Descoberta lista com 12 mil simpatizantes do nazismo na Argentina

OPA / Wikimedia

Uma lista com 12 mil nomes de pessoas que simpatizavam com o regime nazista foi descoberta em Buenos Aires e divulgada nesta segunda-feira (02/03) pelo Centro Simon Wiesenthal, que tem por missão encontrar criminosos da Segunda Guerra Mundial.

Um pesquisador argentino encontrou uma cópia da lista, elaborada nos anos 1930 e destruída em 1943, no porão de um antigo banco alemão na capital da Argentina e a repassou ao Centro Simon Wiesenthal.

A lista ajuda a entender um esquema de lavagem de dinheiro pelos nazistas. Por esse esquema, o dinheiro expropriado de judeus na Alemanha era enviado à Argentina e, de lá, depositado na Suíça por intermédio de bancos alemães em Buenos Aires.

Segundo o diretor para a América Latina do Centro Simon Wiesenthal, Ariel Gelblung, nem todo mundo que está na lista participou desse esquema, mas todo mundo que participou da triangulação está na lista.

Muitas pessoas que constam da lista teriam enviado grandes quantidades de dinheiro a contas bancárias na Suíça. “Acreditamos que o dinheiro que está em grandes contas inativas é produto de expropriações de vítimas judias”, afirmou a organização israelense de direitos humanos.

Muitos nomes da lista tinham alguma relação com empresas alemãs ligadas ao regime nazista e incluídas numa lista elaborada pelos Estados Unidos e o Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial, afirmou o Centro Simon Wiesenthal. Alemães na Argentina depositavam o dinheiro em contas bancárias no Schweizerische Kreditanstalt, que depois se converteu no banco Credit Suisse, afirmou a entidade.

O dinheiro enviado à Suíça está hoje em contas congeladas desde o fim da Segunda Guerra Mundial. O Centro Simon Wiesenthal pediu ao Credit Suisse que abra os arquivos dessas contas. O banco se dispôs a colaborar para esclarecer o caso, noticiou a imprensa argentina.

Durante a década de 1930, o regime militar do presidente José Félix Uriburu, apelidado de “Von Pepe” por sua germanofilia, era um simpatizante aberto do regime nazista. O partido nazista alemão (NSDAP) tinha 1.400 membros na Argentina. No país havia ainda 12 mil apoiadores da organização sindical nazista Frente Alemã do Trabalho e 8 mil integrantes de outras organizações nazistas.

Depois de uma troca de poder, em 1938, o novo governo argentino do presidente Roberto Ortiz passou a combater os nazistas no país, e o Parlamento criou uma comissão de investigação, que elaborou a lista agora encontrada.

Em 1943, quando o militar fascista Pedro Pablo Ramírez chegou ao poder por meio de um golpe de Estado, ele acabou com a comissão e mandou destruir todas as informações, incluindo a lista com os 12 mil nomes. Mas uma cópia se salvou, e acabou encontrada por acaso pelo pesquisador Pedro Filipuzzi no porão no centro de Buenos Aires.

Segundo Gelblung, o pesquisador encontrou a lista nos anos 1980. “Não sei por que não a divulgou antes”, comentou.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …