Detalhe microscópico revela segredos de retratos egípcios de 1.800 anos

Análise das partículas da tinta revelou novas informações sobre os retratos enterrados ao lado das múmias egípcias há mais de 1.800 anos.

A pintura Retrato do Homem Barbudo foi feita entre 170 e 180 d.C. e foi encontrada em Faium, no sudoeste do Cairo. O quadro é um entre 1.100 retratos semelhantes do período romano da história do Egito.

Os retratos foram pintados nas tábuas de madeira e embrulhados em lençóis usados para manter seus donos mumificados.

Arqueólogos acreditam que os retratos não apenas representam a imagem de seus donos, mas também revelam informação sobre seus status em vida, de acordo com o comunicado de imprensa no site Science Daily.

Segundo o grupo de pesquisadores que analisou partículas microscópicas do pigmento púrpura nos retratos, a posição na sociedade desempenhou grande papel na forma como esses quadros foram reunidos.

“Estamos muito interessados em entender o significado e a origem dos retratos, e encontrar maneiras para conectá-los e chegar a uma compreensão cultural de por que foram pintados em primeiro lugar”, comentou Darryl Butt, cientista de materiais da Universidade de Utah, EUA, coautor do estudo.

Uma pequena parte do retrato de Faium mostra marcas púrpuras na toga do homem, símbolo de status chamado clavi.

Em algumas culturas, a púrpura simboliza a morte, enquanto em outras é considerada símbolo da vida. A púrpura também era associada ao rei nos tempos antigos. Então, a presença desta cor podia ter aumentado o status do retratado na pintura.

A pequena partícula de tinta tem 50 mícrons, a mesma largura de um cabelo humano, e foi analisada pela equipe de dr. Butt. Os resultados mostram que o pigmento era de origem sintética, não era da origem natural de glândulas de caracóis marinhos Murex, como a maioria das tintas na época.

O pigmento púrpura foi criado por acaso, possivelmente, misturando corante vermelho com azul, sugeriram pesquisadores.

Depois a pintura foi misturada com barro e material de sílica com cera de abelha. Pigmentos feitos desta maneira são chamados pigmentos de lago.

“Pensava-se que os pigmentos de lago não tinham cristalinidade, até este estudo”, afirmou Glenn Gates, do Museu de Arte Walters, em Baltimore, EUA, onde ficam os retratos. Agora os cientistas sabem que domínios cristalinos existem nos pigmentos de lago.

Os pesquisadores também encontraram quantidade significativa de chumbo no pigmento, que pode ser explicada por outra descoberta arqueológica recente: as oficinas egípcias misturavam as tintas em tanques de chumbo.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …