Duelos com sabres de luz viram esporte oficial na França

Lucasfilm

Star Wars VIII: The Last Jedi (2017)

As lutas com sabres de luz sempre foram uma parte crucial da saga Star Wars e é o sonho de muitas pessoas dominar essa arte na vida real — e até competir de verdade contra outros praticantes, quem sabe. O bom é que agora a Federação Francesa de Esgrima oficializou duelos do gênero como um esporte no país.

O objetivo da organização é fazer com que o esporte chame a atenção da geração mais jovem. Para até mesmo criou regras de maneira que o esporte seja atrativo tanto visual quanto tecnicamente; deixando-o tão legal de praticar quanto parece ser nos filmes.

Para fazer parte da brincadeira é preciso ter, obviamente, um sabre iluminado, que geralmente é feito de policarbonato — e não de plasma magnético, infelizmente.

Assim sendo, vale ressaltar que os duelos não são mortais: não existe perigo de se machucar ou se cortar com as “armas”; mesmo assim, os participantes precisarão se proteger com equipamentos durante as partidas.

Os duelos de sabre de luz como esporte possuem regras adicionais que aumentam seu apelo estético: a ponta das armas, por exemplo, precisa tocar as costas do combatente antes de ele tentar qualquer golpe. O intuito disso é que a luta ganhe maior movimentação em termos de “lâminas” em vez de os lutadores apenas tentarem acertar o oponente rapidamente com golpes simples.

Outras regras, porém, seguem o modelo de uma luta de esgrima normal: os pontos vão se acumulando conforme os oponentes se acertam e dependendo do tipo de contato — se o golpe for dado na cabeça, nos pés, etc. —, mais pontos se ganha.

O primeiro que conseguir chegar aos 15 pontos vence a partida, que geralmente têm 3 minutos. Caso ninguém alcance os 15 pontos dentro do limite de tempo de 4 minutos, o lutador com mais pontos automaticamente vence.

Agora que foi oficializado na França, é possível sonhar e imaginar que outros lugares do mundo comecem a fazer o mesmo. A esperança é forte nos fãs, e há até quem imagine que um dia os duelos de sabre de luz ganhem espaço em uma Olimpíada.

Ainda que a prática seja muito de nicho, vale citar a General Leia Organa dos filmes e apontar: “A esperança é como o sol. Se você apenas acredita quando vê, você nunca vai sobreviver à noite”. Então, quem sabe um dia esse sonho se realize?

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Destroços de navio de centenas de anos são encontrados na Polônia

Arqueólogos encontraram um navio naufragado de várias centenas de anos, bem como uma ponte destruída da 2ª Guerra Mundial em um rio polonês. Arqueólogos encontraram um navio naufragado de várias centenas de anos, bem como uma …

Por que cientistas estão determinados a provar que Einstein estava errado

Ano entra, ano sai, e tanto a lei dos corpos em queda de Galileu Galilei quanto a teoria da relatividade de Albert Einstein são testadas novamente apenas para os pesquisadores confirmarem pela enésima vez que …

Bolsonaro faz apologia à ignorância, afirmam historiadoras no jornal Le Monde

  O jornal Le Monde que chegou às bancas na tarde desta segunda-feira (27) traz um texto de meia página criticando a política cultural em vigor atualmente Brasil. Assinado por duas historiadoras francesas e uma brasileira, …

OMS considera elevado risco global de coronavírus

A Organização Mundial da Saúde admitiu nesta segunda-feira (27/01) um erro na avaliação de risco global do novo coronavírus, que surgiu na China, e disse que o nível correto é elevado. Anteriormente, ele havia sido …

Quem é Vanessa Nakate, ativista negra cortada de foto com Greta em Davos

O tema era o meio-ambiente, mas o debate sofre o futuro da humanidade ganhou outros vultos quando a jovem ativista climática de Uganda, Vanessa Nakate, descobriu que havia sido cortada pela agência de notícias Associated …

Sobreviventes retornam a Auschwitz nos 75 anos da libertação

Autoridades de 50 países participam da solenidade no antigo campo de concentração na Polônia, em meio a temores pelo aumento do antissemitismo. "Precisamos tomar cuidado para que não volte a acontecer", diz sobrevivente. Mais de 200 …

Por que cientistas querem tanto provar que Einstein e Galileu estavam errados

Ano entra, ano sai, e tanto a lei dos corpos em queda de Galileu Galilei quanto a teoria da relatividade de Albert Einstein são testadas novamente apenas para os pesquisadores confirmarem pela enésima vez que …

Morreu Kobe Bryant, um dos maiores astros da NBA

Neste domingo (26), o astro do basquete norte-americano, Kobe Bryant, faleceu em acidente de helicóptero, na cidade de Los Angeles, nos EUA. Autoridades e testemunhas levantam as primeiras hipóteses sobre a causa da queda. O lendário …

Coronavírus terá impacto no PIB chinês e na economia global

A nova epidemia de coronavírus é um balde de água fria na cabeça do mundo. A começar pelos chineses. Em 2003, o último vírus mortal se propagando pelo mundo inteiro – o SARS – …

Abelhas adoram cannabis e este caso de amor pode ajudar a salvar a espécie

Consideradas os seres vivos mais importantes do planeta, as abelhas são animais insubstituíveis, dos quais dependemos para viver. No entanto, nas últimas décadas, devido ao aquecimento global e o uso execessivo de pesticidas, elas estão …