Ex-presidente da Argentina: Cristina Kirchner é acusada de liderar esquema de corrupção

José Cruz / Agência Brasil

Cristina Kirchner, ex-presidente da Argentina

Cristina Kirchner é suspeita de aceitar propina de empresas de construção civil que, em troca, conseguiam contratos em empreitadas públicas. O juiz Claudio Bonadio pediu a prisão preventiva da ex-presidente da Argentina.

Nesta segunda-feira (17), a antiga presidente argentina, Cristina Kirchner, foi acusada formalmente de corrupção, praticada através de um grupo organizado que tinha como objetivo a recepção ilegal de dinheiro, usado como suborno, informa a TSF.

A acusação foi feita pelo juiz Claudio Bonadio, que pediu a medida de prisão preventiva para Kirchner, medida que tem ainda de ser aprovada pelo Senado.

O juiz considerou que a ex-presidente da Argentina é uma das líderes do grupo, em conjunto com seu marido Néstor Kirchner, ex-presidente que morreu em 2010, e o ex-ministro do Planejamento, Julio de Vido.

Para Bonadio, a investigação provou que foi montado um esquema complexo dentro do Estado. Esta era “uma organização criminosa constituída por funcionários públicos, que usaram meios oficiais (veículos, funcionários e celulares) e comandados pelos detentores do Poder Executivo Nacional (Néstor Carlos Kirchner e Cristina Elisabet Fernández) e pelo Ministério do Planejamento, Investimento Público e Serviços (Julio Miguel De Vido), tendo atuado entre 2003 e 2015“.

O juiz reitera que o objetivo da organização era “receber somas ilegítimas de dinheiro por parte de vários indivíduos, muitos deles contratados para obras públicas do Estado”.

O escândalo estourou no mês de agosto, quando um jornal publicou os apontamentos do motorista do ministro do Planejamento de Cristina Kirchner, que foi o responsável pela entrega da propina. Essas anotações dão conta da entrega de sacos de dinheiro em gabinetes do governo e na residência privada da antiga presidente e do falecido marido.

Nos cadernos constam detalhes minuciosos que incluem matrículas dos carros usados, horários, moradas e os montantes que eram transportados. Além disso, o motorista Oscar Centeno, fotografou e filmou todas as recolhas de dinheiro e calcula que, ao todo, teria transportado cerca de 56 milhões de dólares em dinheiro.

 

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Motor nuclear projetado para NASA poderá transportar humanos para Marte em apenas 3 meses

A NASA tem como meta enviar a primeira tripulação humana para Marte em 2030, e certa inovação poderá fazer a jornada de mais de 64 milhões de quilômetros em apenas três meses, em vez de …

Imunidade ao coronavírus 'diminui rapidamente' em assintomáticos, diz estudo britânico

Um estudo britânico publicado nesta terça-feira mostra que a imunidade adquirida por pessoas curadas do novo coronavírus "diminui muito rapidamente", especialmente em pacientes assintomáticos e, em certos casos, pode durar apenas alguns meses. O trabalho …

Senado dos EUA aprova indicada de Trump para Suprema Corte

A poucos dias das eleições americanas, Amy Barrett é confirmada para a vaga por 52 votos a 48. Conservadora e católica devota, ela substitui Ruth Bader Ginsburg, uma das mais célebres figuras progressistas do tribunal. O …

NASA descobre grandes quantidades de água em cratera iluminada na Lua

Nesta segunda-feira (26), a NASA revelou os resultados de dois estudos que trouxeram novas descobertas sobre a Lua: dados obtidos pelo observatório aéreo Stratospheric Observatory for Infrared Astronomy (SOFIA) confirmam, pela primeira vez, que existe …

Ciclone no litoral brasileiro pode causar tempestades em 9 estados

Um ciclone no litoral brasileiro já está causando graves chuvas em diversas regiões do Brasil e seus impactos podem causar tempestades em 9 estados. O Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) emitiu sinal de alerta para diversas …

Processo contra o Google nos EUA pode afetar o modo como você usa seu celular

Na última terça-feira (23), o Departamento de Justiça dos EUA entregou um "presente de Halloween" pouco agradável ao Google: um gigantesco processo antitruste, acusando a empresa de práticas que eliminam a competição nos mercados de …

Chilenos decidem a favor de nova Constituição por ampla maioria

Em plebiscito, quase 80% dos eleitores votam a favor de uma nova Carta Magna, em substituição à herdada da era Pinochet, e de que ela seja escrita por uma Assembleia Constituinte com igualdade entre mulheres …

'Vai comprar lá na Venezuela', rebate presidente a apoiador que reclamou de preço do arroz

O presidente Jair Bolsonaro rebateu neste domingo (25), durante passeio de moto por Brasília, crítica de apoiador sobre a alta do preço do arroz. No momento em que saia da Feira Permanente do Cruzeiro, região administrativa …

Espanha, Itália e França ampliam restrições em fim de semana com recorde de casos da Covid-19

Os líderes europeus intensificam as medidas de combate à pandemia do coronavírus, depois da alta de 42% de novos casos da Covid-19 em uma semana. A Itália reforçou neste domingo as medidas de restrição …

Pistachio, o cãozinho filhote que nasceu com pelo verde na Itália

O fazendeiro italiano Cristian Mallocci esperava uma ninhada normal de cachorros de sua cadelinha labradora. Entretanto, ao ver os filhotinhos que nasceram, ele percebeu que um era um pouquinho diferente. ‘Pistachio’, como foi nomeado posteriormente, …