Deutsche Bank anuncia cortes de 18 mil empregos

Banco alemão vem se debatendo desde a crise financeira de 2008. Demissões nos próximos três anos afetarão sobretudo setor de investimentos e visam reduzir gastos anuais em 6 bilhões de euros.

O Deutsche Bank anunciou neste domingo que cortará 18 mil postos de trabalho – cerca de um quinto de seus quadros – até o ano 2022, como parte de uma nova rodada de reestruturação.

As demissões deverão contribuir para reduzir em 6 bilhões de euros seus custos anuais, explicou a empresa em comunicado. Além de limitar seu pessoal a 74 mil funcionários, ela pretende eliminar os negócios globais de ações e limitar as atividades de investimentos.

Já no segundo semestre do ano corrente, as taxas de reestruturação lhe causarão perdas de 2,8 bilhões de euros, e até o fim de 2022 os custos de reestruturação totalizarão 7,4 bilhões de euros, informou o banco alemão.

Ele sofreu forte impacto com a crise financeira de uma década atrás, e desde então vem lutando para manter os lucros, apesar das novas medidas de segurança impostas às instituições bancárias.

Na assembleia geral anual do Deutsche Bank, em maio, o diretor executivo Christian Sewing procurara tranquilizar os acionistas de que a diretoria estava “preparada para duros cortes”, e que ele ia “acelerar a transformação” focando “áreas lucrativas e em crescimento”.

No entanto, prosseguiu Sewing, mais cortes seriam necessários em sua abalada unidade de investimentos bancários, que consome a maior parte do capital da empresa e tem sido alvo de diversos processos e multas por lavagem de dinheiro, entre outros delitos.

A unidade de investimentos também fracassou em enfrentar seus rivais americanos, muito maiores. Grande parte dos futuros cortes do Deutsche Bank nos Estados Unidos será em seu setor de ações, que apresenta prejuízos.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Vacina contra o câncer de mama pode estar disponível em 8 anos, diz a Clínica Mayo

Pesquisadores da Clínica Mayo desenvolveram uma vacina contra o câncer ovário e de mama que poderia estar disponível dentro de apenas oito anos. A ideia da vacina é estimular o próprio sistema imunológico dos pacientes a …

Líder de Hong Kong abandona discurso no Parlamento após protestos

Parlamentares pró-democracia forçam Carrie Lam a interromper pronunciamento anual. Sem conseguir completar fala, chefe do Executivo faz discurso sobre futuro político da região administrativa especial da China em vídeo. A chefe do Executivo de Hong Kong, …

Barcelona se prepara para novos protestos, depois de noite tensa em aeroporto

A Catalunha se prepara para um novo dia de indignação, depois que milhares de ativistas pela independência cercaram o aeroporto de Barcelona, na segunda e terça-feira, para denunciar a condenação de seus líderes a sentenças …

Erdogan acusa militares sírios de bombardear posições turcas

Dois soldados turcos foram mortos na área de Manbij pelo Exército do governo sírio, disse o presidente turco Recep Tayyip Erdogan. No dia anterior foi noticiada a morte de mais dois soldados turcos durante um ataque …

Operação da PF amplia briga interna no PSL

A disputa pública pelo comando do PSL, o partido do presidente Jair Bolsonaro, ganhou um novo capítulo nesta terça-feira (15/10) quando agentes da Polícia Federal (PF) realizaram uma operação de busca e apreensão na casa …

Cidade na Itália proíbe Google Maps porque pessoas 'se perdem' o tempo todo

Serviços de emergência de Baunei já tiveram que resgatar 144 perdidos em dois anos devido ao Google Maps. O prefeito da cidade italiana de Baunei, Salvatore Corrias, proibiu o uso do aplicativo de localização geográfica Google …

Emma Watson lança consultoria jurídica gratuita para mulheres assediadas no local de trabalho

A atriz Emma Watson acaba de lançar uma consultoria jurídica gratuita para mulheres que sofreram assédio no local de trabalho. O serviço está disponível na Inglaterra e no País de Gales. De acordo com o texto …

Polícia do Rio perdeu imagens que poderiam identificar assassinos de Marielle

A Polícia Civil do Rio de Janeiro perdeu imagens do carro dos suspeitos de matar a vereadora Marielle Franco gravadas no dia do homicídio, em 14 de março de 2018. A informação foi publicada neste domingo …

Protestos se espalham pela Catalunha após condenação de separatistas

Manifestantes bloqueiam principal aeroporto de Barcelona, além de ruas e uma via férrea, após nove líderes catalães serem condenados pela tentativa de independência da região. Confrontos com a polícia deixam feridos. A condenação de nove líderes …

Erdogan revela objetivos da operação turca na Síria

Nesta terça-feira (15), o presidente turco Recep Tayyip Erdogan disse que a operação militar no norte da Síria está progredindo com sucesso, tendo 1.000 km de território ao longo da fronteira sido libertados de terroristas. "Temos …