Arqueólogos revelam história de múmia misteriosa de 1.900 anos com retrato

Stuck in Customs / Flickr

Cientistas norte-americanos examinaram a infame múmia Hibbard com uma máquina de raio-x de elevada energia para ver se conseguiam desvendar o mistério da amostra de 1.900 anos de idade.

Encontrada por arqueólogos em 1911 em Hawara, no Egito, a múmia de uma menina de 5 anos de idade foi transferida na última segunda-feira para o laboratório Argonne National Laboratory, em Washington (EUA), por especialistas da Universidade Northwestern, que tentam “juntar as peças da história dela”.

Embora ainda haja muita informação para analisar, os cientistas conseguiram determinar nos cálculos preliminares que a criança teria sido afetada por uma doença como varíola ou malária, já que não tem feridas visíveis.

Além disso, graças à tomografia computadorizada, os especialistas encontraram vários objetos embrulhados juntamente com a menina e até dentro do próprio corpo.

Na cabeça da múmia, os arqueólogos encontraram um objeto em forma de bola que, segundo eles, substituiu o cérebro durante o processo de mumificação. Além disso, também encontraram fios nos dentes da menina e cerca de 20 pinos enfiados em invólucros ao redor da cabeça e pés.

Apesar de não serem capazes de identificar o objeto, especialistas detectaram no estômago algo parecido com uma pedra.

“Toda a informação que encontramos nos ajudarà a enriquecer o contexto histórico da múmia desta menina e do período romano no Egito”, afirmou um dos pesquisadores envolvidos no estudo.

Ainda por cima, o estudo dos ossos da múmia poderia permitir aos arqueólogos prever melhor os riscos de fratura óssea.

“Eu queria comparar populações que tinham um estilo de vida ativo com as populações modernas com estilo sedentário”, afirmou um dos cientistas, acrescentando que agora os especialistas podem prever riscos de fraturas corretamente em 80% dos casos, mas podem aumentar em até 95% este indicador.

A múmia Hibbard é especialmente notável pelo rosto. Em vez de uma máscara facial tridimensional de ouro, como a do faraó Tutancamon, as múmias com retratos (Retratos de Faium) possuem uma pintura realista do seu rosto feita sobre um painel de madeira.

Ciberia // Sputnik News / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

COVID-19 deve ter pico no Brasil em abril e maio, dizem Mandetta e especialistas

A previsão de disseminação do novo coronavírus (SARS-CoV-2) no país não é nada animadora para os próximos meses. Isso porque ainda estamos em uma fase intermediária da infecção, que deve ter seus momentos de pico em …

Esse novo tratamento alivia a depressão em 90% dos pacientes

De acordo com uma nova pesquisa americana, um tratamento com estimulação magnética transcraniana pode ser muito eficaz para pessoas com depressão severa: em um experimento, foi capaz de aliviar os sintomas em 90% dos pacientes. Normalmente, …

Israel: ministro que definiu Covid-19 como ‘castigo divino a gays’ está com coronavírus

Aos 71 anos, Yaakov Litzman, ministro da Saúde de Israel e também líder do partido ultra-ortodoxo “Judaísmo Unido da Torá”, testou positivo para Covid-19. O diagnóstico foi divulgado nesta terça-feira (7) pela imprensa local e chamou …

Saúde de Boris Johnson preocupa britânicos, mas governo garante que premiê passa bem

O Reino Unido acompanha com preocupação a degradação do estado de saúde do primeiro-ministro Boris Johnson, que anunciou publicamente ter sido contaminado pelo novo coronavírus há dez dias. Depois de ser hospitalizado no domingo (5), …

Cortes na ciência comprometem resposta à covid-19 no Brasil

A fila de 16 mil testes para covid-19 no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, expõe a vulnerabilidade de um país que escolheu não investir em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) nos últimos anos. A …

Organismo marinho de 47 metros de comprimento descoberto na Austrália

Pesquisadores conseguiram captar imagens de vídeo fascinantes de um organismo "de outro mundo" nas águas ao largo da costa ocidental da Austrália. Segundo comunica a Newsweek, uma equipe a bordo do RV Falkor, o principal navio …

Detectadas pela 1º vez estrelas binárias capazes de produzir ondas gravitacionais

Astrônomos do Centro de Astrofísica de Harvard & Smithsonian detectaram pela primeira vez anãs brancas compostas por duas estrelas binárias. As anãs brancas compostas por duas estrelas binárias possuem um núcleo orbital capaz de gerar uma …

Epidemia do coronavírus ainda não chegou ao pico e se agrava na França, diz ministro

O pico da epidemia do novo coronavírus ainda não foi atingido na França, disse nesta terça-feira (7) o ministro da Saúde, Olivier Véran. Devido ao número significativo de pacientes que ainda são hospitalizados diariamente …

Superlua Rosa: satélite atinge proximidade máxima com a Terra

Na próxima terça-feira (7), os entusiastas da astronomia vão poder testemunhar um conhecido e belo fenômeno dos céus que acontece anualmente. A Superlua Rosa é o momento em que o satélite atinge proximidade máxima com a …

Empresas brasileiras lançam manifesto contra demissões

Dezenas de empresas assinam texto pedindo que companhias se comprometam a não demitir nos próximos dois meses, mesmo diante dos impactos econômicos provocados pelas medidas de isolamento para conter o coronavírus. Um grupo de 41 empresas …