Temendo mutação do coronavírus, Dinamarca vai sacrificar 15 milhões de visons

Na última quarta-feira, o governo da Dinamarca anunciou que irá abater milhões de visons em mais de 1.000 fazendas, citando preocupações de que uma mutação no novo coronavírus que infectou o vison poderia interferir na eficácia de uma vacina para humanos.

O anúncio foi feito pela primeira-ministra Mette Frederiksen, durante uma entrevista coletiva na quarta. Há 15 milhões ou mais de visons no país, e o abate ficaria por conta das Forças Armadas.

O que acontece é o seguinte: Kare Molbak, chefe do Instituto Estadual de Soro, braço do governo de saúde pública e doenças infecciosas, alertou na entrevista coletiva que uma mutação poderia interferir na eficácia de futuras vacinas. O governo notificou a OMS sobre a mutação do vírus, e também disse que 12 pessoas na região da Jutlândia são conhecidas por terem o vírus e que ele mostra uma reação fraca a anticorpos.

Os visons são da família das doninhas, junto com os furões, que são facilmente infectados com o coronavírus. Os furões parecem apresentar sintomas leves. Os visons, que são mantidos em condições de superlotação ideais para espalhar um vírus, podem adoecer e morrer.

A OMS confirmou ao The New York Times que foi informada pela Dinamarca sobre uma série de pessoas infectadas com coronavírus com algumas alterações genéticas. De acordo com a Organização, a Dinamarca estava investigando o significado epidemiológico e virológico dessas descobertas e eliminando a população de visons.

Sem relatórios publicados sobre a natureza da mutação ou como a variante do vírus foi testada, os cientistas pesquisadores de fora da Dinamarca que estudam o vírus ficaram um tanto no escuro.

Mas em setembro, cientistas holandeses relataram em um artigo que ainda não foi revisado por pares que o vírus estava se propagando entre visons e humanos. Na Dinamarca, o governo está descrevendo uma versão do vírus que migrou do animal para as pessoas. O coronavírus sofre mutações lentas, mas regularmente, e uma variante diferente do vírus não seria, por si só, motivo de preocupação, segundo os especialistas.

Os pesquisadores estudaram a mutação D614G, marcada na proteína spike do vírus, que pode aumentar a transmissão. Eles concluíram que não há evidência, até o momento, de que essa mutação em particular aumente a virulência, ou que afetaria o funcionamento de uma vacina.

De qualquer forma, a Dinamarca já havia começado a sacrificar todos os visons em 400 fazendas que estavam infectadas ou perto de fazendas infectadas o suficiente para causar preocupação. A morte de todos os visons acabará com a indústria de comercialização e exportação de peles desses animais, talvez por anos — já que as fazendas são criadouros dessas espécies.

Os visons também foram infectados em outros países, incluindo a Holanda e alguns estados dos EUA. Milhares de visons foram mortos em Utah por causa de um surto de coronavírus, mas as autoridades de lá disseram que não parecia que o vison transmitiu o vírus para humanos, mas o contrário.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Calheiros anuncia nome das 14 pessoas que passaram de testemunhas a investigados na CPI da Covid

Segundo senador, é preciso mudar o "patamar" da investigação pois já há provas e indícios concretos contra as pessoas inseridas na lista, que agora será encaminhada ao presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM). Nesta sexta-feira (18), …

Turistas “madrugam” para visitar Disneyland Paris, que reabre após oito meses por causa da pandemia

Depois de oito meses de portas fechadas, o parque Disneyland Paris reabriu para o público nesta quinta-feira (17). A atração, um dos principais destinos turísticos da Europa, volta a funcionar, mas mantém medidas sanitárias …

Cientistas desvendam mistério de 'apagamento' de estrela gigante Betelgeuse

Astrônomos dizem que solucionaram o mistério sobre por que uma das mais conhecidas estrelas que iluminava o céu à noite começou a perder o brilho há cerca de um ano. Betelgeuse, uma supergigante vermelha da …

Portugal isola Lisboa para conter disseminação de variante

Em meio a alta de casos e difusão da variante delta do coronavírus, detectada inicialmente na Índia, governo português restringe circulação para dentro e para fora da região metropolitana da capital no fim de semana. Em …

Astrônomos descobrem as maiores estruturas giratórias conhecidas no universo

Tentáculos de galáxias com centenas de milhões de anos-luz de comprimento podem ser os maiores objetos giratórios do universo, um novo estudo descobriu. Corpos celestes muitas vezes giram, planetas, estrelas e galáxias. No entanto, aglomerados gigantes …

Facebook implementa software de IA capaz de detectar fotos e vídeos falsos

Os deepfakes são arquivos de mídia, incluindo fotos, vídeos e áudio, editados através de inteligência artificial (IA), que fornecem alto realismo e muitas vezes causam confusão após serem compartilhados nas redes sociais. Na quarta-feira (16), os …

China envia três astronautas para sua estação espacial

Grupo deverá ficar três meses no espaço e colocar em funcionamento o módulo central da estação espacial Tiangong. China não participa da ISS por decisão dos EUA. A primeira missão tripulada enviada pela China para a …

Putin “não quer Guerra Fria com EUA”, diz Biden após encontro com presidente russo

Os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da Rússia, Vladimir Putin, participaram nesta quarta-feira (16) de uma esperada reunião bilateral. O encontro realizado em Genebra acontece em um contexto de forte tensão entre …

Variante lambda do coronavírus: o que se sabe sobre mutação que se espalha pela América do Sul e preocupa OMS

Os vírus usam técnicas diferentes para continuar infectando as pessoas. E o caso da covid-19 não é exceção. As versões atuais da doença estão se espalhando muito mais facilmente do que a original, que surgiu na …

Embaixadores da Rússia e dos EUA "regressam ao trabalho", diz Putin após cúpula com Biden

A Rússia e os EUA acordaram o regresso de seus embaixadores, informou Vladimir Putin. Vladimir Putin, presidente da Rússia, disse, após conversas com seu homólogo americano Joe Biden, que os embaixadores russo e norte-americano voltam …