Detrito espacial humano acabou de danificar a Estação Espacial Internacional

NASA

A ISS, Estação Espacial Internacional, em órbita

O inevitável ocorreu. Um pedaço de lixo espacial muito pequeno para ser rastreado atingiu e danificou parte da Estação Espacial Internacional (EEI)- ou seja, o braço robótico Canadarm2.

O instrumento ainda está operacional, mas o objeto perfurou a cobertura térmica e danificou o a parte interna. É um lembrete preocupante de que o problema do lixo espacial na órbita baixa da Terra é uma bomba relógio.

Obviamente, agências espaciais ao redor do mundo estão cientes do problema dos detritos espaciais. Mais de 23 mil pedaços estão sendo rastreadas na órbita baixa da Terra para ajudar satélites e a EEI a evitar colisões, mas todas as partículas tem o tamanho de uma bola de tênis ou são maiores.

Qualquer coisa menor do que isso é muito diminuta para ser rastreada, mas viaja a velocidades orbitais e pode causar danos significativos, incluindo perfurar placas de metal.

Canadarm2 — formalmente conhecido como O Sistema de Manipuladores Remotos da Estação Espacial (SSRMS, na sigla em inglês), projetado pela Agência Espacial Canadense — está instalado na EEI há 20 anos. É um braço robótico de titânio multi-articulado que permite a manobra de objetos fora da EEI, incluindo veículos de carga, e manutenções na estação.

Não está claro exatamente quando o impacto ocorreu. O dano foi notado pela primeira vez em 12 de maio, durante uma inspeção de rotina. A NASA e a CSA trabalharam juntas para realizar fotos detalhadas e avaliar os danos.

“Apesar do impacto, os resultados da análise em andamento indicam que o desempenho do braço permanece inalterado”, escreveu o CSA em um post. “O dano é limitado a uma pequena parte do braço a cobertura térmica. O Canadarm2 continua a conduzir suas operações…”

Embora a ISS pareça ter tido sorte nesse episódio, o problema dos detritos espaciais parece estar aumentando. No ano passado, a ISS teve que realizar manobras de emergência três vezes para evitar colisões com detritos espaciais em sua altitude de cerca de 400 quilômetros.

Desde o lançamento do Sputnik 1 em 1957, detritos espaciais vêm se acumulando. De acordo com um relatório da Agência Espacial Europeia, estima-se que 130 milhões de fragmentos de material criado por humanos, menores do que um milímetro, estão orbitando a Terra neste momento. Essa estimativa não inclui poeira espacial natural.

“Para continuar se beneficiando da ciência, tecnologia e dados que a operação espacial nos traz, é vital que alcancemos uma melhor conformidade com as diretrizes de mitigação de detritos espaciais existentes no projeto e nas operações das naves espaciais”, disse o chefe do Escritório de Detritos Espaciais da ESA, Tim Florer, no ano passado.

“Não pode ser enfatizado o suficiente – isso é essencial para o uso sustentável do espaço.”

As operações de robótica na ISS usando o Canadarm2 continuarão como planejado no futuro próximo, disse a CSA. Mas ambas as agências espaciais continuarão coletando dados para realizar uma análise do evento, tanto para entender como ocorreu, quanto para avaliar o risco futuro.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …