Donald Trump quer “vingança” contra o vazamento da CIA

As toneladas de informações comprometedoras sobre a CIA mexeram com os brios da Casa Branca. Um dia após a divulgação dos milhares de documentos, o presidente Donald Trump mandou abrir investigações em várias frentes para identificar quem os vazou para o WikiLeaks.

A primeira parte do relatório Vault 7 afirma que a agência de Inteligência americana mantém “fábrica de vírus” e que desenvolve programas para invadir celulares e televisores.

O presidente está extremamente preocupado com as revelações do WikiLeaks, caso sejam verdadeiras”, afirmou o porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer. “O vazamento de notícias sobre a segurança nacional deve preocupar a todos os norte-americanos”, emendou.

A própria CIA e o FBI já anunciaram a criação de uma força-tarefa para investigar a fuga.

Segundo o WikiLeaks, a fonte que repassou os documentos e os códigos-fonte dos vírus é um dos hackers que tiveram acesso não autorizado ao gigantesco pacote, e a turma é numerosa.

A ONG de Julian Assange ressalta que a CIA perdeu o controle sobre seu arsenal digital, uma vez que os próprios hackers contratados usaram as técnicas ali desenvolvidas para repassar os programas sem deixar rastros.

Segundo o fundador da Wikileaks, o pacote “Year Zero” expõe o alcance e a direção do programa secreto de espionagem cibernética da CIA, o que inclui um arsenal malicioso e dúzias de possíveis ataques de dia zero – através de erros de software – contra vários produtos.

Estes produtos incluem, de acordo com o site de Assange, o iPhone da Apple, o Android do Google, o Windows da Microsoft e televisores inteligentes da marca Samsung, que podem se transformar em “microfones encobertos”.

Na ressaca do vazamento, Apple e Samsung reafirmaram o compromisso com a privacidade dos usuários. “Embora nossas análises preliminares indiquem que muitos dos assuntos vazados já foram consertados na última versão do iOS, continuaremos trabalhando para enfrentar as vulnerabilidades identificadas”, afirmou a Apple.

A empresa sul-coreana também se manifestou sobre essas revelações e ressaltou que é uma “prioridade proteger a segurança e a privacidade dos aparelhos” e afirmou que vai “investigar de maneira urgente estas questões”.

Os documentos mencionam os televisores da Samsung, que podem se transformar em microfones mediante um software supostamente elaborado pela CIA em parceria com o MI5, o serviço de contraespionagem do Reino Unido.

O Google ainda não fez comentários a respeito da suposta espionagem nos telefones com sistema operacional Android.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …