É possível que o Covid-19 esteja envelhecendo o cérebro de pacientes em 10 anos

(dr) baycrest.org

Além de poder prejudicar o seu coração o Covid-19 pode afetar o seu cérebro. Os efeitos cognitivos do coronavírus podem durar meses em certos casos, de acordo com os pesquisadores.

Pessoas se recuperando do COVID-19 podem sofrer impactos significativos nas funções cerebrais, com os piores casos de infecção vinculados ao declínio mental equivalente ao envelhecimento do cérebro em 10 anos, alertaram os pesquisadores na terça-feira.

Um estudo ainda não revisado por pares com mais de 84 mil pessoas, liderado por Adam Hampshire, médico do Imperial College London, descobriu que, em alguns casos graves, a infecção por coronavírus está ligada a déficits cognitivos substanciais por meses.

“Nossas análises … alinham-se com a visão de que existem consequências cognitivas crônicas de [contrair] COVID-19”, escreveram os pesquisadores em um relatório sobre as descobertas. “Pessoas que se recuperaram, incluindo aquelas que não relataram mais sintomas, exibiram déficits cognitivos significativos.”

Os testes cognitivos medem o quão bem o cérebro executa tarefas, como lembrar palavras ou juntar peças em um quebra-cabeça. Esses testes são amplamente usados ​​para avaliar o desempenho do cérebro em doenças como Alzheimer e também podem ajudar os médicos a avaliar deficiências cerebrais temporárias.

A equipe de analisou os resultados de 84.285 pessoas que completaram um estudo chamado Great British Intelligence Test. As descobertas, que ainda não foram revisadas por outros especialistas, foram publicadas online no site do MedRxiv.

Os déficits cognitivos foram “de tamanho de efeito substancial”, particularmente entre pessoas que foram hospitalizadas com COVID-19, disseram os pesquisadores, com os piores casos mostrando impactos “equivalentes ao declínio médio de 10 anos no desempenho global entre as idades de 20 a 70.”

Cientistas não envolvidos diretamente com o estudo, no entanto, disseram que devemos ser cautelosos.

“A função cognitiva dos participantes não era conhecida antes do COVID, e os resultados também não refletem a recuperação a longo prazo portanto, quaisquer efeitos na cognição podem ser de curto prazo”, afirmou Joanna Wardlaw, professora de neuroimagem aplicada na Universidade de Edimburgo.

Derek Hill, professor de ciência da imagem médica na University College London, também observou que as descobertas do estudo não podiam ser totalmente confiáveis, uma vez que não comparavam as pontuações antes e depois e envolviam um grande número de pessoas que relataram ter contraído coronavírus mas sem comprovação de teste positivo.

“No geral (esta é) uma pesquisa intrigante, mas inconclusiva, sobre o efeito do COVID no cérebro”, disse Hill.

“À medida que os pesquisadores buscam entender melhor o impacto de longo prazo do COVID, será importante investigar mais a fundo até que ponto a cognição é afetada nas semanas e meses após a infecção e se danos permanentes à função cerebral resultam em algumas pessoas.”

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Ex-funcionários do McDonald's revelam "estratégia de espionagem" da rede de fast-food

A revista Vice analisou testemunhos de supostos trabalhadores anônimos do McDonald's que tinham conhecimento direto da vigilância, e vazou documentos que explicam as táticas de espionagem. Uma equipe de analistas de inteligência da cadeia de fast-food …

Bolsonaro usa pesquisa alemã distorcida para criticar uso de máscaras

O presidente Jair Bolsonaro usou sua live de quinta-feira (26/02) para mais uma vez desestimular o uso de máscaras contra a covid-19. No mesmo dia em que o Brasil registrou a segunda pior marca de mortes …

Cientistas congelam sêmen de corais para tentar salvar espécie da extinção no Brasil

Estima-se que até 50% dos recifes de corais já desapareceram dos oceanos. A previsão para o futuro também não é animadora: uma projeção da Unesco apontou que, caso as mudanças climáticas não sejam revertidas, eles …

Esqueletos descobertos podem revelar a história do mais rico pirata da historia, morto há 300 anos

No início do século XVIII, quem mandava nos mares sem lei do Caribe, da América Central e da América do Norte era o grande pirata inglês Samuel Bellamy, imortalizado pelo apelido de “Black Sam”. Um dos …

Biden isola príncipe saudita, provável alvo de relatório da CIA sobre morte de jornalista

O presidente americano, Joe Biden, falou pela primeira vez por telefone nesta quinta-feira (25) com o rei Salman, da Arábia Saudita, na iminência da publicação de um aguardado relatório de inteligência sobre o assassinato …

O estudo que vacinará uma cidade inteira com a Coronavac

Serrana (SP), com 45 mil habitantes, se torna um dos laboratórios mundiais para analisar o coronavírus. Instituto Butantan quer avaliar impacto da imunização em massa na transmissão da covid-19. Wuhan é a cidade onde a pandemia …

Investigação revela terras protegidas da Amazônia à venda no Facebook

Pessoas que invadem e desmatam ilegalmente trechos da Floresta Amazônica estão anunciando as áreas no Facebook em busca de compradores. Uma investigação da BBC encontrou na plataforma dezenas de anúncios em que vendedores negociam pedaços da …

Primeiro ataque militar da era Biden mata pelo menos 17 no leste da Síria

Os Estados Unidos atacaram, nesta quinta-feira (25), infraestruturas utilizadas pelas milícias pro-iranianas no nordeste da Síria, deixando 17 mortos. Esta é a primeira operação militar organizada pelo governo de Joe Biden. A ação é …

Tiranossauros jovens impediram o desenvolvimento de espécies menores, diz estudo

A pesquisa demonstrou que grandes dinossauros, como o T-rex, que cresceram de um pequeno tamanho até se tornarem criaturas enormes, modificaram seus ecossistemas ao competirem com espécies rivais menores. Um estudo publicado nesta sexta-feira (26), no …

UE quer passaporte para vacinados até meio do ano

A União Europeia quer estabelecer um sistema de passaportes para vacinados contra covid-19 ainda antes de suas férias de verão, no meio do ano. O setor turístico é fundamental para várias economias do bloco, sobretudo …