Escrava sexual do Estado Islâmico foi obrigada a comer o próprio filho

European Parliament / Flickr

A deputada Vian Dakhil (dir), a única mulher Yazidi que integra o Parlamento do Iraque

A deputada Vian Dakhil (dir), a única mulher Yazidi que integra o Parlamento do Iraque

Uma deputada iraquiana, que ajuda a salvar escravas sexuais das garras do Estado Islâmico (EI), conta como terroristas do grupo levaram uma mãe a comer o próprio filho e como violaram uma criança de 10 anos até a morte em frente à família.

O relato do horror vivido por mulheres e crianças Yazidi, uma etnia curda, que são forçadas a se tornar escravas sexuais dos terroristas do EI, está chocando o mundo.

A porta-voz da tragédia humana é a deputada Vian Dakhil, a única mulher Yazidi que integra o Parlamento do Iraque, e suas revelações foram feitas em uma entrevista dada no início do mês, mas só agora traduzida para inglês pelo Instituto de Pesquisa do Oriente Médio (MEMRI, na sigla original em inglês).

As declarações são noticiadas pelo jornal The Washington Times. Segundo o periódico, Vian Dakhil conta que o EI matou e raptou milhares de mulheres e jovens rapazes Yazidi, transformando os que sobreviveram em escravas sexuais e em terroristas suicidas.

A deputada está envolvida em operações de resgate de vários prisioneiros Yazidi e relata como terroristas do EI “telefonam e se oferecem para vender” as mulheres que têm em cativeiro.

“Telefonam à família da menina e nós a compramos. Nós, os Yazidis, no século XXI, compramos nossas filhas e nossas mulheres”, afirma Vian Dakhil em um lamento de dor e revolta.

“Uma das mulheres que conseguimos recuperar do EI disse que foi mantida em uma caverna durante três dias, sem comida ou nada. Depois disso, levaram a ela um prato de arroz e carne. Ela comeu a comida porque estava com muita fome. Quando terminou, disseram: cozinhamos seu filho de um ano e foi isso o que você acabou de comer“, conta também a deputada perante um entrevistador que não consegue conter a emoção com o relato aterrador.

“Uma das mulheres disse que levaram seis das suas irmãs. A irmã mais nova, uma menina de 10 anos, foi violada até a morte em frente do pai e das irmãs. Ela tinha 10 anos”, revela contendo as lágrimas.

“Por quê? Por que estes selvagens fazem isto?”, desabafa finalmente Vian Dakhil, notando que essa é a pergunta que se repete sucessivamente sem resposta.

A etnia Yazidi tem sido um dos mais vulneráveis alvos do EI que vende crianças de 1 a 9 anos como escravas sexuais por 150 euros (cerca de R$ 550).

A ativista Nadia Murad, de etnia Yazidi e ex-escrava sexual do grupo terrorista, tem sido uma das vozes mais fortes na luta pela libertação dos milhares de prisioneiros do seu povo que continuam nas mãos do Estado Islâmico. A luta valeu a ela uma nomeação como embaixadora da ONU.

// ZAP

COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. acredito que atualmente com toda a evoluçao, nos seres humanos temos a obrigaçao de acabar com toda a barbarie que esta presente nesse mundo, que seja pelas palavras ou pela força, esses individuos (animais) que os mesmo me perdoem nao merecem viver.

  2. É mais sem analisar as raízes psicológicas que levam ao comportamento observável e insistir nesta permissividade suicida com religiões e todo tipo de superstição e negação ou supressão da propagação da ciência iremos é enxugar gelo.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …