram que os filhos usam a tecnologia em restaurantes; 490 em casa para estarem entretidos enquanto os pais trabalham ou fazem tarefas domésticas; e 99 para resolver uma birra.

De acordo com os pais, os filhos preferem aplicativos de ação e aventura, vídeos e quebra-cabeças. 427 dos participantes acreditam que o uso dos dispositivos pode ser educativo para as crianças, que podem adquirir competências em áreas escolares, como a leitura e a matemática.

Por outro lado, os pais reconhecem que essas atividades podem trazer consequências negativas para os filhos na atividade física (854), na qualidade do sono (702) e nas competências sociais (616).

Além disso, os pais confessam que o que menos gostam nas aplicativos são o fato de não serem apropriados para as crianças (544), poderem ser viciantes (424) e violentos (422).

Em relação à segurança, os pais optam por controlar a utilização (1330) e os conteúdos (1224). Há ainda quem acompanhe as atividades digitais (869) e quem ensine (757).

Segundo Rita Francisco, uma das autoras do estudo, “a forma mais indicada para o uso das tecnologias é promover a interação entre pais e filhos”, mas essa é uma estratégia pouco usada.

Em relação aos perigos do cyberbullying, os pais consideram que os filhos não estão em risco, uma vez que não publicam conteúdos nas redes sociais. Rita Francisco alerta que “as crianças sabem usar mais do que aquilo que os pais pensam e podem estar expostas sem que eles saibam”.

O tema ainda necessita de mais pesquisa, de acordo com a opinião da autora. Mas, por enquanto, a recomendação aos pais é adequar os conteúdos à idade dos filhos, de forma a mantê-los em segurança.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Conflito armado se acirra na fronteira entre Armênia e Azerbaijão

A Armênia e o Azerbaijão se acusaram mutuamente neste domingo (27/09) de iniciar confrontos mortais na região separatista de Nagorno-Karabakh, na fronteira entre os dois países, em meio a uma disputa territorial de décadas. Ao …

Grande depósito de ovos de dinossauro é descoberto na Espanha

O norte de Espanha foi palco de uma nova descoberta paleontológica. Foram encontrados ovos de 68 milhões de anos atrás, que podem conter embriões desses enormes répteis. José Manuel Gasca estava fazendo jogging um dia no …

Uma cidade brasileira pode ter atingido imunidade de grupo ao Covid-19 a um terrível custo

Um surto explosivo de COVID-19 em Manaus pode ter contaminado pessoas suficientes para que a imunidade coletiva tenha se manifestado, sugerem estudos iniciais. Exames de anticorpos mostram que até dois terços da população pode ter contraído …

O raro pedido de desculpas de Kim Jong-un pela morte de sul-coreano na Coreia do Norte

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, divulgou um raro pedido de desculpas pessoal pelo assassinato de um cidadão sul-coreano, segundo o governo da Coreia do Sul. Kim disse a seu colega sul-coreano, Moon Jae-in, …

Esses são os preparativos finais para a NASA coletar amostras do asteroide Bennu

A NASA já iniciou a contagem regressiva para o grande momento da missão OSIRIS-REx: a coleta de amostras do asteroide Bennu, que acontecerá no dia 20 de outubro. Será uma manobra complicada para a sonda …

Trump volta a lançar dúvida sobre processo eleitoral nos EUA

Após recusar comprometimento com transição pacífica de poder, presidente americano diz não saber se é possível um pleito "honesto". Líder republicano no Senado diz que transferência de mandato presidencial será ordenada. O presidente dos EUA, Donald …

Criador do Novichok aponta falta de principais sintomas da substância em Navalny

Leonid Rink não considera convincente a evidência apresentada pela Alemanha sobre o alegado uso do Novichok contra o opositor russo, pois, se isso tivesse acontecido, os efeitos teriam sido diferentes. Podem ter sido encontrados vestígios de …

Este pode ser o 1º planeta descoberto em outra galáxia, a 23 milhões de anos-luz

Astrônomos encontraram um candidato a planeta localizado em outra galáxia, bem longe da Via Láctea, em uma região de intensa atividade caótica. Este mundo distante parece ser um pouco menor do que Saturno e orbita um …

EUA: Trump causa alvoroço ao recusar transição pacífica caso perca as eleições

Donald Trump tensionou a classe política nos Estados Unidos ao se recusar a garantir uma passagem pacífica do poder se perder a eleição presidencial dos Estados Unidos para Joe Biden, em 3 de novembro. Bastou uma …

Escolas de samba adiam desfile de Carnaval no Rio de Janeiro

A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) decidiu adiar os desfiles das escolas de samba do grupo especial, que aconteceriam em fevereiro, devido à pandemia de covid-19. A decisão foi tomada, …