Explosão solar obriga astronautas da Estação Espacial Internacional a se esconderem em refúgio

globalhawk90 / Flickr

A Terra vista da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês)

Os astronautas que trabalham a bordo da Estação Espacial Internacional foram obrigados a se esconder de uma forte explosão solar neste domingo (10), afirmou o diretor do Instituto russo de Física Nuclear Skobeltsin, Mikhail Panasyuk.

“Ontem foi emitido um alerta para que os astronautas passem um tempo em um refúgio na estação”, disse Panasyuk durante uma coletiva de imprensa, realizada nesta segunda-feira.

O cientista explicou que o chamado “evento de prótons solares” (SPE, na sigla em inglês), uma emissão de partículas de energia muito elevada capazes de perfurar o revestimento das naves espaciais, ocorreu no momento em que a EEI estava exposta ao Sol.

O alerta foi declarado às 17h GMT (14h em Brasília) porque a emissão foi mais forte do que a anterior explosão solar. A emissão criou um fundo de radiação negativo, mas foi muito breve, pois não pôde provocar danos graves aos equipamentos espaciais, segundo disse Panasyuk.

No entanto, o diretor do instituto afirmou que poderia cancelar o envio de uma nave tripulada Soyuz à EEI no dia 13 de setembro caso a atividade solar se mantenha durante dois ou três dias, acrescentando que é preciso acompanhar a dinâmica.

A explosão solar de 6 de setembro teve uma intensidade X9.3, a mais forte dos últimos 12 anos. A mancha solar onde foi detectado a explosão permaneceu ativa até o dia 8, emitindo mais quatro explosões: uma forte e três de intensidade média.

Ciberia // Sputnik News

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Renault detalha plano econômico e anuncia 4.600 cortes na França

A empresa automobilística revelou nesta sexta-feira seu plano de cortes no país que integra um plano de economias de cerca de € 2 bilhões (cerca de R$ 12 bilhões) em três anos. A Renault …

Asteroide que dizimou os dinossauros teria atingido a Terra em "ângulo letal"

A teoria mais aceita é a de que os dinossauros foram extintos após um asteroide atingir a Terra de maneira catastrófica há 66 milhões de anos, causando danos sem precedentes em todo o planeta. Agora, segundo …

Repórter da CNN é preso ao vivo em protesto por morte de homem negro. Trump pede tiros em manifestantes

Minneapolis vive uma escalada de violência provocada por um policial branco que matou, de forma brutal, um homem negro. George Floyd foi asfixiado pelo joelho do oficial enquanto era filmado em plena luz do dia. Nem …

Diário de oficial nazista revela suposta localização de toneladas de ouro em castelo

Pesquisadores que buscam bilhões de dólares em tesouros nazistas roubados da Europa acreditam ter encontrado a localização de toneladas de ouro debaixo de antigo castelo alemão. Os pesquisadores acreditam ter encontrado 28 toneladas de ouro roubadas …

Coreia do Sul registra aumento de casos de coronavírus e teme nova onda da epidemia

A Coreia do Sul anunciou nesta quinta-feira (28) o maior aumento de novas contaminações por coronavírus em quase dois meses, devido a um surto de casos em um armazém de uma empresa de comércio …

Desigualdade eleva letalidade da covid na favela, diz estudo

Quase todos os dias, com ou sem pandemia, a diarista Joceliane Gomes Santos de Freitas, 29 anos, sai de casa às 7h em Barra do Ceará, comunidade de Fortaleza onde mora com o marido e …

Descoberta galáxia raríssima em forma de "anel de fogo" a 10 bilhões de anos-luz

Astrônomos capturaram uma imagem de uma galáxia localizada a cerca de 10,8 bilhões de anos-luz de distância. Mas o que realmente impressionou os pesquisadores é que se trata de um tipo muito raro: uma galáxia …

Médicos da linha de frente contra coronavírus ganham casamento surpresa em hospital

O coronavírus bagunçou a vida de todo mundo, imagine só a rotina dos profissionais da área de saúde? Pois…o jornal O Globo contou a bela história de amor de uma cerimônia de casamento surpresa dentro …

Restos de naufrágio de mais de 200 anos são encontrados no México

Arqueólogos do Instituto Nacional de Antropologia (INAH) do México localizaram vestígios de um naufrágio de mais de 200 anos nas águas do estado mexicano de Quintana Roo. Uma equipe do instituto considerou que os restos correspondem …

Parlamento da China aprova lei que pode significar fim da autonomia de Hong Kong

O Parlamento chinês adotou nesta quinta-feira, praticamente por unanimidade, a polêmica lei sobre segurança nacional em Hong Kong. Segundo críticos, a medida acabará com a autonomia da ex-colônia britânica, cenário de grandes manifestações pró-democracia …