Depois de brigar com vizinho, mulher iniciou incêndio que matou 10 pessoas em Paris

(cv)

As autoridades francesas divulgaram mais informações sobre o violento incêndio no qual morreram ao menos 10 pessoas na madrugada desta terça-feira (5), em um prédio de oito andares de um bairro nobre de Paris.

A suspeita de ter ateado fogo no local foi presa e é uma das moradoras do edifício. Ela teria cometido o crime depois de brigar com um vizinho.

A polícia judiciária abriu uma investigação por “destruição voluntária provocando mortes”. Os bombeiros ainda realizam vistorias no prédio e alertam que o número de vítimas pode aumentar. Ao menos dez pessoas morreram e 36 ficaram feridas nas chamas que devastaram o imóvel localizado na rua Erlanger, no 16° distrito.

A principal suspeita é uma mulher, identificada como Essia B., de 40 anos, que teria antecedentes psiquiátricos, de acordo com as autoridades. Ela foi presa na rua, depois de ter iniciado o incêndio no prédio, tentando atear fogo em uma lixeira e em um carro.

feu immeuble

#intervention Retour en images sur le feu d’immeuble dans le 16e arrondissement : le bilan s’alourdit à 10 personnes décédées.

Posted by Pompiers de Paris on Tuesday, February 5, 2019

Vizinhos brigaram por causa de música alta

Alcoolizada, ela explicou aos policiais que havia brigado com um vizinho, Quentin, bombeiro de 22 anos. Morador no edifício há apenas 3 meses, ele contou à imprensa francesa que, na noite de segunda-feira (4) ele e a namorada não conseguiam dormir por causa da música alta que vinha do apartamento da mulher.

Segundo ele, há quinze dias a polícia já havia sido acionada por outro morador pelo mesmo problema. O rapaz contou que ele e a namorada tentaram conversar com a vizinha e convencê-la a abaixar o som mas, sem resultado, chamou a polícia.

Igualmente alterados, o casal deixou o prédio por recomendação dos policiais. Quando retornaram mais tarde, acharam que a mulher tinha sido levada para a delegacia, mas se deparou com a vizinha nas escadas.

O jovem disse que mulher ainda tentou quebrar uma janela, derrubar sua porta e que teria colocado pedaços de madeira e papel na porta de seu apartamento. “Ela me desejou boa sorte, lembrando que eu sou bombeiro e que eu deveria adorar o fogo”, conta.

Quentin conseguiu salvar a namorada das chamas, acionar os bombeiros e a polícia. O rapaz diz ter retirado várias pessoas do edifício. Em entrevista ao jornal Le Parisien, alegou que não sabia que a mulher tinha problemas psiquiátricos. “Sou bombeiro e nunca vivi um drama como esse”, afirmou.

Fogo foi apagado após cinco horas de intervenção

No total, 250 bombeiros foram mobilizados, mas o incêndio se propagou com extrema violência. Desesperados, muitos moradores se refugiaram no teto do imóvel gritando por socorro. Três vítimas morreram ao se atirar das janelas para fugir das chamas.

Cerca de 50 pessoas foram resgatadas pelo lado de fora do prédio. Após cinco horas de intervenção, o fogo foi apagado no início da manhã desta terça-feira. Seis bombeiros ficaram feridos.

“Paris está de luto nesta manhã. O balanço de vítimas é terrível”, tuitou a prefeita da capital francesa, Anne Hidalgo.

O presidente francês, Emmanuel Macron, também reagiu em seu Twitter. “A França acorda emocionada depois do incêndio na rua Erlanger, em Paris, na madrugada. Meus pensamentos às vítimas. Obrigado aos bombeiros cuja coragem permitiu salvar várias vidas”, publicou.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …