Diana, a princesa que lutou por uma monarquia menos rígida e mais popular

Nick Parfjonov / Wikimedia

Diana de Gales, a Princesa do Povo

O Reino Unido lembra amanhã, 31 de agosto, o 20º aniversário da morte de Diana de Gales, mãe dos príncipes William e Harry, que lutou a favor de uma monarquia britânica menos rígida e mais próxima de seus súditos.

Por ocasião da data, documentários sobre a vida da princesa, exposições com seus vestidos e objetos pessoais e imagens inéditas foram divulgados e mostraram alguns de seus segredos mais íntimos.

Diana, que estava divorciada do herdeiro ao trono britânico, o príncipe Charles, morreu em um acidente de trânsito em Paris.

Seus filhos quiseram homenageá-la mostrando ao público, em um documentário transmitido recentemente, uma coleção de fotos carinhosas e até então inéditas, que mostram uma Diana alegre aproveitando um piquenique ou passando um dia em um parque de diversões.

Com esse documentário, os príncipes quiseram aproximar os valores da sua mãe das novas gerações, como seu trabalho para ajudar aos mais desfavorecidos ou sua campanha para combater as minas terrestres.

William e Harry disseram no documentário “Diana, a nossa mãe: vida e legado”, transmitido há algumas semanas pela emissora ITV, que falar sobre a trágica morte “teve um efeito balsâmico“, ainda que tenham ressaltado que se tratava da “última vez que o fariam de uma forma tão sincera”.

Talvez uma das declarações mais reveladoras foi a do príncipe Harry, que se expressou pela primeira vez sem rodeios e criticou os ‘paparazzi’ que a seguiram pelo túnel da Ponte de l’Alma, em Paris, e fizeram fotos do local do acidente enquanto sua mãe morria no banco de trás do veículo.

Por sua vez, William mostrou ter um estilo de monarquia próxima do povo ao estilo de sua mãe, como pôde ser visto em junho, quando o príncipe consolou as vítimas do devastador incêndio na Torre Grenfell, no oeste de Londres, no qual pelo menos 80 pessoas morreram.

A BBC também transmitiu o documentário “Diana em suas próprias palavras”, composto por áudios e vídeos gravados pelo seu professor de oratória, Peter Settelen, e nos quais a princesa contava detalhes da sua vida particular e pública.

Em alguns trechos do vídeo é possível escutar Diana falando que estava em um “casamento a três”, em referência à relação extramatrimonial que Charles tinha com Camilla Parker Bowles, a atual duquesa da Cornualha e esposa do príncipe de Gales.

Por ocasião do aniversário, o povo britânico volta a lembrar uma das mulheres mais famosas do mundo, que se caracterizava pela sua elegância, seu trabalho humanitário e por ser generosa e ter “compaixão e vocação de serviço”, como contou Tessy Ojo, diretora da entidade beneficente Diana Awards, dedicada a ajudar aos jovens mais desfavorecidos.

Diana estava em um carro com seu namorado, Dodi al Fayed, quando aconteceu o acidente fatal, depois que ‘paparazzi’ os perseguiram desde que saíram do hotel Ritz. Na tragédia também morreram Dodi e o motorista, Henri Paul.

Diana, ou simplesmente Lady Di, é lembrada no Reino Unido como a “princesa do povo”, como disse o ex-primeiro-ministro Tony Blair após saber da sua morte naquele domingo, 31 de agosto de 1997.

Ciberia // EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Asteroide Psyche poderia ser núcleo de planeta que não se formou, dizem cientistas

Cientistas examinaram um asteroide que deve ser visitado por uma missão da NASA em 2022, encontrando provas que suas propriedades atraíram sucessão de outros asteroides. Após realizar diversas simulações em 2D e 3D usando um supercomputador, …

Essa “formiga-diabo” pré-histórica ataca sua presa há 99 milhões de anos

Uma linhagem extinta há tempos, nomeada afetuosamente de “formiga do inferno” ou “formiga-diabo”, foi encontrada presa em âmbar há 99 milhões de anos atrás, com sua mandíbula em formato de foice agarrada firme na presa. No …

Mataram um crocodilo de meia tonelada e 4,5 metros depois de 50 anos de perseguição

Notícia triste para quem luta pela preservação do meio ambiente. Conhecido como Demônio, um crocodilo de meia tonelada e 4,5 metros, que segundo moradores aterrorizava vilarejos na ilhas Bangka Belitung (Indonésia), foi morto na semana …

China diz que encontrou traços de coronavírus em frango brasileiro

Carga de asas de frango que chegou a Shenzhen, no sul do país asiático, foi confiscada. Funcionários da alfândega que entraram em contato com alimentos foram testados, mas exames deram negativo. Traços do novo coronavírus foram …

Vacinação em SP começa em janeiro, segundo diretor do Butantan

Com a pandemia, inúmeras empresas estão dedicadas ao desenvolvimento de uma vacina que possa ajudar na luta contra a COVID-19. Nesta quarta-feira (12), o diretor do Instituto Butantan, Dimas Tadeu Covas, afirmou que o estado …

Descoberto "Stonehenge de madeira" de 4.500 anos em Portugal

A estrutura de madeira achada é a "única na pré-história da Península Ibérica", explicou o arqueólogo que lidera as escavações. Durante uma escavação no sítio arqueológico de Perdigões, arqueólogos descobriram uma estrutura para fins cerimoniais de …

Coronavírus reaparece na "protegida" Nova Zelândia e gera alerta

A detecção de quatro casos de transmissão local do novo coronavírus, depois de mais de 100 dias sem o vírus, levou as autoridades da Nova Zelândia a restaurar a quarentena em Auckland, cidade mais populosa …

Viagem aos anos 90: Airbnb abrirá reservas para pernoites na última Blockbuster

Quem viveu o boom das locadoras nos anos 90 sabe que ir até uma Blockbuster ou redes semelhantes de VHS e DVDs era um verdadeiro programa de final de semana: a experiência de assistir a …

Joe Biden escolhe Kamala Harris como candidata a vice

Senadora eleita pela Califórnia pode se tornar a primeira mulher vice-presidente dos Estados Unidos, caso chapa democrata derrote Donald Trump em eleição de novembro. O candidato à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta terça-feira …

Bilionários do Vale do Silício apostam em bunkers para vencer fim do mundo

Esqueça a vida no espaço: bilionários do Vale do Silício estão se preparando para o apocalipse comprando bunkers. A parte mais abastada da população mundial tem se mostrado interessada em adquirir “buracos na terra” equipados para …