Crise do 737 Max faz Boeing registrar perda de produção recorde

Pela primeira vez em décadas, a Boeing terminou o ano com pedidos negativos de produção de aviões comerciais. No final de 2019, a gigante aeroespacial registrou cancelamentos de 87 unidades, o que significa mais baixas dos que negócios realizados.

E, claro, não precisa ir muito longe para saber que a grande responsável por isso é a crise envolvendo os aviões 737 Max, envolvidos em dois acidentes fatais, com mortes de 346 pessoas em um período de cinco meses.

Com isso, nada menos do que 178 aviões foram afetados e os pedidos por novas unidades de seu carro-chefe caíram para a menor marca em 16 anos, segundo a própria empresa. Nesta terça-feira (14), registrou 246 solicitações brutas. Com mais negócios cancelados do que efetivados, o número líquido caiu para 54.

Com isso, a entregas também despencaram: os 806 aviões entregues em 2018 diminuíram para somente 380 no ano passado, um decréscimo de 52%. Para termos de comparação, a rival europeia Airbus distribuiu 768 novos aviões em 2019.

A Boeing acumula um total de 4.545 pedidos não atendidos para a entrega do modelo 737 Max, o que levaria anos para ser resolvido. Como a companhia ainda está realizando correções no software e nos sistemas, e ainda precisa da avaliação final da Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês), a produção foi interrompida, sem previsão de retorno.

Com essa interrupção, a American Airlines já adiantou que removeu o 737 Max de seu cronograma por mais dois meses, e agora serão cancelados mais de 140 voos por dia até o início de junho. A companhia de aviação possui 24 jatos Max e esperava que tivesse mais 40 até o final do ano passado e outros 10 em 2020.

Sem essa frota, mais de 36 mil voos foram encerrados em 2019 e outros 21 mil devem ser desfeitos até o dia 3 de junho. Isso tudo, segundo a American Airlines, já custou US$ 540 milhões em impostos no ano passado, valor que deve ser atualizado na próxima semana.

A expectativa da empresa é que esse prejuízo seja negociado com a Boeing, que continua lidando com os problemas do 737 Max e espera, com o novo CEO, David L. Calhoun, uma temporada menos problemática, com o retorno da produção e o conserto das unidades a partir de abril. O jeito é aguardar para ver.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …