Crise do 737 Max faz Boeing registrar perda de produção recorde

Pela primeira vez em décadas, a Boeing terminou o ano com pedidos negativos de produção de aviões comerciais. No final de 2019, a gigante aeroespacial registrou cancelamentos de 87 unidades, o que significa mais baixas dos que negócios realizados.

E, claro, não precisa ir muito longe para saber que a grande responsável por isso é a crise envolvendo os aviões 737 Max, envolvidos em dois acidentes fatais, com mortes de 346 pessoas em um período de cinco meses.

Com isso, nada menos do que 178 aviões foram afetados e os pedidos por novas unidades de seu carro-chefe caíram para a menor marca em 16 anos, segundo a própria empresa. Nesta terça-feira (14), registrou 246 solicitações brutas. Com mais negócios cancelados do que efetivados, o número líquido caiu para 54.

Com isso, a entregas também despencaram: os 806 aviões entregues em 2018 diminuíram para somente 380 no ano passado, um decréscimo de 52%. Para termos de comparação, a rival europeia Airbus distribuiu 768 novos aviões em 2019.

A Boeing acumula um total de 4.545 pedidos não atendidos para a entrega do modelo 737 Max, o que levaria anos para ser resolvido. Como a companhia ainda está realizando correções no software e nos sistemas, e ainda precisa da avaliação final da Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês), a produção foi interrompida, sem previsão de retorno.

Com essa interrupção, a American Airlines já adiantou que removeu o 737 Max de seu cronograma por mais dois meses, e agora serão cancelados mais de 140 voos por dia até o início de junho. A companhia de aviação possui 24 jatos Max e esperava que tivesse mais 40 até o final do ano passado e outros 10 em 2020.

Sem essa frota, mais de 36 mil voos foram encerrados em 2019 e outros 21 mil devem ser desfeitos até o dia 3 de junho. Isso tudo, segundo a American Airlines, já custou US$ 540 milhões em impostos no ano passado, valor que deve ser atualizado na próxima semana.

A expectativa da empresa é que esse prejuízo seja negociado com a Boeing, que continua lidando com os problemas do 737 Max e espera, com o novo CEO, David L. Calhoun, uma temporada menos problemática, com o retorno da produção e o conserto das unidades a partir de abril. O jeito é aguardar para ver.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cannabis tem potencial terapêutico como antibiótico, segundo cientistas

Uma equipe de cientistas da Universidade McMaster, no Canadá, estabeleceu que o canabigerol (CBG) tem potencial no tratamento de bactérias patogênicas. Cientistas da Universidade McMaster no Canadá identificaram um composto antibacteriano gerado pela maconha que poderia …

Escócia será o primeiro país a distribuir absorventes menstruais gratuitamente

O Parlamento autônomo da Escócia deu um passo em direção à gratuidade dos absorventes higiênicos para mulheres - decisão inédita no mundo. A proposta de lei foi votada por 112 deputados e visa lutar contra …

Não precisa sofrer. Carnaval começa cedo em 2021

Com a chegada da quarta-feira de Cinzas, está declarado o fim do Carnaval 2020… Ok, vai… Dá para fazer mais um bota fora na sexta e sábado dessa semana, pois, como sempre, brasileiro dá o …

Coronavírus: antiga vacina pode ter resposta para prevenção contra Covid-19

Novos casos do coronavírus SARS-CoV-2 continuam a se espalhar pelo mundo, mesmo que em velocidade menor de propagação, e sem nenhuma vacina ou medicamento para a prevenção — pelo menos até agora. Já são mais de …

Líderes políticos condenam apoio de Bolsonaro a ato anti-Congresso

Presidente teria compartilhado com aliados convocação para manifestações a seu favor e contra o Legislativo. Lula, FHC, OAB e outras lideranças alertam contra ameaça às instituições democráticas e à Constituição. Líderes políticos de várias correntes e …

A menina de 6 anos que foi presa por se comportar mal na escola nos EUA

Imagens gravadas pela câmera corporal de um policial mostram o momento em que uma criança de seis anos foi presa em uma escola de Orlando, na Florida, em setembro de 2019. As mãos da menina foram …

Achado 'elo perdido' bacteriano fundamental a pensamento e memória do ser humano

Os canais de cálcio que se abrem e fecham em resposta a sinais elétricos no cérebro são essenciais para o pensamento, memória e contrações musculares. A descoberta de um canal de cálcio que é possivelmente um …

Novo estudo aponta Uber e Lyft como responsáveis por aumento de 70% da poluição

Um novo estudo divulgado pela Union of Concerned Scientists nesta terça-feira (25) afirma que as viagens feitas em carros de apps como o Uber e o Lyft foram responsáveis por um aumento de 69% nos …

Brasil tem primeiro teste positivo para coronavírus

Pela primeira vez, o teste em um paciente no Brasil deu positivo para o novo coronavírus causador da doença Covid-19. Segundo divulgou o Ministério da Saúde nesta terça-feira (25/02), trata-se de um homem de 61 …

Tese diz que ‘Parasita’ se inspirou em filme de Sérgio Mallandro e assusta por coerência

E se toda a inspiração do mago do cinema Bong Joon Ho viesse das grandes pérolas do nosso cinema dos anos 90? O diretor e roteirista de parasita já se declarou um fã da sétima …