Lula pode ser solto no próximo dia 26 após novo julgamento no STF

Lula Marques / Agência PT

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin liberou para julgamento recurso protocolado pela defesa para suspender a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O caso deve ser julgado pela Segunda Turma da Corte no dia 26 de junho, conforme sugestão do ministro. Se a condenação for suspensa como foi pedido pelos advogados, o ex-presidente poderá deixar a prisão e também se candidatar às eleições.

O ex-presidente está preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba desde o dia 7 de abril, por determinação do juiz Sérgio Moro, que ordenou a execução provisória da pena de 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, no caso do tríplex em Guarujá (SP).

A prisão foi executada com base na decisão do STF que autorizou prisões após o fim dos recursos segunda instância da Justiça.

Na petição enviada ao Supremo, a defesa do ex-presidente alega que há urgência na suspensão da condenação, porque Lula é pré-candidato à Presidência e tem seus direitos políticos cerceados ante a execução da condenação, que não é definitiva.

“Além de ver sua liberdade tolhida indevidamente, corre sério risco de ter, da mesma forma, seus direitos políticos cerceados, o que, em vista do processo eleitoral em curso, mostra-se gravíssimo e irreversível”, argumentou a defesa.

Além de Fachin, a Segunda Turma do STF é composta pelos ministros Gilmar Mendes, Ricardo Lewadowski, Dias Toffoli e Celso de Mello.

Ciberia // Agência Brasil

COMPARTILHAR

19 COMENTÁRIOS

  1. Estes caras,isto mesmo, estes caras do STF estão procurando uma maneira de soltar este bandido; acho até que temem algo que possa vir a tona. Pelo que é do conhecimento público existem milhares de processos a espera de decisão do STF este bandido, condenado já em 2ª instância, frente a possibilidade de liberdade pelos seus pares, tem preferência, alguém sabe o porquê?

    • Se vc puder explicar antes por que o passaram na frente de outros “milhares” de processos na pressa de levá-lo à prisão…

      • É tão simples: Se o cara ganhou ou “mandou ganhar” as ultimas 4 eleições presidenciais e nas 3 anteriores ficou em segundo lugar, o único jeito dos adversários segurarem ele seria elimina-lo por fora das eleições, mas como o único candidato que está conseguido ocupar esse vácuo parece ser um boçal, “vamo” soltar que “tava” melhor com ele, afinal como diz o provérbio árabe “inimigo do meu inimigo é meu amigo”, he, he.

        • Pois é, ele “mandou ganhar” as 4 últimas eleições com mais de 50% da população e essa ele está mandando também não é? Mesmo na cadeia e sem dinheiro ele consegue comprar todo mundo e ficar na frente do pleito. Sò não consegue pagar estas mesmas pessoas para o soltarem, não é, senhor inteligente. PQP! Nunca vi tanta asneira junto.
          Já parou para pensar que pode ser ao contrário. Ele está preso porque é a única maneira de ganharem a eleição, ou seja, no golpe, já que NO VOTO POPULAR Lula ganha em todos os cenários!

          • Ao dizer “mandou ganhar” me refiro a eleição da Dilma, agora ele pode fazer a mesma coisa elegendo qualquer outro poste.

            Justiça com viés político não é melhor do que corrupção, o Moro condena por convicção, sem provas, ouvindo o que ele chama de bandidos, mas ele não ouve bandidos quando eles falam das maracutaias (veja a entrevista dele no Roda Viva) que ele faz em nome da mulher dele, apoia o auxílio moradia para Juízes que tem casa própria justificando que não recebem aumento a muito tempo e não considera como desvio de finalidade.

            O processo do tríplex não faz sentido, não importado se o Lula é culpado ou inocente, se uma pessoa não teve posse de fato nem de direito não se pode provar que há ocultação de patrimônio, exigiu prova negativa no processo da cobertura de São Paulo, que nem o Bush quando exigiu que o Saddan Hussen provasse que NÂO tinha armas de destruição em massa, não é uma atitude inteligente apoiar a condenação sem provas, isso mantem o Brasil na classificação se república das bananas, esse tipo de atitude pose der usada contra você ou alguém que voçê prese no futuro.

    • KKKKKKKKKKK claro claro, o STF tá fazendo de tudo pra soltar o Lula. Eu gostaria de saber que mundo vcs vivem. KKKKKKKKKKKKKKK

  2. É, tem que ser muito trouxa para acreditar que o Lula não está preso pelo risco de ganhar a eleição, que feio, por que não arrumam um candidato e ganham a eleição?

  3. A soltura desse vagabundo, se ocorrer (e com esse STF nada isento parece possível) só vai agradar, além do povo ignorante que vota nessa cavalgadura, à esquerdopatia fanática e ridícula que defende o canalha e essa ideologia fracassada. Essa gente, convenhamos, é a pior praga da política deste país. Dá vontade de vomitar!

  4. Não dá para acreditar. Tudo leva a crer que esses ministros tenham. O rabo muito preso, como o lularápio gritou várias vezes. “Se eu for preso arrasto muita gente comigo.” E obviamente se referia ao STF

  5. sou empresario a mais de 20 anos neste pais.
    se o Lula voltar ao poder, fecho minhas empresas, demito todos os meus empregados e vou morar na Europas
    Ja parei de investir nas empresas e estou planejando um caixa para minha partida se necessario.
    esta noticia muito me enoja, com esta segunda turma do STF vai ser dificil ele continuar preso, pior, poder se candidatar (ficha suja e condenado em 2.) e …..
    se ele ganhar eu deixo este pais ! me desculpe, não luto mais !!!

  6. Já não viram esse filme?
    Titulo: Rei Leão
    Elenco:
    – Simba: Lula;
    – Mufasa: Dilma;
    – Scar: Temer;
    – Hienas: Poderes Legislativo e Judiciário;
    – Bando de leões: Povo Brasileiro.

  7. Essa cambada do STF, são farinha do mesmo saco, prendem pra dizer que estão fazendo o bem para o Brasil e, depois soltam os bandidos, porque são subornados pelos corruptos, e ficam com o rabo preso, com os mesmos, estamos num barco furado, o Brasil nunca vai melhorar, infelizmente, temos de procurar outro lugar pra morar, aqui só sendo corrupto, pra morar. Que Deus nos ajude.

    • É, você tem razão e pior que tenho a convicção (já que podemos acusar sem provas no Brasil) que também falta honestidade nesse Sérgio Moro também, não tem santo nesse cenário, mas a forma que ele age demonstra cabalmente que eles está sendo comprado por algum interesse igualmente escuso.

      Mas eu não me iludo, não tem outro lugar para morar sem corrupção, ela só fica mais bem escondida, salvo países tão ricos que já não tem nem graça para eles roubar.

  8. A classe favorecida é minoria, ou seja, a riqueza esta concentrada na mão de um punhado de gato pingado, quando os raios da bonança excessiva diminuíram devido ao eclipse Lula, essa, minoria começou a bater panela e vestir a camisa verde e amarela… A teta já não jorra leite como antes. Secretárias do lar agora possuem direitos trabalhistas, o outro lado do planeta gigante e formado por várias minorias começaram a sentir o raio de sol ainda que tímidos, mas, o suficiente para acorda-los para o poder que possuem juntos. Ladrão ou não… Entre todos eles… Prefiro o ladrão que rouba, mas, também divide ainda que migalhas com os pobres… Antes nem isso… Em breve seremos mais fortes e mais instruídos ao ponto de não aceitarmos mais nenhum tipo de ladrão e ai teremos igualdade social de direitos, deveres e valores. Varias minorias juntos são mais fortes que o dinheiro dessa burguesia pequena em todos os sentidos, exceto no cúmulo de dinheiro.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Rede 5G pode transmitir energia elétrica e aposentar as baterias no futuro

O mundo já conhece os benefícios da tecnologia 5G como a alta velocidade na transmissão de dados e baixa latência. Agora, os cientistas do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos EUA, descobriram que essas redes …

Covid: como evitar a trágica marca de 5 mil mortes por dia no Brasil?

No dia 19 de maio de 2020, o Brasil atingiu pela primeira vez a marca das mil mortes diárias por covid-19. Esse número permaneceu relativamente estável, em um patamar considerado alto, durante todo o segundo semestre …

Físicos afirmam que o universo é um computador de aprendizado de máquina

Físicos teóricos que trabalham com a Microsoft lançaram um artigo na sexta-feira afirmando que o universo é essencialmente um computador de aprendizagem de máquina (machine learning, em inglês). Os pesquisadores, vários afiliados à Microsoft, pré-publicaram um …

Mundo ainda tem países sem uma única dose de vacina

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 600 milhões de doses de vacina contra a covid-19 já foram aplicadas em todo o mundo. Mas a discrepância entre países é alta: enquanto, …

Covid: site calcula quando você será vacinado. Resultados não animam

Um grupo de voluntários chamado CoronavirusBra desenvolveu uma plataforma para calcular quando você será vacinado contra a covid-19. O ‘Quando vou ser vacinado?’ utiliza dados públicos como a média de imunizados com o número de pessoas …

Rússia inicia desenvolvimento de mais uma vacina contra COVID-19

Sendo o primeiro país a registrar uma vacina contra a COVID-19, a Rússia anunciou o início do desenvolvimento de mais uma vacina contra o coronavírus. A criação do novo medicamento estará a cargo do Instituto Smorodintsev …

Especialista chinês: ascensão da China faz EUA entrarem em pânico e ficarem nervosos

O desenvolvimento econômico e a ascensão do país asiático fazem os EUA ficarem nervosos e entrarem em pânico, mas este medo se origina em seus preconceitos, disse em entrevista à Sputnik um especialista chinês. Li Junru, …

Interação de múons, a nova força da natureza que cientistas acreditam ter descoberto

Desde colar um ímã na porta de uma geladeira até jogar uma bola em uma cesta de basquete, as forças da física funcionam em todos os momentos de nossas vidas. Todas as forças que experimentamos todos …

Receita afirma que "só rico lê" e reforça preconceito de classe brasileiro

A Receita Federal deseja manter o projeto que cobra impostos sobre livros. Através da mesclagem entre PIS e Cofins, a nova CBS (Contribuição sobre bens e serviços), uma espécie de imposto sobre valor agregado, o …

Tribunal europeu dá aval a vacinação obrigatória

Corte de direitos humanos diz que medida pode ser necessária em sociedades democráticas e abre precedente no combate à covid-19. Tribunal julgava ação de famílias tchecas que se recusaram a vacinar os filhos. O Tribunal Europeu …