Donald Trump diz por que estava em bunker subterrâneo em meio a protestos

(dr) Boris Baldinger / Fórum Econômico Mundial Copyright do Fórum Econômico Mundial / Boris Baldinger

Em meio aos protestos violentos e pacíficos que têm varrido os EUA após a morte do afro-americano George Floyd, surgiram relatos de que Trump se escondeu dos manifestantes em um bunker.

Donald Trump atacou como “falsa” a notícia de que havia sido levado para um bunker subterrâneo na noite de sexta-feira (29) por os Serviços de Segurança temerem por sua segurança devido aos manifestantes se aproximarem da Casa Branca.

O presidente confirmou que ele esteve em um bunker, embora por um “muito, muito curto período de tempo” e por um motivo diferente, de acordo com sua entrevista exclusiva ao apresentador Brian Kilmeade da Fox Radio na quarta-feira (3).

“Bem, foi um relato falso. Eu não estava lá em baixo, eu desci durante o dia e estive lá por um pequeníssimo período de tempo, e foi muito mais para uma inspeção, não houve nenhum problema durante o dia”, disse o presidente a Kilmeade quando ele pediu para comentar sobre os relatos referidos.

O comandante-em-chefe dos EUA explicou então que ele havia feito ações semelhantes por “duas ou três vezes” no passado e “todas para inspeção”.

“Um dia você pode precisar, mas você vai lá e eu desci. Eu olhei para ele, foi durante o dia. Não foi um problema, e eu li sobre isso como se tivesse sido uma grande coisa. Nunca houve um problema. Nós nunca tivemos um problema”, continuou o presidente.

Começo da história

No domingo (31), o New York Times relatou que “agentes do Serviço Secreto encaminharam abruptamente o presidente para o bunker subterrâneo usado no passado durante ataques terroristas”, preocupados com a segurança do presidente na hora em que manifestantes se reuniam fora da Casa Branca, atirando garrafas e tijolos.

A informação teria sido confirmada à emissora Fox News por um alto funcionário da administração e também compartilhada pela CNN na segunda-feira (1º). O presidente, no entanto, criticou as reportagens sobre a natureza “de segurança” de sua suposta fuga para o abrigo subterrâneo como “notícias falsas”.

Nunca ninguém chegou perto de nós para criar um problema. O Serviço Secreto faz um trabalho inacreditável de manter o controle na Casa Branca, e além do Serviço Secreto temos muitas outras grandes pessoas lá fora, incluindo a Polícia de [Washington] DC e, claro, além disso, depois que eu vi à noite, que foi um pouco dura e certamente foi dura para Leland [Vittert, jornalista da Fox News], eu acho isso mais do que qualquer outra pessoa. Nós trouxemos as – trouxemos as tropas”, continuou Donald Trump.

Ele observou que os agentes do Serviço Secreto lhe disseram que “seria um bom momento” para inspecionar o bunker da Casa Branca, porque ele poderia precisar dele algum dia.

Manifestações recentes

Protestos pacíficos por todos os Estados Unidos pela morte do morador negro de Minneapolis George Floyd, em 25 de maio, tiveram uma mudança violenta na semana passada, quando saqueadores e amotinados começaram a aterrorizar várias grandes cidades dos Estados Unidos. Vários governadores dos Estados Unidos pediram a mobilização da Guarda Nacional, incluindo o chefe de Minnesota Tim Walz.

Donald Trump expressou simpatia pela morte brutal do homem afro-americano, mas insistiu que a lei e a ordem deveriam ser observadas em todo o país, condenando os “bandidos” que têm estado envolvidos na destruição de propriedades.

O presidente disse na segunda-feira (1º) que “milhares e milhares” de agentes militares deveriam ser destacados para Washington DC para enfrentar o vandalismo e os saques. Muitos protestos também se juntaram ao lado da Casa Branca e, segundo o diário Laredo Morning Times, alguns desses manifestantes foram detidos por policiais depois de pularem barricadas perto do Departamento do Tesouro na sexta-feira (29).

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …