Edir Macedo, fundador da Igreja Universal, teria montado rede de adoção ilegal em Portugal

jeso.carneiro / Flickr

Edir Macedo, fundador da Igreja Universal, teria montado um rede de adoção ilegal em 1990

A rede televisiva portuguesa TVI se prepara para lançar um “caso que vai abalar” o país europeu. Em dez episódios, o canal irá “desvendar” uma rede de adoção ilegal levada a cabo pelo fundador da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo.

De acordo com a série de reportagens que a TVI começará a exibir na noite desta segunda-feira (11) em Portugal, Edir Macedo, que lidera a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), teria montado uma rede de adoção ilegal, da qual roubaria crianças de um lar que o movimento religioso mantinha em Lisboa durante os anos 1990.

As crianças seriam trazidas para o Brasil, onde eram adotadas de forma ilegal e de acordo com a investigação da TVI, que durou sete meses, os netos de Edir Macedo teriam sido adotados dessa forma.

A série “O Segredo dos Deuses” revela que várias crianças portuguesas, que eram entregues pelas famílias devido às dificuldades financeiras que passavam, alimentaram a rede internacional liderada pelos dirigentes da igreja.

O Lar Universal integrava a obra social da IURD e esteve em funcionamento durante a década de 1990, em Lisboa. As crianças eram entregues ao lar “à margem da lei”. Depois, desapareciam e “acabavam no exterior, adotadas de forma irregular, por bispos e pastores da igreja“.

Os netos de Edir Macedo seriam provenientes da rede, que também enviou crianças para adoção a outros bispos e pastores do movimento. Além de líder da Igreja Universal, Macedo também é proprietário da TV Record e dono de uma fortuna avaliada pela revista Forbes em mais de 1 bilhão de dólares.

A reportagem da TVI identifica ainda várias famílias portuguesas de quem os filhos teriam sido “roubados”. O principal destino das crianças, além do Brasil, seria os EUA, onde a igreja se instalou no fim dos anos 1980 e onde Edir Macedo reside atualmente.

A série, assinada pelas jornalistas Alexandra Borges e Judite França, revela que um “importante membro” da rede chegou a “roubar um recém-nascido da mãe na maternidade” e registrá-lo diretamente como seu filho biológico, informa um comunicado emitido pelo canal de televisão.

Posted by Segredo Dos Deuses on Saturday, December 9, 2017

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …