Estudantes de arquitetura em Minas se recusam a projetar casa com dependência de empregados

Marcos Vieira / EM / D.A Press

O curso de arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), uma das mais respeitadas instituições de ensino superior no país, pediu aos estudantes da disciplina Casa Grande que projetassem um imóvel de alto padrão com espaço separado para empregados, incluindo quartos e banheiros.

Os estudantes repudiaram a proposta do professor da disciplina em nota postada pelo diretório acadêmico da Escola de Arquitetura (EAD) da UFMG.

“Historicamente, a casa grande e a senzala, em hierarquia, sempre se delinearam como pilares da ordem escravocrata no Brasil, estruturada em uma produção latifundiária completamente controlada pelo senhor do engenho, que tentava exercer poder sobre a vida de seus escravos, empregados e moradores”, diz a nota.

Conforme a publicação, os alunos deveriam formar duplas para fazer um estudo preliminar e o anteprojeto de uma residência de 800 metros quadrados em um terreno de 4 mil metros quadrados, no condomínio Vale dos Cristais, em Nova Lima, na Grande Belo Horizonte.

O projeto deveria incluir: cinco suítes, área de serviço com cozinha, lavanderia, despensa, depósito, cômodos técnicos e quartos e banheiros para oito empregados.

Os estudantes afirmam que o trabalho “reforça os padrões sociais que vão ao encontro das estruturas do Brasil Colônia e fogem da realidade da maioria dos indivíduos que compõem a população brasileira, utilizando a proposta da disciplina para justificar a produção de uma arquitetura racista”.

No final da nota, eles exigem o cancelamento da disciplina, por perpetuar o racismo.

Publicada na quinta-feira passada (27), a nota de repúdio recebeu mais de 3 mil reações e foi compartilhada mais de mil vezes. Não existe consenso entre os comentários. Alguns usuários parabenizam a atitude dos estudantes, enquanto outros contestam. E, você, o que acha da atitude dos estudantes?

COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Parece que a produção de idiotas é inesgotável.
    Será que eu não tenho o direito de ter uma mansão para minha família e instalações excelentes para os empregados PAGOS separadas da mansão? Isso é análogo à senzala?
    Que alunos estúpidos!
    Pelo menos o mercado imobiliário já tem um indicador de quem não deve ser contratado.
    Melhor ainda: os professores deveriam dar nota ZERO para os alunos que se recusaram a fazer o trabalho e o Governo deveria cobrar desses alunos as despesas que geraram, que já custeadas com dinheiro dos nossos impostos.
    Que visão miserável para o futuro da arquitetura no Brasil esses alunecos nos propiciam!

  2. Felizmente no Brasil existem “pessoas” inteligentes, que pensam por si e pelos outros. Ideologia esta que tem que executar exatamente as idéias de que tudo que se ensina é certo, e que vc tem que ser como as pessoas “acham” que o mundo é e acredita ser. São alunos inteligentes e livres para pensar o que quiserem e executar o que bem der na cabeça deles.
    Se quer executar uma planta de uma Super mansão, ótimo, faça. Quer empregados, ótimo, somos um país de trabalhadores livres, quer cômodos separados da Mansão para os empregados, que tenha, pois esse país nada mais é que uma Grande senzala mesmo, e todos nós somos escravos, não só os negros, todos os brancos, mestiços, imigrantes, misturas etc e tal. Somos tratados e separados desde o nascimento por esta nação hipócrita, onde os ricos se acham donos do mundo, compram até nossa dignidade, pobre deles que não fossem os “empregados” para limpar a sujeira deles e fazer suas ricas empresas funcionarem. Não precisamos de cômodos do lado de fora, precisamos de altos salários, assim voltamos para nossa casa no fim do dia. Não precisamos dormir em cômodos para empregados, isso já existe a séculos, só aumentaram o tamanho e mudaram o nome… País de hipócritas

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …