Depois dos incêndios, enxurradas e deslizamentos já causaram 13 mortes na Califórnia

Aumentou para 13 o número de mortos no sul do estado norte-americano da Califórnia na sequência de deslizamentos de lama e detritos que arrastaram casas, após uma forte tempestade ter inundado áreas recentemente incendiadas, anunciaram as autoridades locais.

balanço de vítimas, anteriormente oito, foi confirmado pelo xerife do condado de Santa Bárbara, Bill Brown, em coletiva de imprensa. Segundo o responsável, as operações na zona continuam em andamento com, pelo menos, 50 pessoas resgatadas até o momento, enquanto 300 continuam presas em uma das áreas atingidas pelas enxurradas. Há ainda informações de pelo menos 25 feridos no incidente.

A maioria das mortes ocorreram em Montecito, no noroeste de Los Angeles, onde residem várias celebridades norte-americanas, entre elas Oprah Winfrey, Rob Lowe e Ellen DeGeneres.

Muitas casas situadas em vales devastados pela recente onda de incêndios na Califórnia ficaram destruídas, desconhecendo-se o paradeiro dos residentes locais, em parte porque há áreas onde o acesso é difícil por causa da queda de árvores e de cabos elétricos. As equipes de resgate e salvamento recorrem a helicópteros, mesmo durante as chuvas torrenciais, por causa das estradas cortadas.

As autoridades referem ainda que apenas uma “pequena porcentagem” da população daquela zona da Califórnia respeitou as ordens de retirada, que foram sendo emitidas à medida que a tempestade se aproximava.

A primeira grande tempestade desta estação deu-se sobre a maior parte do sul do estado, com ventos fortes, trovoadas e chuvas que quebraram recordes, na região da baía de São Francisco, antes de avançar hoje para o leste, para Central Valley e Sierra Nevada.

São Francisco registrou um recorde de chuva de 80 milímetros na segunda-feira (8), ultrapassando a marca anterior de 60 milímetros, datada de 1872, e fazendo do dia o 16º mais chuvoso desde 1849, segundo o Serviço Meteorológico Nacional, citado pela agência AP.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

A descoberta sobre o sistema imunológico que pode ajudar a combater todos os tipos de câncer

Uma recente descoberta sobre o nosso sistema imunológico pode se tornar uma arma para tratar todos os tipos de câncer. Uma equipe de cientistas da Universidade de Cardiff, no País de Gales, desenvolveu um método em …

Holanda apresenta primeira usina de energia solar flutuante do planeta

A partir de 2022, a Holanda deverá ter a primeira usina de energia solar flutuante em funcionamento no mundo. Construída na água, a estação de energia limpa deverá se chamar Zon-op-Zee (“Sol no Mar”, em …

Novo vírus infecto-contagioso explode na China e outros países já estão em alerta

O misterioso vírus que surgiu na China nos últimos dias de 2019 acaba de chegar aos Estados Unidos. As autoridades americanas confirmaram que um homem vindo da China está infectado com o vírus, que é …

Davos assiste choque entre Greta Thunberg e Trump sobre o clima

A 50ª edição do Fórum Econômico Mundial de Davos começou nesta terça-feira (21) na Suíça dominada pelos debates sobre as mudanças climáticas. Pelo segundo ano consecutivo, a jovem ativista sueca Greta Thunberg foi convidada a …

China proibirá plástico não biodegradável

País asiático quer reduzir o uso de produtos como talheres e sacolas descartáveis em 30% até 2025. Plano prevê proibições escalonadas em hotéis, restaurantes e serviços de entrega do comércio eletrônico em áreas urbanas. As autoridades …

Inteligência artificial está sendo usada para combater extinção de pinguins

Uma tecnologia de inteligência artificial está sendo determinante no combate à extinção de pinguins no mundo. A ferramenta está sendo utilizada pela Gramener, empresa membro Intel AI Builder, que, a partir de imagens de regiões …

Criaram um escape room baseado em La Casa de Papel

As empresas Fever Originals, Atresmedia e Enigma Exprés criaram um escape room na Espanha baseado em “La Casa de Papel“. Mais de 80 mil pessoas participaram da primeira temporada do desafio. Vestidos com os uniformes e …

Guaidó desafia proibição de deixar Venezuela e inicia giro internacional em busca de apoio

O opositor venezuelano Juan Guaidó voltou a desafiar a proibição de deixar o país. O autoproclamado presidente interino viajou para a Colômbia, antes de seguir para Bélgica e Suíça. Ele pretende participar do Fórum …

FMI prevê melhora para economia brasileira, apesar da redução do crescimento mundial

O Fundo Monetário Internacional reduziu nesta segunda-feira (20) sua expectativa de crescimento global para este ano. A instituição é mais otimista sobre a situação do Brasil, que deve crescer nos próximos anos. O FMI disse …

Harry diz estar triste por deixar deveres reais

O príncipe Harry falou neste domingo (19/01) de sua tristeza por ser obrigado a desistir de seus deveres reais em um acordo com a família real britânica, dizendo não haver outra opção se ele e …