Segundo um relatório publicado pela NBC News, os Estados Unidos estão se preparando para realizar um ataque sem precedentes à Russia, pela internet.
As informações do relatório divulgado pela NBC vieram de fontes próximas ao assunto, que revelaram que a Casa Branca pediu à agência de inteligência para efetuar várias operações “clandestinas”.
O motivo? O presidente russo Vladimir Putkin e o Kremlin estariam interferindo nas eleições norte-americanas.
Há pouco tempo, a Convenção Democrática Nacional sofreu uma invasão hacker que acabou resultando no vazamento de 20 mil endereços de e-mails dos políticos, além de informações pessoais e dados de doadores.
O governo dos EUA acredita que a Russa arquitetou toda a operação para tentar influenciar os resultados das eleições. As fontes, aliás, não mencionam nada muito específico, mas, aparentemente, a CIA já está de posse de vários documentos que poderiam expor as táticas de Putin.
Inclusive, a respeito dos tais documentos, o vice presidente dos EUA Joe Biden deu uma pista, dizendo que a oligarquia Russa teria realizado evasão de divisas em valores exorbitantes, e que isso seria bastante embaraçoso caso viesse a público.
Dois agentes da CIA revelaram à NBC que a Casa Branca estava a ponto de travar uma guerra cibernética contra a Rússia no ano passado, mas abandonou a ideia, por terem concluído que tudo que os EUA são capazes de fazer, a Rússia também é.
Em útlima análise, cabe ao presidente Barack Obama decidir se quer ou não prosseguir com a operação.
Enquanto isso, o perfil do WikiLeaks no Twitter já mostra que não acredita nessa história.
“Se a ciberguerra ‘clandestina’ dos EUA contra a Rússia fosse algo sério:
1) não teria sido anunciada
2) seria feita pela NSA, não pela CIA“, diz o tweet.
// Canaltech