Centenas de crianças estão sendo separadas dos pais imigrantes em celas nas instalações da guarda de controle de fronteira no sul do Texas, nos Estados Unidos. Melania Trump “detesta” ver crianças separadas de suas famílias. A notícia foi divulgada nesta segunda-feira (18) pela agência Associated Press.
Em cada cela, há 20 ou mais crianças, que têm garrafas de água, pacotes de batatas fritas e grandes folhas de papel como cobertores.
A guarda de controle de fronteira norte-americana autorizou nesta segunda os jornalistas a fazerem uma breve visita às instalações onde se encontram adultos e crianças, depois de terem sido detidos na fronteira com o México.
Cerca de 2 mil crianças foram tiradas dos pais desde que a administração do presidente Donald Trump anunciou “tolerância zero” à entrada de pessoas nos Estados Unidos sem autorização legal. A guarda de controle de fronteira assegurou que as pessoas detidas têm refeições adequadas, acesso ao banheiro e cuidados médicos.
Em declarações à CNN, a diretora de comunicação da primeira-dama norte-americana disse que Melania Trump “odeia ver crianças separadas de suas famílias” e “espera que os dois lados do Congresso possam finalmente chegar a um acordo sobre uma reforma da imigração bem-sucedida”.
Nos últimos tempos, a primeira-dama dos EUA tem estado afastada dos holofotes, mas quebrou o silêncio com um comunicado no qual reage às notícias sobre a retirada de crianças das famílias que chegam ilegalmente à fronteira, adianta o Público.
O país deve ser governado “com o coração”, defendeu, evitando mencionar as políticas de combate à imigração da Administração Trump.
Donald Trump defende uma ampla reforma migratória e responsabiliza os democratas pela situação, tendo o término do bloqueio da oposição em Washington ao financiamento de um muro na fronteira com o México como condição.
“Os democratas têm que mudar a lei deles – a lei é deles”, disse o presidente norte-americano, citado pelo New York Times.
Por outro lado, alguns membros do Partido Republicano passam a bola a Trump, afirmando que o presidente “podia acabar com essa política com uma única ligação”, disse o senador Lindsey Graham à CNN. “Vou lhes dizer: se não gosta de ver famílias separadas, pode pedir ao Departamento de Segurança Interna que deixe de fazer isso.”
Ciberia, Lusa // ZAP