Holanda alerta para possível contágio de coronavírus através de visons criados em cativeiro

Também conhecidos como fuinhas ou martas, os visons são criados em cativeiro para abastecer a indústria de roupas de pele e podem ter transmitido o coronavírus a um funcionário dessas fazendas, no que seria o primeiro caso de transmissão de animais a humanos na Holanda.

Autoridades do país identificaram os animais infectados há três semanas em duas fazendas localizadas em Brabante, no sul da Holanda, mas a notícia não chamou muita atenção. Até que nessa semana, o ministério da Agricultura holandês emitiu um comunicado julgando plausível que os animais transmitam a Covid-19 a empregados de granjas.

Nas duas fazendas em que foram identificados casos suspeitos, há mais de 20.000 visons em cativeiro. Após a descoberta, as autoridades sanitárias querem ampliar os testes de Covid-19 em todas as granjas de visons da Holanda, onde os mustelídeos são criados em razão da pelagem macia.

“Todos sabemos que no início da epidemia, em um mercado em Wuhan, o vírus teria sido transmitido de animais para humanos. Ele viria de morcegos, pangolins ou outros”, explicou Arjan Stegman, epidemiologista da Universidade de Utrecht, ao correspondente da RFI em Haia, Antoine Mouteau. “Mas depois, o vírus se adaptou aos humanos e a transmissão ocorreu constantemente de humanos para humanos”, acrescentou o pesquisador.

Comparação genética

Os cientistas compararam o código genético do vírus encontrado nos visons com o de um paciente e criaram a “árvore genealógica” para rastrear a mutação, explicou a ministra da Agricultura holandesa, Carola Schouten, em uma carta ao Parlamento. Os resultados levaram à conclusão de que “é possível que um dos funcionários tenha sido contaminado pelos visons”, segundo Schouten.

A ministra minimizou o medo de que haja outros contágios do animal para o homem e explicou que as amostras de ar e partículas de poeira analisadas fora dos locais onde os visons são mantidos não continham traços do vírus.

O governo, no entanto, adotou novas medidas de proteção, proibindo visitas a fazendas onde houve casos de contaminação. O governo também determinou a realização de testes obrigatórios de diagnóstico em todas as criações de visons do país, onde a comercialização de peles é um tema polêmico. Em 2016, a instância judicial mais importante da Holanda ordenou o fechamento dessas fazendas até 2024.

Até agora, a Holanda registra pelo menos 44.249 casos de Covid-19 e 5.715 mortes.

Pangolin: animal-chave na China

O novo coronavírus surgiu em dezembro de 2019 em um mercado da cidade de Wuhan, na região central da China, onde muitos animais vivos são comercializados, alguns deles selvagens.

O pangolim, um pequeno mamífero conhecido por suas escamas e ameaçado de extinção, pode ter sido o animal-chave na transmissão aos humanos do novo coronavírus na China.

Tendo estudado mil amostras de animais selvagens, os cientistas determinaram que os genomas das sequências de vírus analisadas no pangolim eram 99% idênticos aos dos pacientes infectados pela Covid-19 em Wuhan.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Um traumatizado veterano SEAL da Marinha dos EUA disse que uma viagem "mágica" de cogumelo pôs fim à sua depressão

Antes de sua primeira viagem guiada de cogumelos “mágicos”, Chad Kuske era prisioneiro de sua própria raiva no trânsito. Se um carro parasse na frente dele, ele ficava consumido pela raiva, ultrapassando todos os veículos em …

Esta espécie rara de uva é maior que um ovo de galinha

Não, as fotos de uvas gigantes (do tamanho de ovos de galinha) não são falsas. Se você passa um tempo considerável na internet, deve ter visto imagens dessas frutas atípicas por aqui. Para a surpresa …

Reino Unido anuncia novas restrições após fim do lockdown para tentar conter segunda onda de covid-19

O Reino Unido sai na próxima semana de um novo lockdown, mas, diante do aumento de casos de covid-19 no país, não entra em um período de flexibilização das medidas de distanciamento social. Nesta quinta-feira (26/11), …

Neandertais podem ter usado as mãos de maneira diferente à dos humanos modernos

Os neandertais podem ter feito um uso diferente das mãos em comparação à forma como os humanos modernos as usam, para eles seria difícil repetir muitos gestos normais para nós hoje em dia. Os dedos do …

Catarro? Som da tosse? Conheça métodos alternativos para detectar a covid-19

Desde o início da pandemia, a realização de testes para detectar a covid-19 fez-se extremamente necessária. No entanto, com o passar dos meses, instituições e empresas privadas ao redor do mundo deram início ao desenvolvimento …

Ativistas preparam protesto global contra a Amazon

Um grupo internacional de ativistas climáticos, aliados a trabalhadores de armazéns da Amazon, lançou uma campanha online global, cujo objetivo é pressionar a gigante do e-commerce a oferecer melhores condições de trabalho para seus funcionários …

Pesquisadores descobrem em cometa elemento essencial para vida na Terra

A descoberta indica que os elementos imprescindíveis para o surgimento da vida podem ter chegado à Terra por meio de cometas. Pesquisadores identificaram fósforo e flúor em partículas de poeira sólida coletadas no interior do cometa …

Consumo de plásticos explode na pandemia e Brasil recicla menos de 2% do material

Com o avanço do delivery de alimentos e do comércio eletrônico, além do maior uso de material hospitalar descartável como máscaras e luvas, o consumo de plásticos explodiu durante a pandemia do coronavírus. O aumento do …

Cientistas explicam por que não se consegue parar a pandemia

Cientistas turcos descobriram que a quantidade de vírus SARS-CoV-2 no organismo de pacientes assintomáticos é mais alta do que nos que apresentam sintomas, o que diferencia radicalmente o novo coronavírus de outros patógenos e explica …

Al-Ahly venceu Liga dos Campeões da CAF

A equipa egípcia do Al-Ahly arrecadou o troféu da Liga dos Campeões da Confederação Africana de futebol pela nona vez ao derrotar o outro clube egípcio, o Zamalek, por 1-2. A final 100% egípcia decorreu no …