Temendo mutação do coronavírus, Dinamarca vai sacrificar 15 milhões de visons

Na última quarta-feira, o governo da Dinamarca anunciou que irá abater milhões de visons em mais de 1.000 fazendas, citando preocupações de que uma mutação no novo coronavírus que infectou o vison poderia interferir na eficácia de uma vacina para humanos.

O anúncio foi feito pela primeira-ministra Mette Frederiksen, durante uma entrevista coletiva na quarta. Há 15 milhões ou mais de visons no país, e o abate ficaria por conta das Forças Armadas.

O que acontece é o seguinte: Kare Molbak, chefe do Instituto Estadual de Soro, braço do governo de saúde pública e doenças infecciosas, alertou na entrevista coletiva que uma mutação poderia interferir na eficácia de futuras vacinas. O governo notificou a OMS sobre a mutação do vírus, e também disse que 12 pessoas na região da Jutlândia são conhecidas por terem o vírus e que ele mostra uma reação fraca a anticorpos.

Os visons são da família das doninhas, junto com os furões, que são facilmente infectados com o coronavírus. Os furões parecem apresentar sintomas leves. Os visons, que são mantidos em condições de superlotação ideais para espalhar um vírus, podem adoecer e morrer.

A OMS confirmou ao The New York Times que foi informada pela Dinamarca sobre uma série de pessoas infectadas com coronavírus com algumas alterações genéticas. De acordo com a Organização, a Dinamarca estava investigando o significado epidemiológico e virológico dessas descobertas e eliminando a população de visons.

Sem relatórios publicados sobre a natureza da mutação ou como a variante do vírus foi testada, os cientistas pesquisadores de fora da Dinamarca que estudam o vírus ficaram um tanto no escuro.

Mas em setembro, cientistas holandeses relataram em um artigo que ainda não foi revisado por pares que o vírus estava se propagando entre visons e humanos. Na Dinamarca, o governo está descrevendo uma versão do vírus que migrou do animal para as pessoas. O coronavírus sofre mutações lentas, mas regularmente, e uma variante diferente do vírus não seria, por si só, motivo de preocupação, segundo os especialistas.

Os pesquisadores estudaram a mutação D614G, marcada na proteína spike do vírus, que pode aumentar a transmissão. Eles concluíram que não há evidência, até o momento, de que essa mutação em particular aumente a virulência, ou que afetaria o funcionamento de uma vacina.

De qualquer forma, a Dinamarca já havia começado a sacrificar todos os visons em 400 fazendas que estavam infectadas ou perto de fazendas infectadas o suficiente para causar preocupação. A morte de todos os visons acabará com a indústria de comercialização e exportação de peles desses animais, talvez por anos — já que as fazendas são criadouros dessas espécies.

Os visons também foram infectados em outros países, incluindo a Holanda e alguns estados dos EUA. Milhares de visons foram mortos em Utah por causa de um surto de coronavírus, mas as autoridades de lá disseram que não parecia que o vison transmitiu o vírus para humanos, mas o contrário.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …