Donald Trump diz por que estava em bunker subterrâneo em meio a protestos

(dr) Boris Baldinger / Fórum Econômico Mundial Copyright do Fórum Econômico Mundial / Boris Baldinger

Em meio aos protestos violentos e pacíficos que têm varrido os EUA após a morte do afro-americano George Floyd, surgiram relatos de que Trump se escondeu dos manifestantes em um bunker.

Donald Trump atacou como “falsa” a notícia de que havia sido levado para um bunker subterrâneo na noite de sexta-feira (29) por os Serviços de Segurança temerem por sua segurança devido aos manifestantes se aproximarem da Casa Branca.

O presidente confirmou que ele esteve em um bunker, embora por um “muito, muito curto período de tempo” e por um motivo diferente, de acordo com sua entrevista exclusiva ao apresentador Brian Kilmeade da Fox Radio na quarta-feira (3).

“Bem, foi um relato falso. Eu não estava lá em baixo, eu desci durante o dia e estive lá por um pequeníssimo período de tempo, e foi muito mais para uma inspeção, não houve nenhum problema durante o dia”, disse o presidente a Kilmeade quando ele pediu para comentar sobre os relatos referidos.

O comandante-em-chefe dos EUA explicou então que ele havia feito ações semelhantes por “duas ou três vezes” no passado e “todas para inspeção”.

“Um dia você pode precisar, mas você vai lá e eu desci. Eu olhei para ele, foi durante o dia. Não foi um problema, e eu li sobre isso como se tivesse sido uma grande coisa. Nunca houve um problema. Nós nunca tivemos um problema”, continuou o presidente.

Começo da história

No domingo (31), o New York Times relatou que “agentes do Serviço Secreto encaminharam abruptamente o presidente para o bunker subterrâneo usado no passado durante ataques terroristas”, preocupados com a segurança do presidente na hora em que manifestantes se reuniam fora da Casa Branca, atirando garrafas e tijolos.

A informação teria sido confirmada à emissora Fox News por um alto funcionário da administração e também compartilhada pela CNN na segunda-feira (1º). O presidente, no entanto, criticou as reportagens sobre a natureza “de segurança” de sua suposta fuga para o abrigo subterrâneo como “notícias falsas”.

Nunca ninguém chegou perto de nós para criar um problema. O Serviço Secreto faz um trabalho inacreditável de manter o controle na Casa Branca, e além do Serviço Secreto temos muitas outras grandes pessoas lá fora, incluindo a Polícia de [Washington] DC e, claro, além disso, depois que eu vi à noite, que foi um pouco dura e certamente foi dura para Leland [Vittert, jornalista da Fox News], eu acho isso mais do que qualquer outra pessoa. Nós trouxemos as – trouxemos as tropas”, continuou Donald Trump.

Ele observou que os agentes do Serviço Secreto lhe disseram que “seria um bom momento” para inspecionar o bunker da Casa Branca, porque ele poderia precisar dele algum dia.

Manifestações recentes

Protestos pacíficos por todos os Estados Unidos pela morte do morador negro de Minneapolis George Floyd, em 25 de maio, tiveram uma mudança violenta na semana passada, quando saqueadores e amotinados começaram a aterrorizar várias grandes cidades dos Estados Unidos. Vários governadores dos Estados Unidos pediram a mobilização da Guarda Nacional, incluindo o chefe de Minnesota Tim Walz.

Donald Trump expressou simpatia pela morte brutal do homem afro-americano, mas insistiu que a lei e a ordem deveriam ser observadas em todo o país, condenando os “bandidos” que têm estado envolvidos na destruição de propriedades.

O presidente disse na segunda-feira (1º) que “milhares e milhares” de agentes militares deveriam ser destacados para Washington DC para enfrentar o vandalismo e os saques. Muitos protestos também se juntaram ao lado da Casa Branca e, segundo o diário Laredo Morning Times, alguns desses manifestantes foram detidos por policiais depois de pularem barricadas perto do Departamento do Tesouro na sexta-feira (29).

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Coroas de buracos negros supermassivos podem ser fonte de "partículas fantasmas"

Nas profundezas do gelo antártico, estão enterrados mais de 5.000 sensores de luz, que fazem parte do Observatório IceCube, um detector de neutrinos. Em 2018, este observatório recebeu a atenção da comunidade científica de todo …

Partícula exótica nunca vista antes é descoberta no CERN

Cientistas trabalhando no Grande Colisor de Hádrons (LHC) observaram uma partícula exótica composta de quatro quarks charm. Essa é provavelmente a primeira descoberta de uma classe de partículas jamais observada pelos físicos. O quark é uma …

Lava Jato denuncia José Serra por lavagem de dinheiro

Ministério Público Federal acusa senador de ter recebido pagamentos indevidos da Odebrecht através de contas no exterior. Verônica Serra, filha do político, também é denunciada. A força-tarefa da Operação Lava-Jato em São Paulo denunciou nesta sexta-feira …

'Morra quem morrer', diz prefeito na Bahia ao decretar reabertura do comércio

O prefeito da cidade de Itabuna (BH), Fernando Gomes, declarou em vídeo divulgado nas redes sociais que autorizará reabertura de estabelecimentos comerciais em 9 de julho. Ao anunciar a implementação do decreto que autorizará reabertura do …

Édouard Philippe, premiê francês, pede demissão e deixa cargo após três anos

O primeiro-ministro francês, Édouard Philippe, apresentou sua demissão nesta sexta-feira (3) ao presidente Emmanuel Macron, que aceitou o pedido. O anúncio foi feito nesta manhã pela assessoria do palácio do Eliseu, a sede da …

Crânio achado em tumba submarina revela aparência de homem da Idade da Pedra

Oscar Nilsson, um artista forense sueco, reconstruiu virtualmente a aparência de um homem da Idade da Pedra, cujo crânio sem mandíbula foi encontrado em uma estaca dentro de uma tumba submarina de aproximadamente oito mil …

Alemanha quer eliminar extremismo de direita de tropa de elite

Com reforma, Ministério da Defesa alemão pretende "apertar o botão de reset" no KSK, unidade de elite das Forças Armadas abalada por escândalos sobre envolvimento de seus membros com extremismo de direita. A ministra alemã da …

Putin, presidente "eterno"? Para mais de 75% dos russos, a resposta é sim

Vladimir Putin, presidente "vitalício"? Essa é uma das apostas da votação que termina hoje na Rússia, e que vem sendo apoiada por cerca de 73,55% dos eleitores, que até agora votaram “SIM” neste referendo. Se …

Funcionários da Tesla são demitidos por ficarem em casa

Quando a fábrica da Tesla na Califórnia (EUA) reabriu em meados de maio, o CEO, Elon Musk, tranquilizou os trabalhadores dizendo que não precisariam ir à fábrica se "se sentissem desconfortáveis". No entanto, apesar do comunicado, …

Brasil supera marca de 60 mil mortes por covid-19

Segundo dados das secretarias estaduais e do Ministério da Saúde, total acumulado de óbitos no país é de 60.632, com 1.448.753 infecções. Brasil tem ainda 826.866 pessoas recuperadas. O painel do Conselho Nacional de Secretários de …