Donald Trump é indicado ao Nobel da Paz

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump foi indicado por 18 congressistas republicanos para receber o prêmio Nobel da Paz.

Os dezoito congressistas republicanos formalizaram a indicação de Donald Trump para o Nobel da Paz, depois de Moon Jae-in, presidente da Coreia do Sul, ter defendido que o presidente dos EUA deveria receber a distinção.

O The Guardian recorda que apenas membros dos órgãos legislativos nacionais, professores universitários e laureados podem indicar candidatos para o Nobel. No ano passado, o Nobel da Paz foi entregue à Campanha Internacional para Abolição das Armas Nucleares.

Muitos consideram a nomeação curiosa depois de, durante meses, Donald Trump ter entrado em confrontos diretos com o líder norte-coreano, que chegou a apelidar de little rocket man (pequeno homem foguete).

A carta, divulgada por Luke Messer, republicano do estado de Indiana que justifica a indicação de Trump para o prêmio, indica que isso é “um reconhecimento pelo trabalho que fez para acabar com a guerra na Coreia, para a desnuclearização da península coreana e por trazer paz à região”.

Na carta, os republicanos elogiam a campanha de “pressão máxima” em relação à Coreia do Norte. “Nenhuma outra pessoa merece mais o reconhecimento do Comitê do Nobel do que o presidente Trump, pelo incansável trabalho de trazer paz ao nosso mundo”, justificam.

De acordo com o Jornal de Notícias, a indicação também pode ser vista como uma jogada política.

O nome principal por trás da indicação, Luke Messer, está numa batalha com mais dois republicanos pela nomeação como candidato a senador pelo Indiana.

Os opositores dessa corrida interna, Todd Rokita e Mike Braun, também são admiradores de Trump e lutam para provar qual dos três gosta mais do presidente dos EUA. O “favorito” será nomeado para concorrer contra o republicando Joe Donnelly.

Há pelo menos mais dois signatários da carta que estão envolvidos em lutas pela nomeação como candidatos republicanos ao Senado. Para Evan Jenkins, do oeste da Virgínia, e Jim Renacci, de Ohio, o apoio de Trump é fundamental.

Entre os signatários, há também dois apoiantes de Trump ligados à extrema-direita. Mark Meadows, da Carolina do Norte, e Steve King, do Iowa, ambos fervorosos e empenhados seguidores de Donald Trump, à procura do reconhecimento presidencial.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Nosso sistema solar será destruído antes do que pensávamos

Embora o solo sob nossos pés pareça sólido e reconfortante (na maioria das vezes), nada neste Universo dura para sempre. Um dia, nosso sol morrerá, ejetando uma grande proporção de sua massa antes que seu núcleo …

Mãe em Estocolmo não é mais suspeita de aprisionar filho

Promotores suecos estão retirando seu caso contra uma mulher acusada de prender o filho por vários anos. De acordo com as últimas informações, não há provas suficientes de que ele havia sido detido contra sua …

Mistério de galáxia desprovida de matéria escura é revelado

As observações astronômicas apontam para forças de "maré" e comportamento "canibal" de uma galáxia vizinha, que explicariam a escassez deste componente invisível. Se alguma galáxia é pobre em matéria escura, pode ser devido a uma interação …

Maioria das vacinas da Moderna será reservada no início para os Estados Unidos

A Moderna espera disponibilizar entre 100 e 125 milhões de doses de sua vacina contra a Covid-19 no primeiro trimestre de 2021. A empresa anunciou, nesta quinta-feira que, no início, entre 85 e 100 …

Amazonas é 3º estado com mais queimadas, emissões e desmatamento

Pela primeira vez, o Amazonas assume a terceira posição nos três principais rankings que indicam o avanço da degradação florestal na Amazônia brasileira, incluindo indicadores de queimadas, emissões de gases de efeito estufa e desmatamento …

Sudão bane casamento infantil e mutilação genital feminina, mas prática apresenta desafios

Depois de derrubar o ditador Omar al-Bashir no ano passado, o Sudão deu importante passo para reverter alguns dos tantos horrores cometidos contra a população feminina no país – e tornou ilegal tanto o casamento …

Namíbia elege deputado chamado Adolf Hitler

O nome de um recém-eleito político da Namíbia, vem chamando atenção na mídia nacionais e internacionais. "Adolf Hitler teve uma vitória esmagadora nas eleições regionais na Namíbia", relatou o portal de notícias alemão Spiegel Online nesta …

Astrônomos mapeiam 1 milhão de galáxias previamente desconhecidas

Cerca de um milhão de galáxias previamente desconhecidas para além da Via Láctea foram adicionadas a um mapa detalhado de seção de espaço. Pesquisas sobre o espaço normalmente demoram anos para serem completas, mas um novo …

Brasil recebe vacina de Oxford em janeiro, promete Pazuello

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que o primeiro lote das vacinas de Oxford chega ao Brasil em janeiro. Serão 15 milhões de doses entre janeiro e fevereiro, totalizando 260 milhões ao longo do …

Cingapura é primeiro país a aprovar venda de carne de laboratório

Empresa californiana obteve autorização da cidade-Estado para usar sua carne de frango produzida a partir de cultura celular em chicken nuggets e garante que preço será competitivo. Cingapura é o primeiro país do mundo a aprovar …