Depois dos incêndios, enxurradas e deslizamentos já causaram 13 mortes na Califórnia

Aumentou para 13 o número de mortos no sul do estado norte-americano da Califórnia na sequência de deslizamentos de lama e detritos que arrastaram casas, após uma forte tempestade ter inundado áreas recentemente incendiadas, anunciaram as autoridades locais.

balanço de vítimas, anteriormente oito, foi confirmado pelo xerife do condado de Santa Bárbara, Bill Brown, em coletiva de imprensa. Segundo o responsável, as operações na zona continuam em andamento com, pelo menos, 50 pessoas resgatadas até o momento, enquanto 300 continuam presas em uma das áreas atingidas pelas enxurradas. Há ainda informações de pelo menos 25 feridos no incidente.

A maioria das mortes ocorreram em Montecito, no noroeste de Los Angeles, onde residem várias celebridades norte-americanas, entre elas Oprah Winfrey, Rob Lowe e Ellen DeGeneres.

Muitas casas situadas em vales devastados pela recente onda de incêndios na Califórnia ficaram destruídas, desconhecendo-se o paradeiro dos residentes locais, em parte porque há áreas onde o acesso é difícil por causa da queda de árvores e de cabos elétricos. As equipes de resgate e salvamento recorrem a helicópteros, mesmo durante as chuvas torrenciais, por causa das estradas cortadas.

As autoridades referem ainda que apenas uma “pequena porcentagem” da população daquela zona da Califórnia respeitou as ordens de retirada, que foram sendo emitidas à medida que a tempestade se aproximava.

A primeira grande tempestade desta estação deu-se sobre a maior parte do sul do estado, com ventos fortes, trovoadas e chuvas que quebraram recordes, na região da baía de São Francisco, antes de avançar hoje para o leste, para Central Valley e Sierra Nevada.

São Francisco registrou um recorde de chuva de 80 milímetros na segunda-feira (8), ultrapassando a marca anterior de 60 milímetros, datada de 1872, e fazendo do dia o 16º mais chuvoso desde 1849, segundo o Serviço Meteorológico Nacional, citado pela agência AP.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

"Peças extraordinárias" achadas na Indonésia podem ser da lendária "ilha do Ouro"

Tesouros no valor de milhões de dólares encontrados nos últimos cinco anos ao longo do rio Musi podem ser do antigo império malaio Serivijaia, na ilha de Sumatra, que por 300 anos dominou as rotas …

Pandemia de Covid-19 vai acabar "quando o mundo decidir acabar com ela", diz diretor da OMS

A pandemia de Covid-19 vai acabar "quando o mundo decidir acabar com ela", disse neste domingo (24) o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus. O representante da ONU discursou na abertura …

Google está “criando Deus”, alerta ex executivo da Google

Segundo um ex-executivo do Google, a singularidade está chegando. E, segundo ele isso representa uma grande ameaça para a humanidade. Mo Gawdat, ex-diretor de negócios da organização moonshot do Google, que na época se chamava Google …

Pandemia causa a maior redução na expectativa de vida desde a Segunda Guerra

Desde a descoberta do coronavírus SARS-CoV-2, mais de 4,9 milhões de pessoas morreram oficialmente em consequência da infecção, segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins. Nesse cenário, a pandemia da covid-19 reduziu a expectativa de vida …

Forças Armadas da Noruega assinam contrato bilionário de mísseis para caças F-35

Noruega tem sido um parceiro ativo no programa de caças dos EUA F-35, tendo em conta que 18 empresas deste país nórdico são parceiros diretos. Subsequentemente, a Noruega decidiu adquirir 52 caças F-35 para substituir …

Brasil fez lobby para mudar relatório climático, diz Greenpeace

Vários países, entre eles o Brasil, tentaram fazer mudanças em um crucial relatório da ONU sobre como combater o aquecimento global, afirmou o Greenpeace nesta quinta-feira (21/10), citando um grande vazamento de documentos. Os documentos aos …

Site da Coreia do Sul é usado para hospedar vírus e distribuí-lo via torrents

Uma campanha de distribuição de malwares na Coreia do Sul está disfarçando cavalos de troia de acesso remoto como um jogo para o público adulto, compartilhado via serviço de hospedagem de arquivos, como o WebHard, …

América Latina pode levar ‘muitos anos’ para superar impacto da pandemia, alerta FMI

Os efeitos negativos da pandemia de Covid-19 em termos de produtividade, emprego e capital humano na América Latina e Caribe podem "demorar muitos anos para serem revertidos". O alerta foi feito nesta quinta-feira (21) pelo …

Dinossauro “garça do inferno com cara de crocodilo” é descoberto

Dois dinossauros carnívoros de dentes pontiagudos com crânios de crocodilo apareceram uma vez nas margens do rio na Ilha de Wight, na Inglaterra, revelam novos fósseis. Os cientistas deram às criaturas nomes científicos que se traduzem …

As 9 acusações contra Bolsonaro no relatório da CPI - e a manobra governista para tentar blindá-lo

Após o relatório da CPI da Covid no Senado acusar o presidente Jair Bolsonaro de nove crimes durante a pandemia, um senador da bancada governista tentou uma manobra para "blindar" o chefe do Executivo e …