Trump pondera privatizar a Estação Espacial Internacional

NASA

A Estação Espacial Internacional

A Casa Branca quer entregar a gestão da parte norte-americana da Estação Espacial Internacional (EEI, ou ISS na sigla em inglês) a uma empresa privada.

A Administração Trump estuda a privatização da Estação Espacial Internacional, que é dirigida pela agência espacial americana (NASA) em articulação com as agências espaciais russa (Roscosmos) e europeia (ESA).

De acordo com o Washington Post, que avança com a notícia com base em documentos internos da agência espacial norte-americana, o objetivo é cortar o financiamento do estado americano a partir de 2024, através de um plano de transição para que a EEI seja gerida pelo setor privado.

“A decisão de acabar com o apoio federal direto à ISS em 2025 não implica que a plataforma não seja mantida em órbita – é possível que a indústria queira continuar operando certos elementos ou capacidades da ISS como parte de uma futura plataforma comercial”, lê-se em uma passagem citada pelo jornal.

A Estação Espacial Internacional (EEI), colocada em órbita terrestre baixa (a 350 quilômetros de altitude), é a maior e mais moderna estrutura já montada pelo homem no espaço. Ela serve de plataforma para missões e como laboratório para experiências espaciais, como explica o Expresso.

Para assegurar a transição, a Casa Branca irá pedir uma “análise do mercado e planos de desenvolvimento” ao setor privado. Já desde a presidência de George W. Bush que a NASA tem entregado determinadas operações a privados, como é o caso dos voos de abastecimento, que agora são da responsabilidade de empresas como a SpaceX.

Segundo o mesmo jornal, no projeto de Orçamento para 2018/2019, o governo Trump irá pedir 150 milhões de dólares, bem como mais dinheiro nos anos seguintes.

O dinheiro tem como destino “o desenvolvimento e a maturação de entidades comerciais e das suas capacidades”, de forma a “assegurar que os sucessores comerciais da ISS estarão operacionais quando for necessário”.

No entanto, a aposta em parcerias com privados está longe de ser consensual, já que o governo norte-americano já gastou cerca de 100 bilhões de dólares na EEI. Além disso, o quadro legal envolve vários países: EUA, Rússia, o parceiro europeu – através da Agência Espacial Europeia (ESA) – Japão e Canadá.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA:

Familiares das vítimas do voo MH17 levam Rússia a tribunal

Nesta sexta-feira (25), cerca de 270 familiares de vítimas da queda do avião da Malaysia Airlines (MH17), anunciou que vai levar a Rússia perante o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, em Estrasburgo (França). Jerry Skinner, o advogado especialista …

Brasil precisa dobrar investimento por 25 anos para ter infraestrutura de transporte com "mínimo de qualidade"

O brasileiro paga caro por energia elétrica, por uma banda larga de baixa qualidade, tem acesso precário a saneamento e um sistema de transportes insuficiente para conectar um território de dimensões continentais. A deficiência de infraestrutura …

Trump muda de ideia e retoma o “romance” com Kim Jong-un

Donald Trump diz que, afinal, a cúpula com o líder da Coreia do Norte ainda pode acontecer. Depois de ter cancelado abruptamente o encontro com Kim Jong-un, que estava previsto para 12 de junho, o …

Abastecido por balsas, Amapá passa à margem da crise dos combustíveis

Com praticamente todo o abastecimento de combustíveis feito por balsas, o estado do Amapá é das poucas unidades da federação que, até o momento, não sentiu o impacto direto da paralisação nacional dos caminhoneiros. “Temos recebido …

Japão tem bolsas de estudo para brasileiros

Quer estudar no Japão? O país oriental está com seis tipos de bolsas de estudo abertas para brasileiros em universidades japonesas. A oferta é do governo nipônico através do Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência …

Votação histórica na Irlanda acaba com a proibição do aborto

A Irlanda está pronta para acabar com a proibição do aborto. Estudos de boca de urna dão vantagem de 68% para 32% aos que votaram pela despenalização.  Esta é uma votação histórica na católica Irlanda. O país …

Ministro da Fazenda: greve dos caminhoneiros pode ter impacto relevante no PIB

O ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, afirmou nesta sexta-feira (25) que, a persistir o desabastecimento causado pela greve dos caminhoneiros, pode haver impacto "relevante" no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma …

Descoberto o método mais eficaz para abandonar o cigarro

O novo estudo tentou desafiar a teoria de que os cigarros eletrônicos são a melhor solução para quem pretende parar de fumar. Segundo o Washington Post, apesar de os cigarros eletrônicos serem fervorosamente defendidos, a verdade …

Cientistas explicam por que os cérebros humanos cresceram tanto

Os cientistas defendem que o cérebro humano se expandiu em resposta aos estresses ambientais, que forçaram nossa espécie a encontrar soluções inovadoras para sobreviver. O cérebro humano é muito grande. Esta abundância de massa cinzenta confere, …

Temer decreta Garantia da Lei e da Ordem em todo país

O presidente Michel Temer assinou o decreto determinando o uso das forças federais para liberar as rodovias e reabastecer o país com os produtos retidos nas estradas. O decreto, publicado na noite desta sexta-feira (25), …