Descoberto animal que sobreviveu milhões de anos sem reprodução sexual

(dr)

Uma equipe internacional de pesquisadores estudou uma espécie de ácaros-escaravelho, também conhecida como Oppiella nova, concluindo que a “sobrevivência de uma espécie sem reprodução sexual é bastante rara, porém não é impossível”.

Até agora, a sobrevivência de uma espécie durante um período muito longo sem reprodução sexual era considerada algo improvável ou mesmo impossível.

No entanto, uma equipe de zoólogos e biólogos evolucionistas da Alemanha, Suíça e França descobriu recentemente que uma espécie de ácaros-escaravelho, conhecida como Oppiella nova, foi capaz de sobrevier possivelmente ao longo de milhões de anos completamente sem sexo.

Os pesquisadores recolheram na Alemanha, diferentes espécimes de Oppiella nova, uma espécie composta exclusivamente por fêmeas, que medem um quinto de milímetro, sequenciaram e analisaram sua informação genética, segundo estudo publicado na revista PNAS.

A análise dos dados demonstrou o efeito Meselson (chamado assim em homenagem ao geneticista norte-americano Matthew Stanley Meselson), que descreve uma característica no genoma de um organismo sugerindo uma reprodução puramente assexual.

“Nossos resultados mostram claramente que a Oppiella nova se reproduz exclusivamente de forma assexual. Quando se trata de entender como a evolução assexual funciona, estes ácaros-escaravelho podem proporcionar algumas surpresas”, observou o dr. Jens Bast, do Instituto de Zoologia da Universidade de Colônia, na Alemanha.

Os resultados demonstram que a sobrevivência de uma espécie sem reprodução sexual é bastante rara, porém não impossível.

A equipe tentará averiguar o que faz com que estes animais sejam tão especiais, conclui o comunicado da Universidade de Colônia.

Os cientistas já conhecem a grande vantagem evolutiva da reprodução sexual, uma estratégia que, através do encontro de dois genomas diferentes, permite a diversidade genética na descendência.

É possível que as espécies que se reproduzem assexualmente produzam clones genéticos de si próprias.

Ao invés das outras espécies, a falta de reprodução sexual faz com que as duas cópias do genoma acumulem mutações de forma independente e se tornem cada vez mais diferentes dentro de um mesmo indivíduo, ou seja, as duas cópias evoluem de forma independente e, por isso, os animais deste tipo correm maior risco de extinção.

Ciberia // Sputnik

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …