Austrália tenta desvendar mistério das agulhas encontradas em morangos

A Austrália investiga uma série de casos misteriosos nos quais agulhas de costura foram encontradas dentro de morangos vendidos ao público.

Segundo a BBC, já foram reportados episódios em pelo menos seis estados e territórios australianos. O primeiro aconteceu, na semana passada, em Queensland e, desde então, foram registrados episódios semelhantes em Nova Gales do Sul, Victoria, Austrália Meridional, Território da Capital Australiana e Tasmânia.

Um homem foi levado para o hospital depois de ter comido alguns destes morangos (com agulhas de costura no interior).

Diversas marcas foram retiradas das prateleiras dos estabelecimentos comerciais e, como medida de precaução, os maiores supermercados da Nova Zelândia – Countdown e Foodstuffs – também pararam de vender morangos de origem australiana.

O ministro da Saúde da Austrália, Greg Hunt, solicitou às autoridades de segurança alimentar dos dois países que examinem os casos. “É um crime brutal e um ataque à população”, afirmou.

Por enquanto, não há nenhum suspeito identificado e as autoridades de saúde recomendam ao povo australiano que corte os morangos antes de consumi-los. O governo de Queensland, por sua vez, ofereceu 100 mil dólares australianos como recompensa em troca de informações sobre os responsáveis.

Just posting this as a warning to anyone that has bought strawberries (Berry Obsessions) from Woolworths recently….

Posted by Joshua Gane on Saturday, September 8, 2018

“Que pessoa normal teria a intenção de colocar a vida e a saúde de um bebê ou de uma criança em risco com uma atitude tão terrível?”, questionou a primeira-ministra de Queensland, Annastacia Palaszczuk.

Os produtores de morango e a polícia consideram que os casos podem não ter a mesma autoria e que alguns deles podem ter acontecido “inspirados” no primeiro incidente.

Na quinta-feira (13), a associação de Produtores de Morangos de Queensland chegou a dizer que as agulhas teriam sido colocadas nas embalagens por um “funcionário descontente”. A polícia disse, no entanto, que é muito cedo para apontar possíveis suspeitos.

Pelo menos seis marcas de morango foram afetadas: Berry Obsession, Berry Licious, Love Berry, Donnybrook Berries, Delightful Strawberries e Oasis.

Os produtores estão preocupados, já que os episódios acontecem no pico de produção e podem ter efeitos negativos nas vendas de uma indústria que vale 130 milhões de dólares australianos por ano.

Ciberia // BBC / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …