Donald Trump quer “vingança” contra o vazamento da CIA

As toneladas de informações comprometedoras sobre a CIA mexeram com os brios da Casa Branca. Um dia após a divulgação dos milhares de documentos, o presidente Donald Trump mandou abrir investigações em várias frentes para identificar quem os vazou para o WikiLeaks.

A primeira parte do relatório Vault 7 afirma que a agência de Inteligência americana mantém “fábrica de vírus” e que desenvolve programas para invadir celulares e televisores.

O presidente está extremamente preocupado com as revelações do WikiLeaks, caso sejam verdadeiras”, afirmou o porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer. “O vazamento de notícias sobre a segurança nacional deve preocupar a todos os norte-americanos”, emendou.

A própria CIA e o FBI já anunciaram a criação de uma força-tarefa para investigar a fuga.

Segundo o WikiLeaks, a fonte que repassou os documentos e os códigos-fonte dos vírus é um dos hackers que tiveram acesso não autorizado ao gigantesco pacote, e a turma é numerosa.

A ONG de Julian Assange ressalta que a CIA perdeu o controle sobre seu arsenal digital, uma vez que os próprios hackers contratados usaram as técnicas ali desenvolvidas para repassar os programas sem deixar rastros.

Segundo o fundador da Wikileaks, o pacote “Year Zero” expõe o alcance e a direção do programa secreto de espionagem cibernética da CIA, o que inclui um arsenal malicioso e dúzias de possíveis ataques de dia zero – através de erros de software – contra vários produtos.

Estes produtos incluem, de acordo com o site de Assange, o iPhone da Apple, o Android do Google, o Windows da Microsoft e televisores inteligentes da marca Samsung, que podem se transformar em “microfones encobertos”.

Na ressaca do vazamento, Apple e Samsung reafirmaram o compromisso com a privacidade dos usuários. “Embora nossas análises preliminares indiquem que muitos dos assuntos vazados já foram consertados na última versão do iOS, continuaremos trabalhando para enfrentar as vulnerabilidades identificadas”, afirmou a Apple.

A empresa sul-coreana também se manifestou sobre essas revelações e ressaltou que é uma “prioridade proteger a segurança e a privacidade dos aparelhos” e afirmou que vai “investigar de maneira urgente estas questões”.

Os documentos mencionam os televisores da Samsung, que podem se transformar em microfones mediante um software supostamente elaborado pela CIA em parceria com o MI5, o serviço de contraespionagem do Reino Unido.

O Google ainda não fez comentários a respeito da suposta espionagem nos telefones com sistema operacional Android.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …