Lula pode ser solto no próximo dia 26 após novo julgamento no STF

Lula Marques / Agência PT

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin liberou para julgamento recurso protocolado pela defesa para suspender a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O caso deve ser julgado pela Segunda Turma da Corte no dia 26 de junho, conforme sugestão do ministro. Se a condenação for suspensa como foi pedido pelos advogados, o ex-presidente poderá deixar a prisão e também se candidatar às eleições.

O ex-presidente está preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba desde o dia 7 de abril, por determinação do juiz Sérgio Moro, que ordenou a execução provisória da pena de 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, no caso do tríplex em Guarujá (SP).

A prisão foi executada com base na decisão do STF que autorizou prisões após o fim dos recursos segunda instância da Justiça.

Na petição enviada ao Supremo, a defesa do ex-presidente alega que há urgência na suspensão da condenação, porque Lula é pré-candidato à Presidência e tem seus direitos políticos cerceados ante a execução da condenação, que não é definitiva.

“Além de ver sua liberdade tolhida indevidamente, corre sério risco de ter, da mesma forma, seus direitos políticos cerceados, o que, em vista do processo eleitoral em curso, mostra-se gravíssimo e irreversível”, argumentou a defesa.

Além de Fachin, a Segunda Turma do STF é composta pelos ministros Gilmar Mendes, Ricardo Lewadowski, Dias Toffoli e Celso de Mello.

Ciberia // Agência Brasil

COMPARTILHAR

18 COMENTÁRIOS

  1. Estes caras,isto mesmo, estes caras do STF estão procurando uma maneira de soltar este bandido; acho até que temem algo que possa vir a tona. Pelo que é do conhecimento público existem milhares de processos a espera de decisão do STF este bandido, condenado já em 2ª instância, frente a possibilidade de liberdade pelos seus pares, tem preferência, alguém sabe o porquê?

    • Se vc puder explicar antes por que o passaram na frente de outros “milhares” de processos na pressa de levá-lo à prisão…

      • É tão simples: Se o cara ganhou ou “mandou ganhar” as ultimas 4 eleições presidenciais e nas 3 anteriores ficou em segundo lugar, o único jeito dos adversários segurarem ele seria elimina-lo por fora das eleições, mas como o único candidato que está conseguido ocupar esse vácuo parece ser um boçal, “vamo” soltar que “tava” melhor com ele, afinal como diz o provérbio árabe “inimigo do meu inimigo é meu amigo”, he, he.

        • Pois é, ele “mandou ganhar” as 4 últimas eleições com mais de 50% da população e essa ele está mandando também não é? Mesmo na cadeia e sem dinheiro ele consegue comprar todo mundo e ficar na frente do pleito. Sò não consegue pagar estas mesmas pessoas para o soltarem, não é, senhor inteligente. PQP! Nunca vi tanta asneira junto.
          Já parou para pensar que pode ser ao contrário. Ele está preso porque é a única maneira de ganharem a eleição, ou seja, no golpe, já que NO VOTO POPULAR Lula ganha em todos os cenários!

          • Ao dizer “mandou ganhar” me refiro a eleição da Dilma, agora ele pode fazer a mesma coisa elegendo qualquer outro poste.

            Justiça com viés político não é melhor do que corrupção, o Moro condena por convicção, sem provas, ouvindo o que ele chama de bandidos, mas ele não ouve bandidos quando eles falam das maracutaias (veja a entrevista dele no Roda Viva) que ele faz em nome da mulher dele, apoia o auxílio moradia para Juízes que tem casa própria justificando que não recebem aumento a muito tempo e não considera como desvio de finalidade.

            O processo do tríplex não faz sentido, não importado se o Lula é culpado ou inocente, se uma pessoa não teve posse de fato nem de direito não se pode provar que há ocultação de patrimônio, exigiu prova negativa no processo da cobertura de São Paulo, que nem o Bush quando exigiu que o Saddan Hussen provasse que NÂO tinha armas de destruição em massa, não é uma atitude inteligente apoiar a condenação sem provas, isso mantem o Brasil na classificação se república das bananas, esse tipo de atitude pose der usada contra você ou alguém que voçê prese no futuro.

    • KKKKKKKKKKK claro claro, o STF tá fazendo de tudo pra soltar o Lula. Eu gostaria de saber que mundo vcs vivem. KKKKKKKKKKKKKKK

  2. É, tem que ser muito trouxa para acreditar que o Lula não está preso pelo risco de ganhar a eleição, que feio, por que não arrumam um candidato e ganham a eleição?

  3. A soltura desse vagabundo, se ocorrer (e com esse STF nada isento parece possível) só vai agradar, além do povo ignorante que vota nessa cavalgadura, à esquerdopatia fanática e ridícula que defende o canalha e essa ideologia fracassada. Essa gente, convenhamos, é a pior praga da política deste país. Dá vontade de vomitar!

  4. Não dá para acreditar. Tudo leva a crer que esses ministros tenham. O rabo muito preso, como o lularápio gritou várias vezes. “Se eu for preso arrasto muita gente comigo.” E obviamente se referia ao STF

  5. sou empresario a mais de 20 anos neste pais.
    se o Lula voltar ao poder, fecho minhas empresas, demito todos os meus empregados e vou morar na Europas
    Ja parei de investir nas empresas e estou planejando um caixa para minha partida se necessario.
    esta noticia muito me enoja, com esta segunda turma do STF vai ser dificil ele continuar preso, pior, poder se candidatar (ficha suja e condenado em 2.) e …..
    se ele ganhar eu deixo este pais ! me desculpe, não luto mais !!!

  6. Já não viram esse filme?
    Titulo: Rei Leão
    Elenco:
    – Simba: Lula;
    – Mufasa: Dilma;
    – Scar: Temer;
    – Hienas: Poderes Legislativo e Judiciário;
    – Bando de leões: Povo Brasileiro.

  7. Essa cambada do STF, são farinha do mesmo saco, prendem pra dizer que estão fazendo o bem para o Brasil e, depois soltam os bandidos, porque são subornados pelos corruptos, e ficam com o rabo preso, com os mesmos, estamos num barco furado, o Brasil nunca vai melhorar, infelizmente, temos de procurar outro lugar pra morar, aqui só sendo corrupto, pra morar. Que Deus nos ajude.

    • É, você tem razão e pior que tenho a convicção (já que podemos acusar sem provas no Brasil) que também falta honestidade nesse Sérgio Moro também, não tem santo nesse cenário, mas a forma que ele age demonstra cabalmente que eles está sendo comprado por algum interesse igualmente escuso.

      Mas eu não me iludo, não tem outro lugar para morar sem corrupção, ela só fica mais bem escondida, salvo países tão ricos que já não tem nem graça para eles roubar.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Os insetos estão “comendo” plástico (e isso ameaça a cadeia alimentar)

Os microplásticos já são um problema conhecido dos nossos oceanos, mas seu alcance pode ser maior do que imaginávamos. Segundo uma nova pesquisa, o problema deixou de ser apenas dos oceanos, tendo já chegado aos …

Funcionários do McDonald’s entram em greve nos EUA contra o assédio sexual

Trabalhadores do McDonald’s realizaram, nesta terça-feira (17), em dez cidades norte-americanas, uma greve laboral contra o assédio sexual na empresa, em consonância com o movimento #MeToo. De acordo com os organizadores, o objetivo foi protestar contra …

Facebook é acusado de discriminar mulheres em anúncios de emprego

O Facebook está novamente envolvido em polêmica, desta vez por ter ajudado os empregadores a discriminar candidatos com base no gênero. Segundo uma denúncia apresentada nesta terça-feira (17) na agência federal norte-americana, vários recrutadores utilizam o …

Em parecer ao STF, PGR insiste para que Eduardo Cunha continue preso

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, insistiu, em manifestação ao Supremo Tribunal Federal (STF), que o ex-presidente da Câmara e deputado cassado Eduardo Cunha continue preso preventivamente em Curitiba, onde se encontra desde outubro de …

Cúpula das Coreias: terra de paz, visita inédita a Seul e candidatura conjunta aos Jogos Olímpicos

Os líderes das duas Coreias se comprometeram em fazer da península coreana “uma terra de paz”, com o Norte disposto a avançar com o desmantelamento do seu programa nuclear, se os EUA também tomarem “medidas proporcionais”. O …

Maduro compara “inquisição” contra venezuelanos à perseguição dos judeus

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou nesta terça-feira (17) que há uma “campanha de inquisição” contra os venezuelanos, comparando a situação à perseguição dos judeus liderada pelo ditador Adolf Hitler.  De acordo com Maduro, países …

Estudantes criam solução para absorver óleo no mar com casca de coco

As estudantes Núbia Marques da Silva e Aline Faustino Soares, do curso de Logística da Escola Técnica Estadual (Etec) de Caraguatatuba, no litoral de São Paulo, desenvolveram uma solução que absorve vazamentos de óleo no …

Sírios abatem avião militar da Rússia (e a culpa “é de Israel”)

O avião de reconhecimento russo Il-20 foi abatido na segunda-feira (17) pelo sistema antiaéreo sírio, vitimando 15 militares. O ministério da Defesa russo acusou Israel e ameaçou retaliar. A base aérea russa de Hmeimim perdeu contato …

Influenciadas por Marielle, candidatas negras destacam luta por direitos humanos

O número de mulheres negras candidatas aumentou em 16% das eleições de 2014 para as de 2018 de acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Algumas delas têm como plataforma de luta os direitos …

Asteroide que poderia destruir a Humanidade é três vezes maior que Londres

Enquanto explorava uma galáxia distante, a NASA conseguiu medir o tamanho de um asteroide. É três vezes o tamanho de Londres e poderia causar uma destruição em massa – ou até extinguir a humanidade, em …