Depois de brigar com vizinho, mulher iniciou incêndio que matou 10 pessoas em Paris

(cv)

As autoridades francesas divulgaram mais informações sobre o violento incêndio no qual morreram ao menos 10 pessoas na madrugada desta terça-feira (5), em um prédio de oito andares de um bairro nobre de Paris.

A suspeita de ter ateado fogo no local foi presa e é uma das moradoras do edifício. Ela teria cometido o crime depois de brigar com um vizinho.

A polícia judiciária abriu uma investigação por “destruição voluntária provocando mortes”. Os bombeiros ainda realizam vistorias no prédio e alertam que o número de vítimas pode aumentar. Ao menos dez pessoas morreram e 36 ficaram feridas nas chamas que devastaram o imóvel localizado na rua Erlanger, no 16° distrito.

A principal suspeita é uma mulher, identificada como Essia B., de 40 anos, que teria antecedentes psiquiátricos, de acordo com as autoridades. Ela foi presa na rua, depois de ter iniciado o incêndio no prédio, tentando atear fogo em uma lixeira e em um carro.

feu immeuble

#intervention Retour en images sur le feu d’immeuble dans le 16e arrondissement : le bilan s’alourdit à 10 personnes décédées.

Posted by Pompiers de Paris on Tuesday, February 5, 2019

Vizinhos brigaram por causa de música alta

Alcoolizada, ela explicou aos policiais que havia brigado com um vizinho, Quentin, bombeiro de 22 anos. Morador no edifício há apenas 3 meses, ele contou à imprensa francesa que, na noite de segunda-feira (4) ele e a namorada não conseguiam dormir por causa da música alta que vinha do apartamento da mulher.

Segundo ele, há quinze dias a polícia já havia sido acionada por outro morador pelo mesmo problema. O rapaz contou que ele e a namorada tentaram conversar com a vizinha e convencê-la a abaixar o som mas, sem resultado, chamou a polícia.

Igualmente alterados, o casal deixou o prédio por recomendação dos policiais. Quando retornaram mais tarde, acharam que a mulher tinha sido levada para a delegacia, mas se deparou com a vizinha nas escadas.

O jovem disse que mulher ainda tentou quebrar uma janela, derrubar sua porta e que teria colocado pedaços de madeira e papel na porta de seu apartamento. “Ela me desejou boa sorte, lembrando que eu sou bombeiro e que eu deveria adorar o fogo”, conta.

Quentin conseguiu salvar a namorada das chamas, acionar os bombeiros e a polícia. O rapaz diz ter retirado várias pessoas do edifício. Em entrevista ao jornal Le Parisien, alegou que não sabia que a mulher tinha problemas psiquiátricos. “Sou bombeiro e nunca vivi um drama como esse”, afirmou.

Fogo foi apagado após cinco horas de intervenção

No total, 250 bombeiros foram mobilizados, mas o incêndio se propagou com extrema violência. Desesperados, muitos moradores se refugiaram no teto do imóvel gritando por socorro. Três vítimas morreram ao se atirar das janelas para fugir das chamas.

Cerca de 50 pessoas foram resgatadas pelo lado de fora do prédio. Após cinco horas de intervenção, o fogo foi apagado no início da manhã desta terça-feira. Seis bombeiros ficaram feridos.

“Paris está de luto nesta manhã. O balanço de vítimas é terrível”, tuitou a prefeita da capital francesa, Anne Hidalgo.

O presidente francês, Emmanuel Macron, também reagiu em seu Twitter. “A França acorda emocionada depois do incêndio na rua Erlanger, em Paris, na madrugada. Meus pensamentos às vítimas. Obrigado aos bombeiros cuja coragem permitiu salvar várias vidas”, publicou.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Estudo de terapia com MDMA é tão poderoso que 67% dos voluntários foram curados de trauma

Um teste clínico em humanos inovador alcançou resultados extremamente estatisticamente significativos e uma excelente taxa de segurança, demonstrando que a terapia psicodélica assistida por MDMA pode ser um tratamento eficaz para transtorno de estresse pós-traumático …

Bolsonaro diz que pessoas que cumprem isolamento são "idiotas"

Presidente critica apelos para que brasileiros restrinjam os contatos sociais em meio à pandemia, que já provocou 435 mil mortes no país. "Tem alguns idiotas que até hoje ficam em casa", diz. O Presidente Jair Bolsonaro …

EUA vão fornecer 20 milhões de vacinas contra Covid-19 para outros países

Os Estados Unidos fornecerão 20 milhões de doses adicionais de vacinas contra a Covid-19 para outros países até o final de junho, elevando o total destinado ao exterior para 80 milhões de doses. O …

Demi Lovato vai comandar programa de TV investigativo sobre OVNIs

A atriz e cantora Demi Lovato está prestes a se aventurar em um desafio de outro mundo. A artista anunciou na última semana a sua participação em uma série limitada para a plataforma de streaming …

CPI da Covid: como 'isolamento vertical' pode virar arma contra Bolsonaro

Uma das linhas de investigação da CPI da Covid apura se o governo federal adotou a estratégia da imunidade de rebanho, ou seja, a obtenção da imunidade coletiva por meio da infecção da população, no …

Astrônomos continuam encontrando inexplicáveis anéis circulares misteriosos no céu

Nos últimos anos, astrônomos avistaram vários objetos de rádio gigantescos e quase perfeitamente circulares no universo distante. Embora ninguém tenha uma explicação para essas entidades misteriosas ainda, uma equipe adicionou recentemente outra ao seu catálogo, …

Conflito tem seu dia mais sangrento em Gaza

Bombardeios israelenses deixam pelo menos 42 palestinos mortos e elevam total de vítimas a 188. Netanyahu diz que ataques continuarão. Sem um cessar-fogo à vista, o atual conflito entre Israel e Hamas teve neste domingo (16/05) …

Apple é acusada de enganar usuários através de aplicativos fraudulentos na App Store

A Apple segue batendo recordes financeiros. No entanto, escândalos um atrás do outro aumentam a preocupação em torno da App Store. Após chamar a atenção internacional com as recentes revelações sobre a existência de cassinos ocultos …

Chile escolhe representantes para elaborar nova Constituição

O domingo foi o último dia de votação no Chile para a escolha dos redatores da nova Constituição do país. Os 155 representantes eleitos terão a tarefa de mudar o texto herdado da ditadura. …

China consegue pousar veículo não tripulado em Marte

A China conseguiu neste sábado pousar um veículo autônomo não tripulado em Marte. A fase final da operação Tianwen-1 aconteceu sem falhas, informou a TV estatal chinesa, que transmitiu um programa especial chamado Alo …