Robô pinta quadro “feio”, vendido a 380 mil euros em leilão

“The Portrait of Edmond Belamy”, um quadro pintado através de um algoritmo por uma sistema de inteligência artificial, foi vendido por 380 mil euros, ultrapassando seu valor estimado de 8 mil euros.

A criação da pintura foi supervisionada pela associação de arte Obvious, mas a pintura foi produzida inteiramente por um programa de inteligência artificial. A pintura estava estimada entre os valores 6 mil e os 8 mil euros, de acordo com o catálogo online do site da Christie’s.

A obra de arte apresenta uma pessoa fictícia chamada Edmond de Belamy, descrita como um “cavalheiro corpulento, possivelmente francês e – a julgar pelo seu casaco preto e colarinho branco liso – um homem da igreja”. A maioria dos críticos consideraram que o retrato desfocado da personagem não era “propriamente bonito”.

O cofundador da Obvious, Hugo Caselles-Dupré, disse que a inteligência artificial foi alimentada com um conjunto de dados de 15 mil retratos pintados entre os séculos XIV e XX. A inteligência artificial possui um “gerador”, que cria uma nova imagem, e um “discriminador”, que tenta dizer quais imagens foram feitas pelo homem ou pelo algoritmo.

De acordo com a BBC, “o sistema de inteligência artificial compara seus próprios retratos com os feitos por humanos e continua a trabalhar neles até que seja incapaz de distinguir os dois”.

Em outras palavras, o objetivo por trás da criação de Edmond de Belamy foi criar a imagem de um rosto que, na verdade, não existe. É, explica o Observer, uma aproximação ou um conjunto de centenas de milhares de rostos humanos reais.

O retrato de Edmond de Belamy é a primeira peça de arte feita por inteligência artificial a ser vendida em uma grande casa de leilões.

Mas essa não foi a primeira vez que o mundo da tecnologia misturou a inteligência artificial e a arte. No início deste ano, recorda o USA Today, o app Arts and Culture, do Google, tornou-se viral após ser divulgada uma atualização que permitia que os utilizadores tirassem um fotografia, que seria combinada com uma obra de arte famosa.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Pais de 545 crianças separadas na fronteira dos EUA não foram localizados

Famílias foram separadas como parte da política anti-imigração de Trump a partir de 2017. Muitos dos pais podem ter sido deportados sem os filhos. Os pais de 545 crianças migrantes que foram separadas deles nos Estados …

ONG Repórteres Sem Fronteiras denuncia deterioração da liberdade de imprensa no Brasil

Um novo relatório publicado nesta terça-feira (20) pela ONG Repórteres sem Fronteiras (RSF) denuncia o aumento de ameaças a jornalistas e veículos de comunicação no Brasil em 2020. Para a organização civil, sediada em …

Empreendedor mineiro cria vassoura mágica que também é meio de transporte

A sensação de voar em uma vassoura mágica se tornou possível em Belo Horizonte, Minas Gerais, pelas mãos do empreendedor Alexandre Russo, de 28 anos. Fundador da empresa Nuvem Vassouras, o mineiro criou a “Real Flying …

Bebês ingerem 1,5 milhão de partículas de microplástico por dia, diz estudo

Um bebê de 12 meses ingere, em média, mais de 1,5 milhão de partículas de microplástico por dia que são liberadas da mamadeira, revelou um estudo divulgado nesta segunda-feira (19/10). O impacto destas micropartículas para …

Aumento na densidade do espaço fora do sistema solar é descoberto pela sonda espacial Voyager

Em novembro de 2018, após uma viagem épica de 41 anos, a Voyager 2 finalmente cruzou a fronteira que marcava o limite da influência do Sol e entrou no espaço interestelar. Mas a missão da …

Polícia Federal faz operação de busca e apreensão na 77ª fase da Lava Jato

São sete mandatos no Rio de Janeiro e em Niterói contra suspeita de propina na Petrobras envolvendo pouco mais de três bilhões de litros de combustíveis. Por determinação da 13ª Vara Federal em Curitiba (PR), a …

Suspeitos de COVID-19 podem ter dados compartilhados com a polícia na Inglaterra

  As informações pessoais de suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) podem ser utilizadas pela polícia da Inglaterra para garantir que eles não quebrem o isolamento. De acordo com as informações oficiais, as autoridades poderão ter …

Jejum intermitente funciona? Este estudo indica que não

Um estudo recém publicado na revista médica “Jama Internal Medicine” mostra que a prática conhecida como jejum intermitente não traz benefícios para o corpo e, ainda, não promove perda de peso de fato. A pesquisa, …

Estudos corroboram correlação entre tipo sanguíneo e risco de covid-19

A suscetibilidade ao contágio com o vírus Sars-Cov-2 pode variar segundo o grupo sanguíneo: os indivíduos do grupo O tendem a um menor risco, enquanto os demais estão também potencialmente mais expostos a quadros clínicos …

Bolsonaro reforça que brasileiro não será obrigado a tomar vacina contra a COVID-19

Declaração do presidente acontece três dias depois de o governador João Doria informar que vacinação será obrigatória no estado de São Paulo. O presidente Jair Bolsonaro reforçou hoje (19) na saída do Palácio da Alvorada o …