Depois dos incêndios, enxurradas e deslizamentos já causaram 13 mortes na Califórnia

Aumentou para 13 o número de mortos no sul do estado norte-americano da Califórnia na sequência de deslizamentos de lama e detritos que arrastaram casas, após uma forte tempestade ter inundado áreas recentemente incendiadas, anunciaram as autoridades locais.

balanço de vítimas, anteriormente oito, foi confirmado pelo xerife do condado de Santa Bárbara, Bill Brown, em coletiva de imprensa. Segundo o responsável, as operações na zona continuam em andamento com, pelo menos, 50 pessoas resgatadas até o momento, enquanto 300 continuam presas em uma das áreas atingidas pelas enxurradas. Há ainda informações de pelo menos 25 feridos no incidente.

A maioria das mortes ocorreram em Montecito, no noroeste de Los Angeles, onde residem várias celebridades norte-americanas, entre elas Oprah Winfrey, Rob Lowe e Ellen DeGeneres.

Muitas casas situadas em vales devastados pela recente onda de incêndios na Califórnia ficaram destruídas, desconhecendo-se o paradeiro dos residentes locais, em parte porque há áreas onde o acesso é difícil por causa da queda de árvores e de cabos elétricos. As equipes de resgate e salvamento recorrem a helicópteros, mesmo durante as chuvas torrenciais, por causa das estradas cortadas.

As autoridades referem ainda que apenas uma “pequena porcentagem” da população daquela zona da Califórnia respeitou as ordens de retirada, que foram sendo emitidas à medida que a tempestade se aproximava.

A primeira grande tempestade desta estação deu-se sobre a maior parte do sul do estado, com ventos fortes, trovoadas e chuvas que quebraram recordes, na região da baía de São Francisco, antes de avançar hoje para o leste, para Central Valley e Sierra Nevada.

São Francisco registrou um recorde de chuva de 80 milímetros na segunda-feira (8), ultrapassando a marca anterior de 60 milímetros, datada de 1872, e fazendo do dia o 16º mais chuvoso desde 1849, segundo o Serviço Meteorológico Nacional, citado pela agência AP.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …