Detalhe microscópico revela segredos de retratos egípcios de 1.800 anos

Análise das partículas da tinta revelou novas informações sobre os retratos enterrados ao lado das múmias egípcias há mais de 1.800 anos.

A pintura Retrato do Homem Barbudo foi feita entre 170 e 180 d.C. e foi encontrada em Faium, no sudoeste do Cairo. O quadro é um entre 1.100 retratos semelhantes do período romano da história do Egito.

Os retratos foram pintados nas tábuas de madeira e embrulhados em lençóis usados para manter seus donos mumificados.

Arqueólogos acreditam que os retratos não apenas representam a imagem de seus donos, mas também revelam informação sobre seus status em vida, de acordo com o comunicado de imprensa no site Science Daily.

Segundo o grupo de pesquisadores que analisou partículas microscópicas do pigmento púrpura nos retratos, a posição na sociedade desempenhou grande papel na forma como esses quadros foram reunidos.

“Estamos muito interessados em entender o significado e a origem dos retratos, e encontrar maneiras para conectá-los e chegar a uma compreensão cultural de por que foram pintados em primeiro lugar”, comentou Darryl Butt, cientista de materiais da Universidade de Utah, EUA, coautor do estudo.

Uma pequena parte do retrato de Faium mostra marcas púrpuras na toga do homem, símbolo de status chamado clavi.

Em algumas culturas, a púrpura simboliza a morte, enquanto em outras é considerada símbolo da vida. A púrpura também era associada ao rei nos tempos antigos. Então, a presença desta cor podia ter aumentado o status do retratado na pintura.

A pequena partícula de tinta tem 50 mícrons, a mesma largura de um cabelo humano, e foi analisada pela equipe de dr. Butt. Os resultados mostram que o pigmento era de origem sintética, não era da origem natural de glândulas de caracóis marinhos Murex, como a maioria das tintas na época.

O pigmento púrpura foi criado por acaso, possivelmente, misturando corante vermelho com azul, sugeriram pesquisadores.

Depois a pintura foi misturada com barro e material de sílica com cera de abelha. Pigmentos feitos desta maneira são chamados pigmentos de lago.

“Pensava-se que os pigmentos de lago não tinham cristalinidade, até este estudo”, afirmou Glenn Gates, do Museu de Arte Walters, em Baltimore, EUA, onde ficam os retratos. Agora os cientistas sabem que domínios cristalinos existem nos pigmentos de lago.

Os pesquisadores também encontraram quantidade significativa de chumbo no pigmento, que pode ser explicada por outra descoberta arqueológica recente: as oficinas egípcias misturavam as tintas em tanques de chumbo.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Xi deixa alerta para Biden: protecionismo norte-americano pode gerar 'nova Guerra Fria'

O líder chinês deixou um aviso para o presidente norte-americano, Joe Biden: os EUA arriscam entrar em uma nova Guerra Fria se continuarem com as políticas protecionistas do ex-presidente Donald Trump. Em um discurso virtual na …

Polícia prende ladrões que abriam túmulos e roubavam crânios para rituais nos EUA

A polícia do condado de Lake, no estado da Flórida, nos EUA, prendeu dois homens acusado de violarem sepulturas e roubarem crânios e ossos no cemitério Edgewood, na região. A investigação utilizou DNA encontrado em charuto, …

Instituto Pasteur abandona projeto de vacina contra Covid-19

O Instituto Pasteur da França anunciou nesta segunda-feira o abandono do seu principal projeto de vacina contra a Covid-19, após os resultados decepcionantes dos primeiros testes clínicos. "As respostas imunológicas induzidas foram inferiores às observadas …

Biden reimpõe restrições para passageiros procedentes do Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, restabeleceu nesta segunda-feira (25/01) a proibição da entrada no país de pessoas procedentes da União Europeia, Reino Unido e Brasil para conter a pandemia de covid-19. A nova …

Quem é 'el Chapo asiático' que foi preso acusado de controlar mercado de drogas de R$ 380 bilhões

A polícia holandesa prendeu o suposto chefe de uma das maiores quadrilhas de tráfico de drogas do mundo: Tse Chi Lop, apelidado de "El Chapo" da Ásia. O cidadão canadense nascido na China é apontado como …

Homem recebe primeiro transplante duplo de braço e ombro

A ciência cada vez mais evoluída. Um homem da Islândia foi o primeiro do mundo a receber um transplante duplo de braço e ombro. A cirurgia foi um sucesso e o paciente, o islandês Felix Gretarsson, …

Bolsonaro pode enfrentar um tribunal internacional por crimes contra a humanidade

Jair Bolsonaro pode enfrentar acusações no Tribunal Penal Internacional (TPI) depois de ser acusado de crimes contra a humanidade. Líderes indígenas no Brasil e grupos de direitos humanos estão pedindo ao tribunal que investigue o presidente …

Presidente mexicano López Obrador é diagnosticado com Covid-19

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, 67 anos, entrou para a lista dos líderes mundiais que foram infectados pela Covid-19. Ele informou nesse domingo (24) que testou positivo para o novo coronavírus, …

Desenterram em Jerusalém granada de mão britânica da 1ª Guerra Mundial

Em pleno centro da cidade de Jerusalém, foi desenterrada uma granada de mão britânica da Primeira Guerra Mundial. O artefato perigoso foi descoberto em uma antiga cisterna por Oscar Becherno, responsável pela escavação arqueológica em nome …

Portugueses reelegem presidente Rebelo de Sousa

Urnas em Portugal confirmam previsão de vitória do chefe de Estado de centro-direita, que ganha novo mandato de cinco anos. Combate à pandemia é prioridade. Como esperado, os portugueses reelegeram neste domingo (24/01) o presidente Marcelo Rebelo …